Na Capela do Rato (LIsboa) ou em canais vídeo

Ucrânia, a guerra e a paz inspiram curso de filosofia, literatura e espiritualidade

| 12 Jan 2023

na ucrania, uma criança observa os edifícios destruídos pela guerra, Foto © UNICEF/Diego Ibarra Sánchez

Criança observa edifícios destruídos pela guerra na Ucrânia: o conflito provocado pela invasão russa foi a inspiração imediata para o tema do curso. Foto © UNICEF/Diego Ibarra Sánchez.

 

Tolstoi, Hannah Arendt, Sophia de Mello Breyner, Thomas Merton, Dorothy Day, Manuel Alegre ou o Papa Francisco. Estes são alguns dos autores que estarão em análise e debate no curso de filosofia, literatura e espiritualidade com o título Da Guerra e da Paz, que a partir do próximo dia 16 decorre na Capela do Rato, em Lisboa.

O curso pode ser acompanhado, por quem se inscreve, também através de canais vídeo. As sessões decorrem sempre às segundas-feiras a partir das 18h30. Com a coordenação científica de Maria Luísa Ribeiro Ferreira, professora catedrática aposentada de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e colaboradora do 7MARGENS, a iniciativa conta com intervenções de especialistas de diferentes áreas, além da coordenadora: José Pedro Serra, Viriato Soromenho-Marques, Isabel Capeloa Gil, Mendo Castro Henriques, ou os padres Adelino Ascenso, José Frazão Correia e António Martins. O encerramento do curso, sobre o livro do Papa Francisco Contra a Guerra – A Coragem de Construir a Paz, terá a intervenção do cardeal português José Tolentino Mendonça, que era o responsável da Capela do Rato, quando nasceu a iniciativa destes cursos, em 2016, na sua primeira edição com o tema Os filósofos também falam de Deus.

Entre outras, estarão em análise e debate obras como A Tarde do Cristianismo (Tomáš Halík), Confiança e Medo na Cidade (Zygmunt Bauman), Da Guerra (Carl von Clausewitz), A Longa Solidão (Dorothy Day), Paz e Guerra Entre as Nações (Raymond Aron), Jornada de África (Manuel Alegre) ou A Guerra Não tem Rosto de Mulher (Svetlana Alexievich)

Nesta oitava edição, que se prolonga por 13 sessões até 27 de Abril, a escolha do tema teve em conta a situação que se está a viver no mundo, nomeadamente com a guerra provocada pela invasão russa da Ucrânia. Guerra e Paz, a obra de Tolstoi que inspirou o título do curso, será abordada na segunda sessão, por José Pedro Serra, professor da Faculdade de Letras de Lisboa.

O programa completo, formulário para as inscrições e outras informações podem ser encontradas na página da Capela do Rato.

Na secção “Curso dos dias” na mesma página, normalmente entre Janeiro e Abril/Maio de cada ano desde 2016, podem escutar-se as gravações de todas as sessões dos cursos anteriores.

 

Sínodo, agora, é em Roma… que aqui já acabou

Sínodo, agora, é em Roma… que aqui já acabou novidade

Em que vai, afinal, desembocar o esforço reformador do atual Papa, sobretudo com o processo sinodal que lançou em 2021? Que se pode esperar daquela que já foi considerada a maior auscultação de pessoas alguma vez feita à escala do planeta? – A reflexão de Manuel Pinto, para ler no À Margem desta semana

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Nada se perde: um antigo colégio dos Salesianos é o novo centro de acolhimento do Serviço Jesuíta aos Refugiados

Inaugurado em Vendas Novas

Nada se perde: um antigo colégio dos Salesianos é o novo centro de acolhimento do Serviço Jesuíta aos Refugiados novidade

O apelo foi feito pelo Papa Francisco: utilizar os espaços da Igreja Católica devolutos ou sem uso para respostas humanitárias. Os Salesianos e os Jesuítas em Portugal aceitaram o desafio e, do antigo colégio de uns, nasceu o novo centro de acolhimento de emergência para refugiados de outros. Fica em Vendas Novas, tem capacidade para 120 pessoas, e promete ser amigo das famílias, do ambiente, e da comunidade em que se insere.

Bispos católicos de França apelam à fraternidade e justiça, mas não se demarcam da extrema-direita

Com as eleições no horizonte

Bispos católicos de França apelam à fraternidade e justiça, mas não se demarcam da extrema-direita novidade

O conselho permanente dos bispos da Igreja Católica de França considera, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 20 de junho, que o resultado das recentes eleições europeias, que deram a vitória à extrema-direita, “é mais um sintoma de uma sociedade ansiosa, dividida e em sofrimento”. Neste contexto, e em vésperas dos atos eleitorais para a Assembleia Nacional, apresentaram uma oração que deverá ser rezada por todas as comunidades nestes próximos dias.

“Precisamos de trabalhar num projeto de sociedade que privilegie a ativação da esperança”

Tolentino recebeu Prémio Pessoa

“Precisamos de trabalhar num projeto de sociedade que privilegie a ativação da esperança” novidade

Na cerimónia em que recebeu o Prémio Pessoa 2023 – que decorreu esta quarta-feira, 19 de junho, na Culturgest, em Lisboa – o cardeal Tolentino Mendonça falou daquela que considera ser “talvez a construção mais extraordinária do nosso tempo”: a “ampliação da esperança de vida”. Mas deixou um alerta: “não basta alongar a esperança de vida, precisamos de trabalhar num projeto de sociedade que privilegie a ativação da esperança e a deseje fraternamente repartida, acessível a todos, protagonizada por todos”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This