AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Cena do filme Limbo. Foto DR
"Limbo" acompanha um grupo de requerentes de asilo temporariamente instalados numa ilha remota da Escócia. Foto: Direitos reservados

Esta quinta, em Lisboa

Um filme e um debate para refletir sobre as dificuldades dos requerentes de asilo

| 06/01/2026

Limbo é o filme que marcará a 10ª edição do Festival Internacional de Cinema sobre a Migração, que se realiza esta quinta-feira, 8 de janeiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa. A antecedê-lo, haverá um debate sobre o que significa construir um lar num lugar desconhecido e distante das referências familiares. A entrada é livre.

O filme, que será transmitido às 19h00, acompanha um grupo de requerentes de asilo temporariamente instalados numa ilha remota da Escócia, enquanto aguardam a resposta aos seus pedidos. Com sensibilidade e um humor contido, Limbo reflete sobre a espera, a incerteza e os desafios da integração, oferecendo uma leitura atual das políticas e dos processos de acolhimento de migrantes e refugiados.

Antes disso, às 17h00, terá lugar a sessão de abertura do festival, cujo mote serão as dificuldades por que passam os requerentes de asilo, seguida de um debate intitulado “Entre Fronteiras e Crenças: Migrações, Mito e Diálogo”.

Coorganizado pela OIM – Organização Internacional para as Migrações, UNRIC – Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental e KAICIID – Centro Internacional de Diálogo, o festival anual contará nesta edição com a presença de Hamed Hamdard, refugiado do Afeganistão em Portugal, de Cátia Batista, professora de Economia da Nova SBE, Pedro Portugal Gaspar, Presidente do Conselho Diretivo da AIMA – Agência para a Integração Migrações e Asilo, e do xeque David Munir.

A iniciativa tem lugar após a recente celebração do 75.º aniversário da Convenção Europeia dos Direitos Humanos e “num momento em que o diálogo intercultural e inter-religioso é cada vez mais necessário, tendo em conta o contexto sociopolítico dos nossos dias”, sublinha a organização em comunicado enviado ao 7MARGENS.

A participação é gratuita, mediante inscrição através de um formulário disponível online.

O programa completo da iniciativa.

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba

Ano jubilar-800 anos da morte (8)

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba novidade

O Papa Leão XIV proclamou, desde 10 de janeiro e até final deste ano, um ano jubilar assinalando os 800 anos da morte de Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226 – a festa litúrgica é assinalada dia 4. Com esse pretexto, o 7MARGENS publica, até final do ano, nos dias 3 ou 4 de cada mês, uma série de dez textos da autoria de frei Isidro Lamelas, da Ordem dos Frades Menores, professor de Teologia. Este é o oitavo texto da série.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This