Dia 28, em Lisboa

Um concerto de gregoriano e música seiscentista antes de uma visita de estudo a Roma para 22 alunos portugueses

| 23 Jan 2023

Instituto Gregoriano de Lisboa, concerto, música

Um concerto recente, em Odivelas, com os mesmos alunos que vão cantar e tocar no próximo sábado em Lisboa e, em Fevereiro, em Roma. Foto: Direitos reservados..

 

Será um concerto que cruza o canto gregoriano com música portuguesa do século XVII, mas que pretende preparar também uma visita de estudo a Roma: no próximo sábado, 28, às 17h, na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, 22 alunos da Escola Artística e do Consort de Flautas de Bisel do Instituto Gregoriano de Lisboa (IGL) cantarão gregoriano e executarão obras de compositores como Manuel Rodrigues Coelho, António Carreira, Pedro de Araújo ou Pedro de San Lorenzo, transcritas para flauta.

Depois do concerto de sábado, segue-se uma visita de estudo a Roma, entre 10 e 18 de Fevereiro. Ali, os 22 alunos terão possibilidade de ter aulas no Pontificio Istituto di Musica Sacra (PIMS), da Santa Sé, cantar gregoriano numa celebração de vésperas e numa missa, visitar a igreja de Santo António dos Portugueses ou realizar um concerto na basílica do próprio PIMS, repetindo o programa do próximo sábado.

“Os alunos irão cantar dentro do contexto litúrgico e histórico em que não cantam normalmente aqui em Portugal”, diz ao 7MARGENS Filipa Taipina, professora de canto gregoriano e uma das docentes que, com Diana Pinto e Bárbara Villalobos, dinamizou a ideia da viagem e acompanhará os alunos.

“Em Portugal, é o Estado que toma conta do ensino do gregoriano e não a Igreja”, diz Filipa Taipina. E não é acertada a ideia de a Igreja se “aproximar das pessoas baixando o nível” musical, porque isso “deixou de fora muita gente que não suporta” alguma música mais ligeira na missa, diz a professora do IGL.

Além do mais, o canto gregoriano tem público e está na base do desenvolvimento da cultura musical do Ocidente, recorda Filipa Taipina. “Se não fosse o canto gregoriano, não sabemos quando é que seria inventada a notação musical, que possibilitou a composição.”

No sábado, o concerto, de entrada livre, terá à entrada uma caixa para ajudar a financiar a viagem dos 22 alunos do curso secundário de Canto Gregoriano, do Consort de Flautas e História da Cultura e das Artes da Escola Artística do IGL.

Fundado em 1976, o IGL é uma escola pública de ensino vocacional básico e secundário de música, única no país e na Europa, já que inclui no plano de estudos disciplinas exclusivamente dedicadas ao ensino específico do Canto Gregoriano. Sucedendo ao Centro de Estudos Gregorianos, que tinha sido criado em 1953, o ensino no IGL foi garantido inicialmente por professores vindos de escolas de Paris: Instituto Gregoriano, Conservatório Nacional, Universidade de Paris-Sorbonne e Escola César Frank. Desde 1983, quando acabaram os cursos superiores dos conservatórios, o IGL passou a ser uma escola vocacional de música, com ensino básico e secundário.

Além das aulas no PIMS com o professor Franz Karl Prassl, a visita de estudo dos alunos dos 11º e 12º anos incluirá ainda visitas aos Museus Capitolinos e à Galeria Borghese, às obras de Caravaggio e à colunata de Bernini na Praça de São Pedro e outras obras de arte – no que as professoras acompanhantes terão o papel de guias, já que os lugares e obras a visitar se enquadram nas matérias de estudo. “Os alunos não vão ver essas obras como turistas, mas como estudo”, diz Filipa Taipina.

 

Francisco alerta bispos para o perigo do “carreirismo”

Último dia na RD Congo

Francisco alerta bispos para o perigo do “carreirismo” novidade

Antes de se despedir da República Democrática do Congo (RDC), o Papa visitou na manhã desta sexta-feira, 3 de fevereiro, a sede da Conferência Episcopal do Congo (CENCO), onde se encontrou com os bispos do país. No seu discurso, desafiou-os a serem uma “voz profética” em defesa do “povo crucificado e oprimido”, e alertou-os para a tentação de “ver no episcopado a possibilidade de escalar posições sociais e exercer o poder”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Assembleia continental europeia do Sínodo

Um bispo, um padre e duas leigas na delegação portuguesa novidade

A delegação portuguesa à assembleia continental europeia do Sínodo que vai decorrer em Praga de 5 a 12 de fevereiro é composta pelo bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), pelo padre Manuel Barbosa, secretário da CEP, e por Carmo Rodeia e Anabela Sousa, que fazem parte da equipa sinodal nacional. A informação foi divulgada esta quinta-feira, 2 de fevereiro, em nota enviada às redações.

Estudo decorre até 2028

A morte sob o olhar do cinema e da filosofia

O projeto “Film-philosophy as a meditation on death” (A filosofia do cinema como meditação sobre a morte), da investigadora portuguesa Susana Viegas, acaba de ser contemplado com uma bolsa de excelência do European Research Council, no valor de um milhão e setecentos mil euros, para um trabalho de equipa de cinco anos.

Normas inconstitucionais

Eutanásia: CEP e Federação Portuguesa pela Vida saúdam decisão do TC

O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou a decisão do Tribunal Constitucional (TC), que declarou inconstitucionais algumas das normas do decreto sobre a legalização da eutanásia. “A decisão do TC vai ao encontro do posicionamento da CEP, que sempre tem afirmado a inconstitucionalidade de qualquer iniciativa legislativa que ponha em causa a vida, nomeadamente a despenalização da eutanásia e do suicídio assistido”, disse à agência Ecclesia o padre Manuel Barbosa.

Papa pede aos padres que não se sirvam da sua função para “satisfazer carências”

Encontro com consagrados

Papa pede aos padres que não se sirvam da sua função para “satisfazer carências” novidade

Depois de ter passado a manhã com mais de 80 mil jovens e catequistas, o Papa encontrou-se na tarde desta quinta-feira, 2 de fevereiro, com cerca de 1.200 padres, diáconos, consagrados e seminaristas, na Catedral de Kinshasa. Naquele que foi o terceiro dia da sua viagem apostólica à República Democrática do Congo (RDC), véspera de rumar ao Sudão do Sul, Francisco alertou que o sacerdócio ou qualquer forma de vida consagrada não podem ser vistos como um meio para “satisfazer carências e comodidades” ou para adquirir uma melhor “posição social”.

Americano judeu tenta destruir rosto de Cristo à martelada

Tensão no bairro cristão de Jerusalém

Americano judeu tenta destruir rosto de Cristo à martelada novidade

Um americano judeu de cerca de 40 anos deitou por terra e desfigurou esta terça-feira, 2 de fevereiro, uma imagem de Cristo na capela da Condenação, situada no perímetro da Igreja da Flagelação, na Terra Santa. O ataque deu-se logo de manhã, pelas 8h30, e a destruição só não foi maior porque o porteiro do templo se lançou sobre o atacante e imobilizou-o, tendo os frades chamado a polícia. Esta levou o homem sob prisão para uma esquadra.

Um bispo, um padre e duas leigas na delegação portuguesa

Assembleia continental europeia do Sínodo

Um bispo, um padre e duas leigas na delegação portuguesa novidade

A delegação portuguesa à assembleia continental europeia do Sínodo que vai decorrer em Praga de 5 a 12 de fevereiro é composta pelo bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), pelo padre Manuel Barbosa, secretário da CEP, e por Carmo Rodeia e Anabela Sousa, que fazem parte da equipa sinodal nacional. A informação foi divulgada esta quinta-feira, 2 de fevereiro, em nota enviada às redações.

Lista de padres pedófilos em Itália contém mais de 400 nomes

Casos de abusos nos últimos 15 anos

Lista de padres pedófilos em Itália contém mais de 400 nomes novidade

Nos últimos 15 anos, 164 padres foram condenados por abuso sexual de menores em Itália. A listagem divulgada em conferência de Imprensa pela organização Rete L’ABUSO no dia 1 de fevereiro foi apresentada como “um inventário incompleto” dos clérigos predadores objeto de condenações definitivas, a que se juntam 88 nomes de padres sinalizados pelas suas vítimas, mas cujos casos não foram objeto de investigação criminal por já terem prescrito os crimes de que foram acusados.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This