Nigéria

Três seminaristas sequestrados em ataque armado

| 13 Out 21

nigeria seminario ataque boko haram foto acn portugal

Os assaltantes terão cercado o seminário numa altura em que os jovens estavam a rezar. Foto © ACN Portugal.

 

Três jovens seminaristas foram sequestrados na última segunda-feira, 11 de Outubro, num ataque de homens armados ao Seminário Maior de Cristo Rei, em Fayat, diocese de Kafanchan (estado de Kaduna, no centro da Nigéria, a menos de 200 quilómetros da capital federal, Abuja).

O ataque terá sido feito com “armas sofisticadas”, segundo relatos da imprensa local, depois de os assaltantes terem cercado o seminário numa altura em que os jovens estariam a rezar, segundo informações divulgadas pela fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

As autoridades terão impedido o rapto de outros seminaristas, depois de reagirem ao ataque, mas houve vários alunos feridos, que foram encaminhados para um hospital local. Na altura do ataque, estariam no local 132 seminaristas e uma dezena de formadores, além de pelo menos dois funcionários.

Mohammed Jalige, porta-voz do comando de polícia do estado de Kaduna, informou que teve já início uma operação de busca dos jovens raptados.

O rapto de pessoas, e nomeadamente de jovens estudantes, recorda a AIS, tem sido uma prática recorrente na Nigéria, não só devido à actuação de bandidos armados mas também de grupos terroristas, nomeadamente o Boko Haram. Um dos últimos episódios registou-se em Julho, com o sequestro de 121 jovens alunos de uma escola cristã, também no estado de Kaduna. Alguns desses jovens já foram libertados.

 

125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI

Manifesto inédito em todo o mundo

125 padres e católicos alemães assumem publicamente condição LGBTQI novidade

Um total de 125 pessoas, incluindo vários padres, trabalhadores a tempo inteiro ou voluntários na Igreja Católica nos países de língua alemã, anunciam hoje a sua condição LGBTQI+. A iniciativa tem o título #OutInChurch. Por uma Igreja sem medo e acompanha, também, a emissão de um documentário televisivo. É a primeira vez na história, em todo o mundo, que um grupo de crentes se assume deste modo, colectivamente, na praça pública.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A roseira que defende a vinha: ainda a eutanásia

A roseira que defende a vinha: ainda a eutanásia novidade

Há tempos, numa visita a uma adega nacional conhecida, em turismo, ouvi uma curiosa explicação da nossa guia que me relembrou imediatamente da vida de fé e das questões dos tempos modernos. Dizia-nos a guia que é hábito encontrar roseiras ao redor das vinhas como salvaguarda: quando os vitivinicultores encontravam algum tipo de doença nas roseiras, algum fungo, sabiam que era hora de proteger a vinha, de a tratar, porque a doença estava próxima.

Um caderno para imprimir e usar

Sínodo 2021-23

Um caderno para imprimir e usar

Depois de ter promovido a realização de dois inquéritos sobre o sínodo católico 2021-23, o 7MARGENS decidiu reunir o conjunto de textos publicados a esse propósito num caderno que permita uma visão abrangente e uma utilização autónoma do conjunto. A partir de agora, esse caderno está disponível em ligação própria.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This