AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Padre Matteo Bonzano, clero, suicídio, saúde mental, Novara
Padre Matteo Bonzano, da diocese de Novara. Foto: Direitos reservados.

[Olhar de teóloga]

Tinha 35 anos

A idade não é importante, mas é significativa. Chamava-se Matteo Bonzano e era vigário paroquial de Cannobio, uma aldeia da diocese de Novara, em Itália. Padre anónimo até agora, foi infelizmente notícia de primeira página por se ter suicidado. Um acontecimento terrível. É impensável o que este homem deve ter passado para chegar ao ponto de tomar e levar a cabo esta decisão.

Neste caso, a diocese, com o bispo à cabeça, decidiu não esconder a terrível realidade que deixou a paróquia em estupor. Uma boa decisão por parte do bispo que, no fim de contas, foi quem tomou a decisão final? Eu diria que mais do que boa, muito boa por várias razões, mesmo que pareça estranho. Pode ler-se a comunicação do gabinete do bispo na página da diocese.

O suicídio não é estranho ao clero. A vida pressiona de muitas maneiras até não haver saída possível e o clero é constituído por pessoas sujeitas às mesmas realidades que qualquer outra.

O mais comum é procurar desculpas que acabam por ser patéticas e muito prejudiciais antes de enfrentar esta realidade e, mais ainda, quando no final a verdade acaba por ser conhecida envolta no “sotto voce” dos murmúrios e dos acréscimos daqueles que, sob a premissa do “digo-lhe em confidência, não comente”, acabam por criar – inventar – uma história mais terrível do que realmente é. A nota da diocese pôs fim aos rumores antes de estes terem começado.

Negar que um padre se suicidou e recorrer ao ataque cardíaco envia uma mensagem perigosa e poderosa a outros presbíteros que estão a passar por um mau momento. Porque interpretam que ninguém se preocupa com a sua situação, mesmo depois de morto, e que o importante continua a ser o bom nome da instituição. Um suicídio não é apenas o fim terrível de uma pessoa, é responsabilidade de todos, e na Igreja ainda nos falta a sensibilidade para pensar que um padre pode precisar de uma ajuda muito especializada num determinado momento.

Será que ele foi capaz de dar sinais de que algo lhe estava a acontecer ou, pelo contrário, aguentou-se porque ninguém o ensinou a pedir ajuda? Será que ninguém se apercebeu da sua dor, da sua solidão, do seu medo, ou será que lhe disseram que um padre não pode mostrar fragilidade? É por isso que é tão importante não esconder o suicídio de um padre, porque pode acontecer e, infelizmente, acontece. Deve fazer-nos pensar a todos.

Alguém que decide ser presbítero não pode estar preparado para suportar, para se entregar à Igreja até ao ponto do sofrimento e da solidão insuportáveis. Conformar-se in persona Christi não é isso. A saúde mental e emocional do clero deve ser uma questão primordial.

Embora a formação seminarística deva ser revista na sua totalidade e com carácter de urgência, nem sempre é o único problema.

É a própria estrutura de um modelo ministerial que não é adequado nem à sociedade nem à Igreja do século XXI. Enquanto não acreditarmos seriamente nisso, de nada servirá aconselhar que, quando a vida parece escurecer (e escurece de facto), devemos confiar na oração. A oração é uma coisa demasiado bela e profunda para ser transformada num remédio de xamã tribal.

O Evangelho já avisa que um cego não pode ser guia de outro cego; por isso, quando um padre precisa de ajuda, outro padre nem sempre é a melhor solução. Não é bom que um presbítero que se atreve a pedir ajuda seja encaminhado para um determinado terapeuta “porque é da confiança da diocese”. Em algumas dioceses, isso acontece. A escolha deve ser livre, porque é necessário mergulhar no mais íntimo da pessoa, e esta imersão deve ser acompanhada por quem decide livremente.

Saber que um padre se suicidou, com toda a dor que isso gera, tal como o suicídio de qualquer outra pessoa, deve fazer-nos refletir e não olhar para o clero como a versão quotidiana e próxima do super-homem. A batina ou o clérigo não têm nem conferem poderes sobre-humanos.

Nem a imposição das mãos na ordenação faz de um homem um herói, nem a perigosa “paternidade espiritual” o torna superior e a salvo dos caprichos humanos. Basta compreender que eles são, antes de mais, homens, para dar um grande passo em frente.

Hoje, o suicídio de um padre deveria ser um tremendo abanão sobre o muito que ainda temos de resolver na Igreja.

Descansa em paz, Matteo.

 

Cristina Inogés Sanz é teóloga e foi membro do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade por nomeação do Papa Francisco, depois de ter integrado a comissão metodológica de preparação. Autora do livro A Sinfonia Feminina (Incompleta) de Thomas Merton (Paulinas Editora). 

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Depressa passas de bestial a besta”

[Lugar (in)comum]

“Depressa passas de bestial a besta” novidade

“Na era dos ecrãs e da comunicação imediata, construímos expectativas irrealistas, esperando infalibilidade de quem está sob o holofote. Chega a ser irónica a facilidade com que se eleva alguém a um estatuto quase divino para em seguida lhe ser exigido um comportamento humanamente irrepreensível.” [Texto de Júlia Costa]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber

[Entre Margens]

A consciência da consciência revela-nos o saber dentro do não-saber novidade

Com efeito, o sentido do mistério absoluto que a vida é começa com a consciência da consciência. A própria filosofia, de resto, começa com a consciência da consciência. É que, com a consciência da consciência, o homem desperta, assombrado, para a realidade misteriosa e radical da sua própria existência, e da Existência enquanto tal, como um todo. [Texto de Rúben Azevedo].

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This