Bispos satisfeitos com adesão

Um encontro nacional de alunos de Moral para a “alegria”

| 23 Abr 2022

Encontro Nacional de Estudantes do Secundário da disciplina de EMRC, em Guimarães, 22-23 Abril 2022.

Encontro Nacional de Estudantes do Secundário da disciplina de EMRC, em Guimarães, 22-23 Abril 2022. Foto © Educris

 

Cerca de 2150 alunos de 65 escolas de todo o país participaram no Encontro Nacional de Alunos do Ensino Secundário inscritos em Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), que decorreu sexta e sábado, dias 22 e 23 de Abril, em Guimarães. Uma iniciativa que levou o director do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Fernando Moita, a afirmar que “a Igreja e o país precisam desta manifestação da alegria”.

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e bispo de Aveiro, António Moiteiro, mostrou-se “satisfeito” pela adesão dos alunos no momento em que “um certo sentido de normalidade” regressa às escolas.

Citado pela Ecclesia, D. António afirmou estar muito “satisfeito com a adesão de tantos alunos” à iniciativa, destacando a dimensão de reconhecimento que encontros como este permitem. “Penso que uma outra dimensão é a de ajudar os nossos alunos a encontrarem outros que como eles, no secundário, fizeram a opção pela disciplina.”

Sendo o ensino secundário o ciclo que “apresenta uma menor taxa de inscrição na disciplina”, António Moiteiro refere que o encontro nacional pretende ser um espaço de experiências que tenham impacto nos alunos.

No encontro, os participantes contribuíram com produtos de puericultura destinados às crianças que mais precisam e que foram entregues à Cáritas Diocesana, pois “no berço se acolhe a grandeza, e a originalidade, mas também a fragilidade da vida de cada pessoa, que aprende a levantar-se e a caminhar como dom e partilha para os outros”, explicou Sérgio Martins, da equipa nacional da EMRC.

Também o arcebispo de Braga, José Cordeiro, esteve presente e afirmou que “a educação, o fazer crescer, tem de ser íntegra. A religião ajuda a religar, não como um proselitismo, mas como proposta”, afirmou, para acrescentar que a disciplina de EMRC é um contributo para a “construção do bem comum, da amizade social na sociedade que vivemos, no respeito de todos e cada um, mas sempre nesta capacidade de propor aqueles valores que dão sentido à nossa existência”.

O arcebispo de Braga desafiou ainda os jovens a serem “artesãos de paz, da cultura do encontro, da reconciliação e do amor” e a revisitar palavras como “o respeito, a tolerância, o perdão” que parecem fora do quotidiano e que não devem ganhar importância “apenas nos momentos críticos, como no horror da guerra que experimentamos aqui tão perto de nós, na Ucrânia”.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This