Um Festival da Boleia para celebrar a viagem

| 4 Jul 19

O HitchFest de 2017, no Marco de Canaveses. Foto: Direitos Reservados

 

O HitchFest – Festival internacional da Boleia, iniciativa em torno da viagem, ecologia, cidadania, arte e auto-descoberta, decorrerá em Lousada, de 31 de Julho a 4 de Agosto, junto ao rio Sousa. “Queremos ir além da utopia e criar um espaço-tempo de como o mundo pode ser! Partilhar saberes e experiências, aprender a conhecermo-nos, a confiar na vida e a agir para transformar o mundo. Toda a gente é bem-vinda e convidada a participar!”, diz Francisco Pedro, um dos organizadores do festival, e que em Abril ficou conhecido por interromper António Costa para denunciar o plano de expansão aeroportuária em Lisboa.

O festival teve uma primeira edição no Marco de Canaveses, em 2017, atraindo cerca de mil pessoas, oriundas de 45 países. Iniciativa sem fins lucrativos e de vertente comunitária, o festival tem a correr, até 5 de Julho, uma campanha de crowdfundingpara angariar os fundos necessários: cada pessoa escolhe a quantia com que quer apoiar a iniciativa, recebendo, em troca, uma pequena recompensa e assegurando, ao mesmo tempo, a sua entrada no festival.

O HitchFest nasceu da iniciativa de quatro apaixonados pela viagem, que não se conheciam entre si, e criaram um festival original e único em Portugal e no mundo.“O HitchFest existe graças ao esforço voluntário de pessoas de norte a sul do país. Gente que quer mais para o mundo e se responsabiliza por isso. Vai levar à região pessoas de todos os horizontes, carregando nas suas mochilas diferentes culturas, práticas e conhecimentos, numa viagem comum de descoberta de nós próprios, da natureza e do nosso lar comum, preservando-o para as gerações futuras.”

O programa espelha a diversidade e abertura trazidas pela viagem: música (MAguPi, Lousad’Arrufar), terapias, oficinas e conversas em torno da ecologia e da sustentabilidade, da viagem e da cidadania, da saúde e da alimentação. Estão abertas inscrições para o programa, voluntários e bancas de artesanato.

A iniciativa é acarinhada pela Câmara Municipal de Lousada e tem mais informações disponíveis na página oficial.

Artigos relacionados