Crime cometido há 40 anos

Tribunal eclesiástico de Barcelona condena padre já reformado por abuso de menor

| 10 Mai 2023

Padre Josep Luís Fernández, condenado por abuso de menores pelo tribunal eclesiástico de Barcelona.  Foto Direitos reservados

O padre Josep Luís Fernández havia sido galardoado com a Creu de Sant Jordi em 2007 pelo seu papel determinante na criação de dois corpos de bombeiros voluntários na região, distinção que lhe foi retirada. Foto: Direitos reservados.

 

O Tribunal Eclesiástico de Barcelona considerou culpado o padre Josep Luís Fernández por ter abusado sexualmente de um menor há mais de 40 anos. O prelado, de 81, foi proibido de realizar sacramentos e celebrar missa, ainda que já não o fizesse por se encontrar reformado, avançou esta quarta-feira, 10 de maio, o jornal Religión Digital.

A vítima, que na altura do crime tinha 16 anos, apresentou queixa em março de 2021. Apesar de os factos relatados já terem prescrito à luz da lei civil, para o direito canónico não existe prescrição. A investigação levada a cabo pela arquidiocese de Barcelona concluiu logo na altura haver “indícios fundados” de que tinha sido cometido o delito, considerando que o padre aproveitou a sua condição sacerdotal e a confiança dos pais do menor para levar a cabo os abusos.

Na sequência das “gravíssimas acusações” de que era alvo, o governo da Catalunha havia já retirado ao padre Josep Luís Fernández a Creu de Sant Jordi, distinção que recebeu em 2007 por ter tido um papel determinante na criação de dois corpos de bombeiros voluntários na região.

 

Bispos espanhóis publicam Instrução sobre abusos sexuais

A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) divulgou esta terça-feira uma Instrução sobre o tratamento de casos de abusos sexuais de menores e pessoas vulneráveis, com caráter normativo, concluindo assim um trabalho que havia sido iniciado em 2019.

Citando o Papa João Paulo II, a CEE refere que “não há lugar no sacerdócio para quem abusa de menores”, assumindo o compromisso de “prevenir e, na medida do possível, paliar o terrível mal que deriva das faltas no seio da Igreja”.

A nova Instrução foi apresentada como sinal do “compromisso institucional e normativo” da Igreja Católica em Espanha contra os abusos, visando garantir um “procedimento unitário em todo o território”.

“Tendo em consideração que as condutas que se perseguem não constituem apenas um delito canónico, reafirmamos o princípio de colaboração com a justiça secular, comprometendo-nos a respeitar e, inclusivamente, a alentar que as vítimas exerçam o direito de atuar segundo a sua consciência no que se refere à denúncia perante as autoridades estatais”, pode ler-se no documento.

 

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado

Belém "está de luto e triste"

Na cidade onde Jesus nasceu, o Natal foi cancelado novidade

Não festejar o Natal precisamente na cidade onde – segundo a tradição cristã – nasceu Jesus? O paradoxo é enorme, mas não tão grande como a tristeza e a dor que pairam nas ruas de Belém, na Cisjordânia, e que se revelam nos semblantes dos poucos que as percorrem. “Belém, como qualquer outra cidade palestiniana, está de luto e triste… Não podemos comemorar enquanto estivermos nesta situação”, afirma Hanna Hanania, presidente da câmara cessante.

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste

ONU denuncia

Deslocados de Cabo Delgado tentam regressar a casa, mas insegurança persiste novidade

Durante 13 dias, a relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos humanos dos deslocados internos, Paula Gaviria Betancur, esteve em Moçambique. De visita à província de Cabo Delgado, observou a enorme vontade das populações deslocadas de voltar para as suas casas, mas verificou também que “persiste a insegurança” e que as comunidades não têm como autossustentar-se.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Em seminário nacional

Ação Católica Rural debateu desafios para o futuro

Perto de cem elementos da Ação Católica Rural, oriundos de 11 dioceses, estiveram reunidos durante o passado fim de semana, em Albergaria-a-Velha, para refletir sobre a missão do movimento nos dias de hoje, a ideologia de género e os desafios colocados pelo Papa, na sequência da Jornada Mundial da Juventude.

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17%

Dados do INE

Portugueses em risco de pobreza aumentaram para 17% novidade

O número de pessoas em risco de pobreza em Portugal aumentou para 17% em 2022, tendo crescido em todos os grupos etários, mas afetando “mais significativamente” as mulheres e os menores de 18 anos. Os dados constam do mais recente Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos (ICOR), relativo aos rendimentos de 2022, divulgado esta segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Novo livro

A Bíblia Tinha Mesmo Razão?

Abraão e Moisés existiram mesmo ou são apenas personagens de ficção? O Êxodo do Egito aconteceu nos moldes em que é contado na Bíblia? E a conquista da “Terra Prometida” é um facto ou mito? É inevitável que um leitor contemporâneo se pergunte pela historicidade do que lhe é relatado na Bíblia. Um excerto do novo livro de Francisco Martins.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This