Um bispo e 150 jovens a saltar no Pico para tocar o céu (fotogaleria)

| 27 Jul 23

Há imagens de um tapete de nuvens sob os pés e as pedras, do sol a nascer, de um bispo e jovens a dar um salto, de uma noite estrelada que parece um presépio, como diz o comentário de uma pessoa no Facebook a uma das fotografias. E também um bispo a saltar e a dizer, como dirá ao repórter Ruben de Matos, da TSF, que quem vai ali “acima já não para”. Ou a querer tocar o céu.

Renato Goulart, guia de montanha na ilha do Pico, acompanhou o grupo de uma centena e meia de jovens (e alguns adultos) que, nesta segunda-feira, e durante cinco horas, subiu ao Pico, a montanha mais alta de Portugal. Como resultado dessa experiência fez as fotos que aqui ficam.

Publicadas inicialmente na sua página no Facebook, e por generosa cedência do autor, o 7MARGENS reproduz também as fotografias de Renato Goulart, agradecendo ao autor a possibilidade de publicação. Estas imagens dão conta da noite estrelada, do despertar entre sombras, nuvens e sol, e da “missa de envio” celebrada de manhã cedo a quase 2.351 metros, a altitude do Pico.

No local (e também nas “missas de envio” celebradas nas igrejas da JMJ das diferentes ilhas, os participantes assinaram o “Pacto da Montanha”, no qual afirmam: “Queremos subir às montanhas da vida às montanhas onde o outro e o mundo carecem da nossa presença e ação, subir às montanhas onde falta misericórdia e a esperança, a alegria e a vida”.

 

Subida ao Pico (Açores), de centena e meia de jovens com o bispo de Angra, Armando Esteves Domingues, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude. Foto © Renato Goulart

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Crónica

Dia Mundial da Justiça Social

[Efemérides]

Dia Mundial da Justiça Social

O Dia Mundial da Justiça Social assinala-se, anualmente, a 20 de fevereiro. Este dia foi implementado através da Resolução 62/10 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 26 de novembro de 2007. O termo Justiça Social terá aparecido pela primeira vez pela mão do jesuíta Louis Taparelli d’Azeglio com o objetivo de contrapor ao liberalismo e ao capitalismo da era da Revolução industrial uma teologia que fosse o suporte de uma doutrina moral da Igreja.

Breves

Sessões gratuitas

Sol sem Fronteiras vai às escolas para ensinar literacia financeira

Estão de regresso as sessões de literacia financeira para crianças e jovens, promovidas pela Sol sem Fronteiras, ONGD ligada aos Missionários Espiritanos, em parceria com o Oney Bank. Destinadas a turmas a partir do 3º ano até ao secundário, as sessões podem ser presencias (em escolas na região da grande Lisboa e Vale do Tejo) e em modo online no resto do país.

Abertas as inscrições

Vai nascer o Coro e Ensemble Diocesano de Jovens de Lisboa

“Fazer música, aliando-a à Fé”… é esse o mote para a criação do Coro e Ensemble Diocesano de Jovens de Lisboa (CDJL), que terá como missão garantir o serviço musical necessário nas atividades organizadas pelo Serviço da Juventude do Patriarcado. Todos os cantores e instrumentistas ligados às paróquias e movimentos da diocese de Lisboa, com idades entre os 15 e os 35 anos, e que estejam interessados em integrar este grupo podem desde já fazer a sua pré-inscrição online.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

Líder do Conselho Mundial de Igrejas com líderes políticos e religiosos na Terra Santa para fazer ouvir o apelo a “uma paz justa”

Visita termina esta quinta-feira

Líder do Conselho Mundial de Igrejas com líderes políticos e religiosos na Terra Santa para fazer ouvir o apelo a “uma paz justa”

Ao longo dos últimos seis dias, o secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Jerry Pillay, empenhou-se a 100% naquela que designou de “uma missão especial”. E não é caso para menos. O líder religioso – que representa 352 igrejas protestantes, ortodoxas, anglicanas e evangélicas em todo o mundo – esteve em Israel e na Palestina, numa tentativa de “tornar mais forte” e verdadeiramente audível o apelo que há muito vem fazendo “por uma paz justa” na região.

É notícia

Dia dos Mártires

Igreja na Índia recorda massacre de 2008

Treze anos depois da onda de violência que varreu o Estado de Orissa, na Índia, provocando mais de 100 mortos, a justiça é ainda uma miragem, denuncia a Fundação AIS. Desde 2016 que é celebrado pela Igreja em Orissa o dia dos Mártires. 

Fundação AIS

Padre haitiano morto a tiro

Um padre que dirigia um orfanato no Haiti foi morto a tiro, Andrè Sylvestre, de 70 anos de idade, foi assassinado na tarde de segunda-feira, 6 de setembro, durante uma tentativa de assalto, revelou a Fundação AIS. 

IndieLisboa

Cinema: prémio Árvore da Vida atribuído a “Sopro”

O filme “Sopro”, realizado por Pocas Pascoal, uma cineasta angolana de 58 anos, foi distinguido na segunda-feira com o prémio Árvore da Vida, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), no final da 18.ª edição do festival de cinema independente IndieLisboa. 

Entre margens

O apelo da desrazão – NATO versus Rússia

O apelo da desrazão – NATO versus Rússia novidade

Vão soando avisos aqui e ali sobre a eventualidade de uma guerra direta entre a NATO e a Rússia. Parece que há quem esteja preocupado em preparar a opinião pública para essa eventualidade – se é que, nos bastidores que movem o mundo, não se decidiu já que será mais do que uma eventualidade, e em breve. O maior exercício militar da NATO desde a Guerra Fria começou no dia 22 de janeiro – o “Steadfast Defender 24” -, mobilizando 90 mil soldados da Aliança. [Texto de Rúben Azevedo]

Nossa Senhora dos Milagres, um santuário para descobrir

Nossa Senhora dos Milagres, um santuário para descobrir

Na freguesia de Dois Portos, concelho de Torres Vedras, numa modesta elevação do terreno, rodeada por vinhas e campos agrícolas, ergue-se uma pequena construção, caiada de branco, que chama a atenção do viajante. As placas indicativas, na estrada M535, despertam a nossa curiosidade: referem que se trata da capela de Nª Senhora dos Milagres. [Texto de Joaquim Jesus]

Farei música e compreenderei em caminho

Farei música e compreenderei em caminho

Este texto corresponde à homilia do Padre Joaquim Félix no contexto do Lausperene Quaresmal – sábado depois das cinzas ─ vésperas do Santíssimo Sacramento proferida na  igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga. Lausperene na Cidade de Braga, tradição criada pelo Arcebispo D. Rodrigo de Moura Telles, em 1710. Tradição, note-se, jamais interrompida ao longo dos séculos.

Cultura e artes

Franz Karl Praßl em concerto

No Mosteiro de S. Vicente de Fora, em Lisboa

Franz Karl Praßl em concerto

Franz Karl Praßl, (Prassl), Professor de Canto Gregoriano do Pontificio Istituto di Musica Sacra no Vaticano, vai dar um concerto seguido de missa no Mosteiro de S. Vicente de Fora, em Lisboa. O evento está englobado num seminário que o professor austríaco está a dar aos alunos da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa, e servirá para encerrar os trabalhos.

Júlio Pomar no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais

Bragança

Júlio Pomar no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais

É um “enorme prazer” poder apresentar em Bragança obras de Júlio Pomar, seu amigo e “uma das principais figuras da arte em Portugal”, disse Graça Morais referindo-se à exposição Júlio Pomar: Coleção Atelier – Museu, que está aberta ao público até ao final de junho. A pintora falava na apresentação de dois catálogos de obras suas – Graça Morais: Os rituais do silêncio e Homenagem a António Mega Ferreira – Linhas da Terra/Os Olhos Azuis do Mar, que teve lugar ao fim da tarde de dia 8 de fevereiro no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

Folhas Caídas: A simplicidade profética do cinema

Folhas Caídas: A simplicidade profética do cinema

Folhas Caídas é um filme breve (“Acho que as pessoas gostam, especialmente os críticos, porque é um filme curto, dura 81 minutos… fartos que estão de filmes de três horas”, ípsilon), com poucas palavras, mas uma intensidade de imagens e de olhares encantatória, que mostra uma estranha história de amor entre um metalúrgico alcoólico (cuja vida se resume a trabalhar, beber e dormir) e uma mulher que precisa de trabalhar e trabalha no que for preciso. [Texto de Manuel Mendes].

Universidade Católica atribui doutoramento “honoris causa” a Rui Chafes e Helen Alford

Dia 1 de fevereiro

Universidade Católica atribui doutoramento “honoris causa” a Rui Chafes e Helen Alford

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) vai atribuir o grau de Doutor Honoris Causa a Rui Chafes, escultor português de relevo nacional e internacional, e a Helen Alford, pela sua investigação sobre o impacto da ética e do pensamento social cristão no domínio da gestão, da sustentabilidade e da inteligência artificial. A sessão solene realiza-se no âmbito das comemorações do Dia Nacional da UCP, este ano sob o lema “Uma Nova Coreografia do Saber”, esta quinta-feira, 1 de fevereiro, às 16 horas, no Auditório Cardeal Medeiros, em Lisboa.

Sete Partidas

Como lutar contra a extrema-direita

Como lutar contra a extrema-direita

Perante os ataques à Democracia – pérfida e cuidadosamente preparados – a que assistimos de momento em tantos países, perante sondagens que apresentam valores assustadores para a intenção de voto na extrema-direita, a questão que está na ordem do dia é: que fazer? [Texto de Helena Araújo, em Berlim]

Aquele que habita os céus sorri

Parceiros

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This