Um debate virtual sobre A Economia de Francisco

| 26 Jan 2021

a economia de francisco cartaz

O cartaz d’A Economia de Francisco

 

Com o objectivo de dar um contributo para a reflexão sobre o encontro A Economia de Francisco, que decorreu no final de Novembro, a Capela do Rato (Lisboa) organizou um debate, que decorrerá via Zoom, “sobre as pistas e os caminhos para uma economia mais humana e mais justa”.

Um frade franciscano, dois participantes no encontro que teve o seu centro em Assis, e dois gestores portugueses serão os intervenientes na sessão, que decorre nesta quarta-feira, 27, a partir das 21h30.

A iniciativa A Economia de Francisco foi convocada pelo Papa em Maio de 2019, inspirada em São Francisco de Assis e recordando a frase que o Poverello terá ouvido do crucifixo de São Damião: “Francisco, não vês que a minha casa está em ruínas? Vai, pois, e restaura-a para mim.”

Na convocatória, o Papa desafiava os jovens a prepararem e a realizarem um encontro tendo como propósito o lançamento das bases para uma transformação económica, mais centrada na pessoa e voltada para o cuidado da “casa comum”.

Durante um ano e meio, jovens de todo o mundo envolveram-se numa plataforma mundial de reflexão onde reuniram contributos e propostas de acção para uma economia mais humana e um futuro mais sustentável. Entre 19 e 21 de Novembro de 2020, o encontro decorreu, a partir de Assis, e com ligação vídeo a toas as regiões do globo, com centenas de participantes a dialogar com personalidades da economia, finança, filosofia, teologia, gestão de empresas ou empenhamento cívico e social. Muitos dos participantes deram também testemunho de experiências que estavam já a concretizar, com as mesmas perspectivas sugeridas pelo Papa.

Dois dos participantes no encontro de Novembro, que integram o grupo português da iniciativa estarão entre os intervenientes da sessão da Capela do Rato: Francisco Maia, jovem empresário, e Rita Sacramento Monteiro, responsável pelo programa de voluntariado da EDP desde 2016, formada em Comunicação e escuteira, já entrevistada pelo 7MARGENS.

Os outros são o frade franciscano Hermínio Araújo, o gestor José Theotonio, da administração do grupo Pestana, e Paulo Lopes, consultor de empresas e responsável do núcleo da Associação Cristã de Empresários e Gestores, do Algarve.

Para entrar na sessão deve seguir-se o endereço da plataforma Zoom, com o código ID 814 6915 5308 e a senha de acesso 966193.

 

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Reino Unido

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel novidade

Glyn Secker, secretário da Jewish Voice For Labor – uma organização que reúne judeus membros do Partido Trabalhista ­–, lançou um violento ataque aos “judeus que colocam Israel no centro da sua identidade” e classificou o sionismo como “uma obscenidade” ao discursar no dia 10 diante de Downing Street, durante um protesto contra os ataques de Israel na faixa de Gaza.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

Nos 77 anos do ataque atómico

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

“Apelo a todos os membros” do Parlamento japonês, “bem como aos membros dos conselhos municipais e provinciais” para que se “encontrem com os hibakusha (sobreviventes da bomba atómica), ouçam como eles sofreram, aprendam a verdade sobre o bombardeio atómico e transmitam o que aprenderem ao mundo”, escreve, numa carta lida nas cerimónias dos 77 anos do ataque atómico sobre Nagasaki, por um dos seus sobreviventes, Takashi Miyata.

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Resgatadas 29 pessoas

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Dezenas de pessoas estão desaparecidas depois de um barco ter naufragado no mar Egeu, na quarta-feira, ao largo da ilha grega de Cárpatos, divulgou a ACNUR. A embarcação afundou-se ao amanhecer, depois de da costa sul da vizinha Turquia, em direção a Itália. “Uma grande operação de busca e resgate está em curso.”

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This