
Confissões no Parque do Perdão, durante a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. “Não era bom percebermos como aconteceu o processo que nos trouxe da ‘correção fraterna’ à ‘confissão auricular’?”, questiona o Centro de Espiritualidade Redentorista na apresentação do seu novo curso. Foto © Sofia Pimentel/JMJ 2023.
“E se nos faltasse ainda perceber que no princípio era o Perdão? Ou seja, que o Perdão não vem depois do pecado mas o precede?” As perguntas são lançadas pelo Centro de Espiritualidade Redentorista (CER) e deixam entrever aquilo de que vai tratar o seu próximo curso. “Falemos da ‘Confissão’, pode ser? – sobre Perdão, pecado e Graça” é o título desta formação que arranca já na próxima segunda-feira, 20 de novembro, será totalmente online e conduzida pelo missionário redentorista Rui Santiago. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
Ao todo, o curso será composto por seis sessões áudio de 45 minutos (disponibilizadas às segundas e terças, e que os participantes poderão escutar ao seu ritmo) e três sessões zoom de 90 minutos (transmitidas em direto, às quintas-feiras, pelas 21h30).
Todas as semanas, será ainda disponibilizado material para aprofundamento dos temas desenvolvidos nestas sessões. “Desta forma, as semanas são ligadas umas às outras, e não há uma quebra entre sessões”, explica o CER na descrição do novo curso.
“E se nos puséssemos a contar a história das maneiras como fomos lidando com a questão do Perdão e do pecado desde as comunidades apostólicas até aos nossos dias, passando por mosteiros na Irlanda e catedrais em França e missões na Baviera? Não era bom percebermos como aconteceu o processo que nos trouxe da ‘correção fraterna’ à ‘confissão auricular’, do gesto comunitário à sacerdotalização sacramental, da ‘ordem dos penitentes’ às ‘penitências tarifadas’?”. Se a resposta do leitor for “sim” e quiser inscrever-se na formação, então pode fazê-lo aqui.
Para os próximos meses, o CER tem já agendados outros dois cursos: um sobre a Doutrina Social da Igreja, que começa a 22 de janeiro de 2024, e outro que liga a História da Arte à História da Teologia. Os respetivos programas e informações adicionais podem ser consultados no sítio oficial do centro.