Encontro em Penamacor

Trabalhadores cristãos ibéricos querem políticas públicas inclusivas

| 18 Fev 2022

encontro loc mtc hoac em penamacor (1200 × 900 px)

“Ser a voz dos trabalhadores dentro da Igreja” e fazer a ponte entre o mundo laboral e a Igreja é um dos propósitos saído desta reunião em Penamacor. Foto: Direitos reservados.

 

A equipa executiva da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) e a comissão permanente da Hermandad Obrera de Acción Católica (HOAC) defendem a existência de “políticas públicas inclusivas que respeitem as opções de cada pessoa e permitam carreiras profissionais com futuro”.

No final do encontro que, entre esta quarta e sexta-feira, 16 a 18 de Fevereiro, reuniu os líderes das organizações portuguesa e espanhola em Penamacor, os trabalhadores cristãos dos dois países quiseram também “colocar na agenda política questões relacionadas com a imigração, ecologia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável”, tendo em conta que estas questões “também são prioritárias”.

No comunicado final da reunião, enviado ao 7MARGENS, as direcções da LOC/MTC e da HOAC afirmam “defender o estado de bem-estar social e uma política económica redistributiva” e a ideia de que “o desenvolvimento das novas tecnologias está ao serviço do bem comum para que o digital não se torne um novo factor de exclusão social”.

No encontro, os responsáveis dos dois movimentos analisaram a situação sociopolítica e eclesial de ambos os países e partilharam os desafios à evangelização que o mundo do trabalho apresenta actualmente.

“A pandemia agravou a situação dos trabalhadores mais precários” em ambos os países, recorda o comunicado, que acrescenta: “A crise da saúde agravou a realidade de empobrecimento e precarização no trabalho, apesar das diferentes medidas implementadas pelos governos para tentar aliviar a lacuna que se alargou entre pobres e ricos.”

Esta situação exige a garantia de “condições de saúde e segurança no trabalho de forma a eliminar o flagelo dos acidentes de trabalho” e a facilitação da conciliação entre a vida profissional e familiar, acrescenta o documento.

A realidade de ambos os movimentos de trabalhadores cristãos e os desafios que eles enfrentam leva os responsáveis ibéricos a assumir a defesa de “um trabalho decente” para todas as pessoas e o envolvimento “nas realidades mais sofridas do mundo do trabalho”.

“Ser a voz dos trabalhadores dentro da Igreja”  e fazer a ponte entre o mundo laboral e a Igreja é outro dos propósitos saído desta reunião no sentido de, como afirma o Papa Francisco, citado no comunicado, substituir a “globalização da exclusão e da indiferença” pela “globalização da esperança que nasce dos povos e cresce entre os pobres”.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This