Após campanha contra igrejas protestantes

Tribunal Europeu condena Bulgária por violar direito à liberdade religiosa

| 15 Dez 2022

 

O Tribunal Europeu de Direitos Humanos condenou o Governo da Bulgária por ter violado o direito à liberdade religiosa dos cristãos evangélicos no país. O caso remonta a 2008, quando funcionários do Estado lideraram uma campanha que visava alertar crianças e famílias para o perigo de se aproximarem das igrejas protestantes. A sentença foi conhecida esta semana e divulgada pela organização de defesa das liberdades fundamentais ADF International.

Foi com o apoio de um advogado daquela organização que dois pastores búlgaros, Zhivko Tonchev e Radoslav Kiryakov, levaram o caso ao tribunal europeu, apresentando a carta que na altura foi enviada às escolas do país, e onde se lia que havia o perigo de “sofrer distúrbios mentais” ao frequentar os cultos protestantes, e que os elementos daquelas igrejas pretendiam “enganar os novos membros” e “desunir a nação búlgara”.

Dada a “linguagem pejorativa e hostil” usada pelas autoridades da  Bulgária, país onde Igreja Ortodoxa Búlgara tem o estatuto de “igreja tradicional da república”, o tribunal concluiu que o governo “infringiu desproporcionalmente” a liberdade religiosa dos pastores e das suas igrejas.

“Estamos entusiasmados com o facto de o Tribunal Europeu de Direitos Humanos ter reconhecido o nosso direito fundamental à liberdade religiosa, mesmo a tempo do Natal. Os funcionários do governo não tinham o direito de difamar a nossa fé cristã, apenas porque somos diferentes da prática religiosa maioritária na Bulgária. Com este veredito, o tribunal afirmou que a liberdade religiosa pertence a todos”, afirmou o pastor Tonchev, citado pela ADF International.

Robert Clarke, diretor de advocacia da organização e co-advogado no caso afirmou, por seu lado, que “a decisão do tribunal oferece uma oportunidade fundamental para a Bulgária, como uma sociedade pós-comunista, de se comprometer novamente com os direitos humanos para todos”, acrescentando que “esta decisão envia uma mensagem clara de que os esforços do governo para erradicar a liberdade religiosa são inaceitáveis e fundamentalmente incompatíveis com a democracia”.

De acordo com o Departamento de Estado dos EUA, 76% dos búlgaros são ortodoxos orientais, principalmente na Igreja Ortodoxa Búlgara. O segundo maior grupo religioso do país são os muçulmanos, com 10% da população. Os católicos da Bulgária representam apenas 0,8% de sua população.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This