De 20 novembro a 7 dezembro

Um curso sobre perdão e pecado… Pode ser? Sim, e até é online e grátis

| 17 Nov 2023

Cidade da Alegria Parque do Perdão

Confissões no Parque do Perdão, durante a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. “Não era bom percebermos como aconteceu o processo que nos trouxe da ‘correção fraterna’ à ‘confissão auricular’?”, questiona o Centro de Espiritualidade Redentorista na apresentação do seu novo curso. Foto © Sofia Pimentel/JMJ 2023.

 

“E se nos faltasse ainda perceber que no princípio era o Perdão? Ou seja, que o Perdão não vem depois do pecado mas o precede?” As perguntas são lançadas pelo Centro de Espiritualidade Redentorista (CER) e deixam entrever aquilo de que vai tratar o seu próximo curso. “Falemos da ‘Confissão’, pode ser? – sobre Perdão, pecado e Graça” é o título desta formação que arranca já na próxima segunda-feira, 20 de novembro, será totalmente online e conduzida pelo missionário redentorista Rui Santiago. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Ao todo, o curso será composto por seis sessões áudio de 45 minutos (disponibilizadas às segundas e terças, e que os participantes poderão escutar ao seu ritmo) e três sessões zoom de 90 minutos (transmitidas em direto, às quintas-feiras, pelas 21h30).

Todas as semanas, será ainda disponibilizado material para aprofundamento dos temas desenvolvidos nestas sessões. “Desta forma, as semanas são ligadas umas às outras, e não há uma quebra entre sessões”, explica o CER na descrição do novo curso.

“E se nos puséssemos a contar a história das maneiras como fomos lidando com a questão do Perdão e do pecado desde as comunidades apostólicas até aos nossos dias, passando por mosteiros na Irlanda e catedrais em França e missões na Baviera? Não era bom percebermos como aconteceu o processo que nos trouxe da ‘correção fraterna’ à ‘confissão auricular’, do gesto comunitário à sacerdotalização sacramental, da ‘ordem dos penitentes’ às ‘penitências tarifadas’?”. Se a resposta do leitor for “sim” e quiser inscrever-se na formação, então pode fazê-lo aqui.

Para os próximos meses, o CER tem já agendados outros dois cursos: um sobre a Doutrina Social da Igreja, que começa a 22 de janeiro de 2024, e outro que liga a História da Arte à História da Teologia. Os respetivos programas e informações adicionais podem ser consultados no sítio oficial do centro.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Cruz Vermelha quer levar ajuda urgente às vítimas das cheias no Brasil

Apelo internacional

Cruz Vermelha quer levar ajuda urgente às vítimas das cheias no Brasil novidade

Com o objetivo de “aumentar a assistência humanitária às comunidades afetadas pelas devastadoras inundações no Rio Grande do Sul, no Brasil”, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) lançou um “apelo de emergência de cerca de oito milhões de euros”, anunciou a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), na última quarta-feira, 22 de maio.

A Dignidade da pessoa humana como prioridade

A Dignidade da pessoa humana como prioridade novidade

Na semana depois de Pentecostes é oportuno recordar a publicação da declaração Dignitas Infinita sobre a Dignidade Humana, elaborada durante cinco anos e divulgada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, pondo a tónica na dimensão universal, filosófica e antropológica, do respeito pela pessoa humana enquanto fator de salvaguarda dos direitos humanos, do primado da justiça e do reconhecimento de que todos os seres humanos como livres e iguais em dignidade e direitos.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This