Vídeoconferência nesta sexta, 19

Traduções do Alcorão em português vistas à lupa

| 18 Jun 21

Mesquita, Alcorão

Pormenor de painel de azulejos na Mesquita Central de Lisboa, representando os atributos de Deus. Foto © António Marujo

 

As traduções do Alcorão em português são o tema da palestra que se realiza nesta sexta-feira, 18, a partir das 18h30, através de videoconferência (endereço para participar: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83658297381).

Mostafa Zekri, membro do Conselho Geral do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves, é o orador que procurará, a partir dos estudos árabes e islâmicos, a história das traduções do Alcorão para a língua portuguesa, de acordo com uma informação do Seminário Permanente de Estudos Islâmicos, organizado pela linha de investigação da Universidade Lusófona – a entidade organizadora.

O autor abordará as várias traduções e interpretações do livro sagrado do islão, publicadas em Portugal, Brasil e no resto do mundo lusófono. Entre as traduções publicadas em Portugal, estão as de João Pedro Machado, publicada em 1980 pela Junta de Investigações Científicas do Ultramar; a anotada por Suleiman Valy Mamede, editada pelas Publicações Europa-América; e a de Mahomed Yioussuf Adamgy, publicada pelas edições Al Furqán.

A tradição islâmica toma o Alcorão como tendo sido revelado em árabe por Muhammad (Maomé) no século VII. Na conferência, dizem os organizadores, “serão apresentados os contextos históricos, culturais e biobibliográficos em que as traduções surgiram pelos vários tradutores envolvidos” e também “abordada criticamente, e do ponto de vista hermenêutico-religioso, a questão linguística e da ‘não traduzibilidade’ do Alcorão”.

Mostafa Zekri é doutorado em Antropologia Social e História pela École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. É também professor associado no Instituto Superior Teixeira Gomes, da Lusófona e investigador integrado no Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar, da Universidade Nova de Lisboa.

 

A educação na campanha eleitoral

A educação na campanha eleitoral novidade

Durante os trinta debates nas televisões o tema da educação nunca esteve sobre a mesa. Será porque não é importante? Todos responderão que não, pois a educação é reconhecidamente importante em qualquer sociedade, sobretudo as mais desiguais. Será porque não se debateu nenhuma estratégia para o país? Também não, pois, apesar de pouco, ainda houve aqui e ali tempo para debater a justiça, a economia, a fiscalidade, o emprego e as remunerações.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Lembrar as vítimas do nazismo

Holocausto

Lembrar as vítimas do nazismo novidade

27 de janeiro, a data em que o Exército Vermelho libertou Auschwitz, tornou-se o dia internacional em memória das vítimas do nazismo. Hoje quero lembrar Karl Stojka, e o seu aviso: “Não foi Hitler, nem Göring, nem Goebels, nem Himmler, nem nenhum desses quem me arrastou e espancou. Não. Foi o sapateiro, o vizinho, o leiteiro.”

As estrelas boas que Deus coloca na nossa vida

As estrelas boas que Deus coloca na nossa vida novidade

No contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2022 [entre 18 e 25 de janeiro] prestamos tributo a um homem bom, um fiel seguidor de Cristo e um cristão verdadeiramente ecuménico e aberto ao diálogo inter-religioso. Um cristão também com profundo sentido de humor e de alegria, que é sempre um sinal de uma boa espiritualidade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This