Declaração de Abu Dhabi

Timor-Leste adota texto endossado pelo Papa

| 17 Mai 2022

papa francisco com ramos-horta foto fb ramos-horta

Papa Francisco recebeu Ramos-Horta, em outubro de 2021, na qual o bispo de Roma ofereceu ao presidente timorense uma cópia do documento. Foto do Facebook de Ramos-Horta.

 

Timor-Leste é o primeiro país do mundo a adotar um documento endossado pelo Papa que promove a paz e a harmonia entre cristãos e muçulmanos.

Segundo a agência asiática UCA News, todos os 60 deputados deste país do sudeste asiático, concordaram na sessão plenária de 12 de maio em adotar o documento sobre Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência, que o Presidente recém-eleito José Ramos-Horta espera implementar o documento no currículo escolar e, assim, contribuir para manter a harmonia e a paz interreligiosa.

O documento, que busca promover uma “cultura de respeito mútuo” entre cristãos e muçulmanos, na descrição da agência, foi assinado em 4 de fevereiro de 2019 pelo Papa Francisco e Ahmed el-Tayeb, o grande imã de Al-Azhar, em Abu Dhabi, durante a visita papal aos Emirados Árabes Unidos. Por isso, o documento também é conhecido como a Declaração de Abu Dhabi.

Ramos-Horta tem pressionado ativamente os legisladores para a sua adoção. O presidente deste país de maioria católica também discutiu isso com o ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri, um muçulmano, na reunião que mantiveram os dois a 28 de abril. “Timor-Leste será o primeiro país do mundo a adotar o documento no currículo escolar”, afirmou o novo Presidente. “Ele ensinará às crianças em idade escolar sobre religião, etnia, classe social e tolerância política na sociedade.”

Para Ramos-Horta, é importante para Timor-Leste, como país maioritariamente católico na Ásia, manter a sua reputação “de um país livre de violência motivada pela religião”.

O presidente do Parlamento, Aniceto Guterres, anunciou também que se reuniria com o encarregado de negócios da nunciatura apostólica em Díli, monsenhor Marco Sprizzi, para apresentar o decreto sobre a adoção da Declaração de Abu Dhabi.

Já o franciscano Roberto Fernandez, professor da Escola São Francisco de Assis, em Fatuberliu, distrito de Manufahi, a cerca de 190 quilómetros a sul de Díli, disse que a adoção do documento “é o passo certo para afirmar a posição de Timor-Leste como um país amante da paz”. “Estamos prontos para implementá-lo aqui… O princípio é que Timor-Leste precisa de continuar a ser um lar seguro para todos, especialmente para todas as religiões.”

 

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas novidade

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra

Atividades abertas a todos

Ver teatro que “humaniza” e aprender a “salvar a natureza”? É no Seminário de Coimbra novidade

Empenhado em ser “um lugar onde a Cultura e a Espiritualidade dialogam com a cidade”, o Seminário de Coimbra acolhe, na próxima segunda-feira, 26, a atividade “Humanizar através do teatro – A Importância da Compaixão” (que inclui a representação de uma peça, mas vai muito além disso). Na terça-feira, dia 27, as portas do Seminário voltam a abrir-se para receber o biólogo e premiado fotógrafo de natureza Manuel Malva, que dará uma palestra sobre “Salvar a natureza”. 

Era uma vez na Alemanha

Era uma vez na Alemanha novidade

No sábado 3 de fevereiro, no centro de Berlim, um estudante judeu foi atacado por outro estudante da sua universidade, que o reconheceu num bar, o seguiu na rua, e o agrediu violentamente – mesmo quando já estava caído no chão. A vítima teve de ser operada para evitar uma hemorragia cerebral, e está no hospital com fracturas em vários ossos do rosto. Chama-se Lahav Shapira. [Texto de Helena Araújo]

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira

Inaugurados dia 25

Vitrais e escultura celebram videntes de Fátima na Igreja da Golpilheira novidade

A comunidade cristã da Golpilheira – inserida na paróquia da Batalha – vai estar em festa no próximo domingo, 25 de fevereiro, data em que serão inaugurados e benzidos os novos vitrais e esculturas dos três videntes de Fátima que passarão a ornamentar a sua igreja principal – a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. As peças artísticas foram criadas por autores nacionais, sob a coordenação do diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima, Marco Daniel Duarte.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This