Sínodo 2021-23

Um caderno para imprimir e usar

| 22 Jan 2022

 

Depois de ter promovido a realização de dois inquéritos sobre o sínodo católico 2021-23, o 7MARGENS decidiu reunir o conjunto de textos publicados a esse propósito num caderno que permita uma visão abrangente e uma utilização autónoma do conjunto. A partir de agora, esse caderno está disponível em ligação própria.

Esta será porventura a primeira iniciativa de uma prática que esperamos possa vir a ser recorrente: reunir de forma coerente um conjunto de textos originais sobre um mesmo tema, facilitando, assim, a compreensão geral sobre o que acerca de um determinado assunto o 7MARGENS foi publicando.

Sobre o Sínodo dos Bispos 2021-2023 editámos muitos outros artigos de opinião, editoriais, comentários e notícias. No dossier que agora publicamos, contudo, decidimos cingir-nos apenas aos textos relacionados apenas com os dois inquéritos lançados pelo jornal entre o final do verão e o início do outono de 2021.

O(A) leitor(a) encontra aqui o Editorial em que dávamos conta destas iniciativas, seguido de seis textos resumindo os resultados das respostas apuradas através do inquérito aos leitores, a que se juntam três outros sobre os resultados do questionário enviado a instituições e movimentos católicos de âmbito nacional. Em anexo, no final do caderno, pode também consultar-se o inquérito enviado aos leitores.

Esperamos que este modo de consulta dos textos publicados permita a sua valorização. Encorajamos o(a) leitor(a) a dar-lhe o melhor uso que entenda, sentindo-se livre para o utilizar, citar, imprimir e livremente difundir como matéria de reflexão e incentivo para a ação no âmbito do Sínodo dos Bispos 2021-2023.

(Ligação para o caderno: https://heyzine.com/flip-book/d6f2ecff6f.html)

 

Os confins da fenomenologia

Emmanuel Falque na Universidade de Coimbra novidade

Reflectir sobre os confins da fenomenologia a partir do projecto filosófico de Emmanuel Falque é o propósito da Jornada Internacional de Estudos Filosóficos, “O im-pensável: Nos confins da fenomenalidade”, que decorrerá quinta-feira, dia 26 de Maio, na Universidade de Coimbra (FLUC – Sala Vítor Matos), das 14.00 às 19.00. O filósofo francês intervirá no encerramento da iniciativa.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“A grande substituição”

[Os dias da semana]

“A grande substituição” novidade

Outras teorias da conspiração não têm um balanço igualmente inócuo para apresentar. Uma delas defende que estamos perante uma “grande substituição”; não ornitológica, mas humana. No Ocidente, sustentam, a raça branca, cristã, está a ser substituída por asiáticos, hispânicos, negros ou muçulmanos e judeus. A ideia é velha.

Humanizar não é isolar

Humanizar não é isolar novidade

É incontestável que as circunstâncias de vida das pessoas são as mais diversas e, em algumas situações, assumem contornos improváveis e, muitas vezes, indesejáveis. À medida que se instalam limitações resultantes ou não de envelhecimento, alguns têm de habitar residências sénior, lares de idosos, casas de repouso,…

Agenda

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This