No próximo dia 15

Tolentino Mendonça e Céline Cousteau doutorados “honoris causa” pela Universidade de Aveiro

| 8 Dez 2023

Tolentino Mendonça, Céline Cousteau

José Tolentino Mendonça, nas fotos divulgadas pela Universidade de Aveiro anunciando o doutoramento honoris causa de ambos por aquela instituição.

 

O cardeal, poeta e teólogo Tolentino de Mendonça e a exploradora e autora de documentários sobre a biodiversidade Céline Cousteau vão receber o doutoramento honoris causa pela Universidade de Aveiro (UA) durante a cerimónia de comemoração dos 50 anos da Academia, anunciou a instituição. A sessão decorrerá no próximo dia 15 de Dezembro, a partir das 14h15, no auditório Renato Araújo, em Aveiro.

A nota da UA destaca a dimensão de biblista, poeta e ensaísta de José Tolentino Mendonça, definindo-o como “uma das vozes mais influentes do catolicismo contemporâneo”. Também a sua “obra muito vasta, diversa e premiada, que inclui livros de poesia, ensaios, peças de teatro e textos pastorais” é sublinhada.

Tolentino Mendonça, acrescenta a nota da Universidade de Aveiro, “tem uma visão agregadora do mundo e a capacidade de trazer para a discussão dos problemas do nosso tempo uma clara dimensão cultural”. O actual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, da Santa Sé, é “capaz de dissecar os problemas da vida contemporânea até ao essencial, levantando fio por fio a teia que nos prende ao acessório, e trazendo à superfície o valor da cultura”. A UA considera que, na ocasião em que celebra 50 anos, Tolentino Mendonça “personifica ideais que a Academia abraçou e sobre os quais se tem erguido: uma Universidade plural, multidisciplinar, transfronteiriça, ao serviço da humanidade, que constrói a sua unidade e coesão sustentada no pensamento próprio, crítico e diferenciador”.

Já Céline Cousteau poderia ser apresentada “como a neta do mítico explorador oceânico Jacques Cousteau”, mas ela “não se limitou a navegar debaixo da vela do avô”. Apresentada como “activista ambiental, palestrante internacional, documentarista, facilitadora e autora comprometida em compartilhar a mensagem vital da interligação entre a humanidade e o mundo natural, Céline tem percorrido o mundo a narrar histórias e experiências para ajudar as pessoas a ligarem-se consigo mesmas, com as suas comunidades e com a Natureza”.

Nascida nos Estados Unidos em 1972, Céline integra a terceira geração da família de exploradores Cousteau. Cresceu em França, voltou aos EUA para se formar em Psicologia, Arte de Estúdio e Gestão Internacional e Intercultural, fundou e dirige a Cause Centric Productions, que “produz e distribui conteúdos multimédia que dão voz a organizações e indivíduos que trabalham em questões ambientais e socioculturais”, acrescenta ainda a nota da UA sobre o seu currículo. É também a fundadora do Outdoor Film Fellowship, programa de bolsas de cinema para jovens cineastas, criativos e activistas.

 

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra

Carta nos dois anos da guerra na Ucrânia

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra novidade

No momento em que passam dois anos sobre a invasão russa e o início da guerra na Ucrânia, quatro académicos do Centro de Estudos Cristãos Ortodoxos da Universidade de Fordham, nos Estados Unidos da América, dirigiram esta semana uma contundente carta aberta aos líderes das igrejas cristãs mundiais, sobre o papel que as confissões religiosas têm tido no conflito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Sessões gratuitas

Sol sem Fronteiras vai às escolas para ensinar literacia financeira

Estão de regresso as sessões de literacia financeira para crianças e jovens, promovidas pela Sol sem Fronteiras, ONGD ligada aos Missionários Espiritanos, em parceria com o Oney Bank. Destinadas a turmas a partir do 3º ano até ao secundário, as sessões podem ser presencias (em escolas na região da grande Lisboa e Vale do Tejo) e em modo online no resto do país.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This