30 anos do massacre de Santa Cruz

Timor-Leste recordou os heróis que morreram pela liberdade

| 12 Nov 2021

evento 30 anos massacre santa cruz timor foto FacebookFidelis Magalhaes

“Não devemos esquecê-los, aqueles que deram os seus corpos e sangue para que nós, que hoje estamos vivos, tenhamos vida”, afirmou o Presidente Francisco Guterres. Foto © Fidelis Magalhaes.

 

O 30º aniversário do massacre de Santa Cruz foi assinalado esta sexta-feira, 12 de novembro, com uma missa na Igreja de Santo António em Díli (Timor-Leste), não muito longe do local onde onde ocorreu a tragédia que provocou a morte a mais de 200 pessoas. Familiares das vítimas, líderes religiosos e políticos e dezenas de jovens estiveram presentes para celebrar aquele que é também o Dia Nacional da Juventude, noticiou a UCA News.

O Presidente Francisco Guterres exortou os jovens a “manter o espírito dos jovens que foram vítimas do massacre” e a não esquecerem os heróis que lutaram abnegadamente e derramaram sangue pela independência do país. “Podemos fazer todas as coisas agora, mas não devemos esquecê-los, aqueles que deram os seus corpos e sangue para que nós, que hoje estamos vivos, tenhamos vida”, sublinhou.

Também o pároco Nelson da Costa Freitas exortou os jovens a aprenderem com os heróis que morreram na tragédia, dizendo-lhes que não devem “esperar nada em troca” quando contribuem para a resolução dos problemas do país, tal como as vítimas da tragédia que morreram para que Timor-Leste pudesse gozar da liberdade.

“Trabalho duro, tolerância, disciplina são os valores deixados pelos heróis. Nos seus corações, existe um espírito de nacionalismo, patriotismo. É para isso que queremos que viva a nova geração”, acrescentou Gregorio Sinha, presidente do comité de organização do evento.

Foi também recordado o jornalista britânico-timorense Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em Díli, em novembro de 1991 – cujas imagens fizeram que a ocupação indonésia de Timor-Leste saltasse para a ribalta dos noticiários internacionais – e que morreu no passado dia 27 de outubro.

Ao longo de toda a semana que antecedeu o evento, vários grupos de jovens levaram a cabo ações de solidariedade social, incluindo a prestação de serviços médicos gratuitos aos familiares das vítimas.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Reino Unido

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Glyn Secker, secretário da Jewish Voice For Labor – uma organização que reúne judeus membros do Partido Trabalhista ­–, lançou um violento ataque aos “judeus que colocam Israel no centro da sua identidade” e classificou o sionismo como “uma obscenidade” ao discursar no dia 10 diante de Downing Street, durante um protesto contra os ataques de Israel na faixa de Gaza.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This