Sínodo 2021-23

Um caderno para imprimir e usar

| 22 Jan 2022

 

Depois de ter promovido a realização de dois inquéritos sobre o sínodo católico 2021-23, o 7MARGENS decidiu reunir o conjunto de textos publicados a esse propósito num caderno que permita uma visão abrangente e uma utilização autónoma do conjunto. A partir de agora, esse caderno está disponível em ligação própria.

Esta será porventura a primeira iniciativa de uma prática que esperamos possa vir a ser recorrente: reunir de forma coerente um conjunto de textos originais sobre um mesmo tema, facilitando, assim, a compreensão geral sobre o que acerca de um determinado assunto o 7MARGENS foi publicando.

Sobre o Sínodo dos Bispos 2021-2023 editámos muitos outros artigos de opinião, editoriais, comentários e notícias. No dossier que agora publicamos, contudo, decidimos cingir-nos apenas aos textos relacionados apenas com os dois inquéritos lançados pelo jornal entre o final do verão e o início do outono de 2021.

O(A) leitor(a) encontra aqui o Editorial em que dávamos conta destas iniciativas, seguido de seis textos resumindo os resultados das respostas apuradas através do inquérito aos leitores, a que se juntam três outros sobre os resultados do questionário enviado a instituições e movimentos católicos de âmbito nacional. Em anexo, no final do caderno, pode também consultar-se o inquérito enviado aos leitores.

Esperamos que este modo de consulta dos textos publicados permita a sua valorização. Encorajamos o(a) leitor(a) a dar-lhe o melhor uso que entenda, sentindo-se livre para o utilizar, citar, imprimir e livremente difundir como matéria de reflexão e incentivo para a ação no âmbito do Sínodo dos Bispos 2021-2023.

(Ligação para o caderno: https://heyzine.com/flip-book/d6f2ecff6f.html)

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

Polícia da moralidade encerrada no Irão

Protestos a produzir efeitos

Polícia da moralidade encerrada no Irão novidade

A ausência de polícia de moralidade nas ruas de Teerão e de outras grandes cidades iranianas nos últimos meses alimentaram a especulação que foi confirmada na noite de sábado pelo Procurador-Geral do Irão, Mohammad Jafar Montazeri, de que a polícia havia sido desmantelada por indicação “do próprio local onde foi estabelecida”.

Um Deus mergulhado na nossa humanidade

Um Deus mergulhado na nossa humanidade novidade

Diante de uma elite obcecada pelo ritualismo de pureza, da separação entre puros e impuros, esta genealogia revela-nos um Deus que não se inibe de operar no ordinário e profano, que não toma preferência alguma acerca daqueles que se assumem categoricamente como sendo corretos, puros de sangue ou mesmo como pertencentes a determinada etnia ou género.

feitos de terra

feitos de terra

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, Domingo II do Advento A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 3 de Dezembro de 2022.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This