Mensagem para esta sexta-feira

Trabalho digno é o “caminho para a paz e justiça social”, defende MMTC

| 6 Out 2022

 “Num contexto global de inflação desmedida que está a gerar um maior empobrecimento nas famílias trabalhadoras”, as condições de trabalho “não garantem cobrir as necessidades básicas” nem “as necessidades de cuidado pessoal e familiar”, alerta o MMTC. Foto © Prezemek Klos.

 

“Num mundo em conflito, com profundas desigualdades e ambientalmente insustentável, o trabalho digno representa o caminho para a paz e a justiça social”, defende o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos, na véspera do Dia Internacional pelo Trabalho Digno, que se assinala nesta sexta-feira, 7 de outubro. A mensagem foi divulgada hoje em Portugal pela Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, no dia em que dinamiza também, pelas 21 horas, uma videoconferência subordinada ao tema “Trabalho digno para todos”.

A conferência, que contará com as intervenções do bispo auxiliar de Braga, Nuno Almeida, e da diretora da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Lisboa, Mafalda Troncho, é aberta à participação de todos, mediante inscrição online e será também transmitida através da página de Facebook da LOC/MTC.Portugal.

Na mensagem, o MMTC sublinha que “o acesso ao trabalho por parte de todos é uma prioridade irrenunciável”, porque é esse trabalho que “permite caminhar juntos como povo para uma vida digna”, desde que o mesmo seja “livre, criativo, participativo e solidário”.

No entanto, “muitas pessoas trabalhadoras migrantes ficam excluídas dos direitos laborais e sociais”, denuncia o MMTC, e “as pessoas assalariadas dos serviços essenciais carecem, em demasiadas ocasiões, de suficiente reconhecimento social e de condições de trabalho dignas”.

Atualmente, “num contexto global de subida de preços e de inflação desmedida que está a gerar um maior empobrecimento nas famílias trabalhadoras”, as condições de trabalho “não garantem cobrir as necessidades básicas, nem são compatíveis com as necessidades de cuidado pessoal e familiar”, alerta o movimento.

Entre as soluções propostas, incluem-se o estabelecimento de “um salário universal”,  a “redução do horário laboral”, e “acordos internacionais que reconheçam na prática a prioridade da pessoa e promovam com eficiência a distribuição equitativa dos resultados da atividade económica”.

Citando a mensagem do Papa Francisco para a celebração do Dia Mundial da Paz deste ano, os trabalhadores cristãos sublinham que “é mais urgente que nunca que se promovam em todo o mundo condições laborais dignas, orientadas para o bem comum e ao cuidado da criação. É necessário assegurar e sustentar a liberdade das iniciativas empresariais e, ao mesmo tempo, fomentar uma responsabilidade social renovada, para que o lucro não seja o único princípio regulador”.

“Igualmente, queremos promover a participação e implicação coletiva, também no âmbito da Igreja, na tarefa samaritana de defender condições de trabalho digno”, concluem.

 

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua

Capitão Barros Basto

A luta por justiça ao fundador da Comunidade Judaica do Porto continua novidade

A família do capitão Arthur Barros Basto, fundador da Comunidade Judaica do Porto e falecido em 1961, vai endurecer a luta que dura há já três gerações pela reintegração póstuma do ex-oficial no Exército, de onde foi expulso em 1937. Em comunicado enviado às redações esta segunda-feira, 20 de março, a sua neta, Isabel Barros Lopes, garante que irá avançar até ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos caso o assunto não seja resolvido em Portugal.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães novidade

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite

De abril a outubro

Museus do Vaticano prometem “experiência inesquecível” à noite novidade

A iniciativa “Museus à noite” está de volta ao Vaticano. A partir de 14 de abril e até 20 de outubro, às sextas-feiras, os Museus do Vaticano vão estar abertos até às 22h30 e quem os visitar neste horário alargado terá direito a assistir a um concerto protagonizado por alunos dos diversos conservatórios de música italianos, ou por uma de três bandas sinfónicas.

“um dia, quando cresceres, vais perceber”

“um dia, quando cresceres, vais perceber” novidade

Hoje, escrevo sobre um filme belo de certa maneira, de quando ainda se telefonava numa cabine telefónica e as férias e divertimentos, apesar de tudo, eram mais vagarosos. Tão estranho aos ritmos de hoje. É um filme que vale a pena ver, mesmo se nos deixa pendurados a pensar naquela porta que vai e vem… (Crítica de Manuel Mendes)

Precisamos de terapias neuroteológicas

Precisamos de terapias neuroteológicas novidade

Desde que saiu o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica que a atenção das nossas comunidades e da sociedade civil se volta para todos os desenvolvimentos que resultam desse processo. Queremos acção como sinal do apoio incondicional a dar às vítimas e pelo sentido de haver alguma justiça. (Opinião de Miguel Panão)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This