Nigéria

Três seminaristas sequestrados em ataque armado

| 13 Out 2021

nigeria seminario ataque boko haram foto acn portugal

Os assaltantes terão cercado o seminário numa altura em que os jovens estavam a rezar. Foto © ACN Portugal.

 

Três jovens seminaristas foram sequestrados na última segunda-feira, 11 de Outubro, num ataque de homens armados ao Seminário Maior de Cristo Rei, em Fayat, diocese de Kafanchan (estado de Kaduna, no centro da Nigéria, a menos de 200 quilómetros da capital federal, Abuja).

O ataque terá sido feito com “armas sofisticadas”, segundo relatos da imprensa local, depois de os assaltantes terem cercado o seminário numa altura em que os jovens estariam a rezar, segundo informações divulgadas pela fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

As autoridades terão impedido o rapto de outros seminaristas, depois de reagirem ao ataque, mas houve vários alunos feridos, que foram encaminhados para um hospital local. Na altura do ataque, estariam no local 132 seminaristas e uma dezena de formadores, além de pelo menos dois funcionários.

Mohammed Jalige, porta-voz do comando de polícia do estado de Kaduna, informou que teve já início uma operação de busca dos jovens raptados.

O rapto de pessoas, e nomeadamente de jovens estudantes, recorda a AIS, tem sido uma prática recorrente na Nigéria, não só devido à actuação de bandidos armados mas também de grupos terroristas, nomeadamente o Boko Haram. Um dos últimos episódios registou-se em Julho, com o sequestro de 121 jovens alunos de uma escola cristã, também no estado de Kaduna. Alguns desses jovens já foram libertados.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This