Iniciativa interconfessional

Timor-Leste: nasce associação para o turismo religioso

| 15 Out 2021

associacao turismo religioso timor-leste foto Arlindo SoaresUSAID Tourism For All Project

No lançamento da associação estiveram líderes religiosos, representantes da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento, e  altos responsáveis do Governo. Foto © Arlindo Soares / USAID Tourism For All Project.

Acaba de nascer a Associação de Turismo Religioso de Timor-Leste (ATRTL), numa cerimónia realizada na última terça-feira, dia 11, na catedral da Imaculada Conceição, em Díli. O lançamento da iniciativa, que envolve todas as religiões do país, ocorreu no aniversário da data da visita do Papa João Paulo II àquele território, quando este se encontrava ainda ocupado pelo poder indonésio. O processo da sua criação, que decorria desde 2018, envolve as confissões católica (maioritária), protestante, muçulmana, hindu e confucionista.

O objetivo da associação, segundo a agência noticiosa UCA News, é promover o turismo religioso no país e contribuir para a diversificação da sua economia.

O ato fundador juntou líderes religiosos, representantes da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID), que patrocinou o surgimento da nova entidade, e  altos responsáveis do Governo, que subsidiou os primeiros passos.

Os próximos passos para a associação de turismo incluem uma pesquisa nacional de atrações turísticas baseadas na fé e hospitalidade e treino de guias turísticos para jovens.

Os preparativos para formar a associação estavam em curso desde 2018, com o apoio da USAID, por meio do projeto Turismo para Todos. Através dele, os líderes religiosos do país criaram um grupo de trabalho para explorar o potencial de turismo baseado na fé e, posteriormente, organizaram uma conferência internacional de turismo.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

ONG israelita já salvou a vida a 3.000 crianças palestinianas

Uma forma de "construir pontes"

ONG israelita já salvou a vida a 3.000 crianças palestinianas novidade

Amir tem cinco anos e, até agora, não podia correr nem brincar como a maioria das crianças da sua idade. Quando tinha apenas 24 meses, apanhou um vírus que resultou no bloqueio de uma das suas artérias coronárias, pelo que qualquer esforço físico passou a ser potencialmente fatal. Mas, muito em breve, este menino palestiniano poderá recuperar o tempo perdido. Com o apoio da organização humanitária israelita Save a Child’s Heart, Amir acaba de ser operado num hospital em Tel Aviv e está fora de perigo.

Francisco contra o divisionismo e a ordenação de mulheres

Entrevista à revista America

Francisco contra o divisionismo e a ordenação de mulheres novidade

“O divisionismo não é católico. Um católico não pode pensar ‘ou, ou’ e reduzir tudo a posições irreconciliáveis. A essência do católico é “e, e”. O católico une o bem e o não tão bom. O povo de Deus é um” – afirmou o Papa Francisco, a propósito das divisões na Igreja americana, na entrevista concedida no dia 22 de novembro a um conjunto de editores jesuítas e publicada na edição da revista America – The Jesuit Review desta segunda-feira, 28 de novembro.

Terra de pobreza e de milagres

[Crónicas da Guiné – 1]

Terra de pobreza e de milagres novidade

A Guiné-Bissau, como país, é um bom exportador de más notícias. E quando se chega ao território, o que imediato se faz notar é a pobreza e o lixo. Mas quando nos dizem “Tenho orgulho em Bissau ser uma cidade limpa… em comparação com outras capitais desta região de África”, percebemos que tudo é relativo – relativo aos padrões que adoptamos. Ou às notícias que procuramos. Porque há notícias que vêm ter connosco, pois sabem que serão bem acolhidas, e outras que se deixam ficar no seu cantinho, silenciosas, porque se reconhecem sem interesse.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This