Escuteiros na JMJ

Um barco para a Senhora de Fátima e uma carta a pedir paz aos líderes mundiais

| 12 Jul 2023

“Esta peregrinação é uma oportunidade internacional de encontro de jovens, com dinâmicas de convívio, oração, partilha e uma incrível forma de viver as pré jornadas para estes participantes”, diz o CNE, em comunicado enviado às redacções.

 

Chegará de barco a Lisboa, e acompanhada por muitos barcos, a imagem da Senhora de Fátima. Levada por escuteiros desde o santuário a partir do dia 27 de Julho, a imagem será embarcada em Vila Franca de Xira no dia 31, ao início da tarde, e dali fará a última etapa da viagem até ao Cais da Marinha.

Esta será uma das iniciativas organizada pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE) no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A imagem será, depois, o símbolo agregador de mais algumas actividades, na igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa, onde ficará depositada: entre os dias 1 e 4 de Agosto, a partir das 14h30, sucedem-se a oração do terço e debates acerca do contributo do escutismo para a paz.

Com participação livre, os debates viverão muito da partilha de experiências de escuteiros portugueses e estrangeiros e também de outras pessoas que por lá passem, ligando a mensagem do Fátima, o escutismo e a construção da paz.

Nesse mesmo local – e ainda na feira das Vocações em Belém, e na sede nacional do CNE, na Rua Dom Luís I – estará disponível uma carta dirigida aos líderes mundiais, destinada a ser assinada por todas as pessoas que assim o entendam, com um pedido concreto pela paz.

A viagem de barco, com a imagem da Senhora de Fátima, será feita por quase meia centena de embarcações típicas e barcos de pescadores do estuário do Tejo, veleiros e barcos particulares, que garantirão o transporte de cerca de 400 peregrinos que vêm já a pé de Fátima, desde o dia 27 de julho. A Marinha Portuguesa estará também envolvida.

“Esta peregrinação é uma oportunidade internacional de encontro de jovens, com dinâmicas de convívio, oração, partilha e uma incrível forma de viver as pré jornadas para estes participantes”, diz o CNE, em comunicado enviado às redacções.

Depois de saírem de Fátima, os escuteiros param, na peregrinação a pé, em Minde, Alcanena, Pernes, Verdelho, Santarém, Cartaxo, Azambuja, Vila Nova da Rainha, Carregado e Vila Franca de Xira. Em cada ponto haverá um conjunto de actividades escutistas e pastorais, que pretendem fazer o entrosamento dos peregrinos portugueses com os estrangeiros e com as comunidades locais.

Nem só da peregrinação vinda de Fátima e da viagem de barco se fará a presença escutista na JMJ. Uma festa, na tarde de dia 2, na Quinta das Conchas (Lumiar), reunirá escuteiros de todo o mundo que participam na Jornada. Um grupo de cinco a seis dezenas de escuteiros oriundos de vários países estão já a trabalhar como voluntários, muitos outros – portugueses – estão envolvidos nos comités diocesanos, no apoio e no acolhimento. Cerca de 300 estão também a colaborar na preparação da mochila do peregrino.

Uma outra presença escutista na JMJ será a do stand na feira das vocações, em Belém, assegurada pelo CNE, pelas Guias Católicas e pela Conferência Internacional Católica do Escutismo. E, a partir da sede do CNE, será proposto um jogo escutista para explorar a cidade. Para descobrir a Lisboa que, já no final deste mês, acolherá centenas de milhar de jovens durante uma semana.

 

Desfazendo três equívocos sobre Deus

Desfazendo três equívocos sobre Deus novidade

Existem três dificuldades ou equívocos religiosos sobre o carácter de Deus, e que revelam algum desconhecimento sobre Ele. Por isso convém reflectir no assunto. Esses três equívocos sobre os quais nos vamos debruçar de seguida são muito comuns, infelizmente. [Texto de José Brissos-Lino]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

sobre as águas

sobre as águas novidade

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XII do Tempo Comum B. ⁠Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 22 de Junho de 2024.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This