Encontro ibérico

Trabalhadores cristãos destacam importância de organizações políticas e sindicais

| 10 Abr 2024

Trabalhadores cristãos, LOC/MTC, HOAC, Trabalho,

Participantes no encontro entre a LOC/MTC e a HOAC:  Foto: Direitos reservados.

A importância das organizações locais, políticas e sindicais que desenvolvem a consciência social e articulam a participação e o compromisso pessoais, foi sublinhada pelos dois movimentos ibéricos de trabalhadores católicos, após um encontro das respetivas organizações, que decorreu em Plasencia (Cáceres, Espanha). O comunicado final da reunião sublinha também a centralidade da democracia e do papel fundamental das instituições na sua manutenção.

“A Igreja está a viver um momento histórico com o processo sinodal que nos impele a uma maior corresponsabilidade e a trabalhar pela igualdade das mulheres no seio da Igreja, no reconhecimento da dignidade comum dos batizados e batizadas, a abrir-se a um maior diálogo com o mundo, a crescer em proximidade, em simplicidade e no compromisso com a realidade”, acrescenta o texto final da reunião conjunta entre a Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), de Portugal, e a Fraternidade Operária de Ação Católica (HOAC, da sigla em espanhol), de Espanha.

No comunicado, refere-se que a conjuntura sociopolítica ibérica e mundial, o flagelo das desigualdades, o fenómeno do empobrecimento, a ausência de emprego digno e o crescimento de políticas contrárias à fraternidade e propensas a promover o ódio e a divisão entre diferentes povos foram alguns dos temas do encontro, que decorreu no último fim de semana, entre 4 e 6 de abril.

“Partilhámos os atuais reptos políticos e sociais e os desafios para os nossos Movimentos e, perante estes, reafirmamos o nosso compromisso pessoal e comunitário com a classe trabalhadora. Esta partilha de experiências e de tarefas ajuda-nos a reforçar os nossos laços, a estarmos mais atentos uns aos outros para melhor cumprirmos a nossa missão e assim nos comprometemos por cuidar do trabalho para cuidar da vida”, acrescenta o texto.

A LOC/MTC e a HOAC são movimentos da Ação Católica, dedicados a promover o trabalho, a igualdade de oportunidade e os valores cristãos, com organizações congéneres em mais de 60 países de quatro continentes, que integram o Movimento Mundial dos Trabalhadores Cristão. Este tem parcerias com várias organizações de âmbito social e eclesial, a nível da Santa Sé, da União Europeia e das Nações Unidas.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This