AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Tríptico e eco

| 27/05/2022

Farol Petit Minou Foto de Mickael Jonas-Licença CC BY-SA 4-0

“Sento-me num fulgor de luz / Suspenso bem alto sobre o mar sombrio”. Foto de © Mickael Jonas.

 

/

O desejo arcaico de desvalorizar o tempo reaparece transformado na vontade artística de criar obras fortes o suficiente para parar o tempo. (…) os profundos prazeres do belo (…) tornam o tempo insignificante, chamando-nos a uma realidade que transcende o tempo.

(Karsten Harries, Building and the Terror of Time)

 

//

O que julga ter atravessado os espaços
não saiu do seu lugar
e quem repete o seu nome
ignora o que não se deixa ver
nem se adivinha

prende na boca
o silêncio e mergulha com ele
até ao fundo
nisto consiste a devoção verdadeira 

tudo o mais é vaidade

(José Tolentino Mendonça, Eclesiastes)

 

///

Sento-me num fulgor de luz
Suspenso bem alto sobre o mar sombrio

(Robert Louis Stevenson, The Light Keeper [O Faroleiro])

 

+ (ecos)

Vivemos numa coordenada temporal e espacial que em contínuo se transmuta, atravessando a espessura dos momentos e tacteando a envolvente física. No tempo actual até podemos medir essas coordenadas com precisão cada vez mais rigorosa. Os relógios atómicos associam-se às sincronizações horárias para nos situar no tempo e as grelhas cartográficas indicam a nossa posição num espaço definido. Estas coordenadas implicam o estabelecimento de uma origem, a partir de onde irradiam os anos, eras e períodos; ou os graus, metros e anos‑luz dos meridianos, paralelos, azimutes, quadrantes. Mas esta crono‑cartografia precisa não nos esclarece todos os mistérios da vida: tanto que quanto mais misteriosos e difíceis de esclarecer, mais são atrapalhados por estas medições e localizações exactas.

Do mesmo modo, só na suspensão temporária desses factores conseguimos aproximar-nos melhor da realidade transcendente de Deus que, ela própria, nos é fugaz diante dos olhos e, por ser infinitamente maior, nunca pode ser totalmente abarcada. Vamos conhecendo aos poucos, cada vez de maneira mais completa, juntando peças num mosaico. Mas é sempre uma visão parcial, que nos foge e desconcerta no momento em que pensamos finalmente já ter descoberto tudo. “Quem procuras?”, pergunta-nos (João 20,15).

É nesse momento de suspensão, de silêncio, em que deixamos de procurar activamente, entrando delicadamente no espaço-sem-espaço e no tempo-atemporal, que “mergulhamos com ele até ao fundo” e nos aproximamos do clarão do farol que dissolve as trevas ao varrer a noite [não fosse este jogo de escondidas e pensaríamos nós um dia ter já um domínio total e um conhecimento perfeito daquele que nos procura] para que, pelos vislumbres da beleza da sua presença, nos sintamos chamados a ir procurando mais e sempre de modo renovado.

 

João Valério é arquitecto e organista.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This