Nas vésperas das eleições europeias

Um guia prático para “encorajar os jovens a votar, como cidadãos e cristãos”

| 22 Abr 2024

Guia prático para jovens católicos sobre eleições europeias. Foto DR

Referindo-se concretamente às eleições europeias, o documento destaca que estas “são cruciais para a definição de políticas que têm impacto direto na nossa casa comum”. Foto: Direitos Reservados

 

A plataforma juvenil da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece) elaborou um guia prático que “pretende encorajar os jovens a votar”, relembrando-os da “responsabilidade de participar na vida política como cidadãos e cristãos”. Tendo em vista as eleições para o Parlamento Europeu, que se realizam a 9 de junho próximo, o documento mostra como é importante os cristãos, através da visão da Doutrina Social da Igreja, estarem envolvidos nos processos democráticos.

“Ao participar no processo democrático, os jovens cristãos podem desempenhar um papel vital para tornar as políticas mais justas e igualitárias, para priorizar o Bem Comum, o desenvolvimento sustentável, a proteção do meio ambiente, a nossa casa comum e o bem-estar das gerações futuras”, sublinha o guia, desenvolvido em parceria com várias organizações juvenis católicas europeias.

Referindo-se concretamente às eleições europeias, o documento destaca que estas “são cruciais para a definição de políticas que têm impacto direto na nossa casa comum”. Até porque “como cristãos, numa Europa cada vez mais secular, polarizada e ideológica, somos chamados a tomar consciência de tais tendências e a trabalhar em conjunto”, acrescenta.

Disponível em todas as línguas oficiais da UE, o guia preparado pela rede de jovens da Comece alerta, ainda, que “o crescimento da desinformação e das notícias falsas exige uma atenção renovada ao nosso uso das redes sociais e das ferramentas digitais de comunicação, para combater narrativas desagregadoras e permitir a reconciliação e a paz nas nossas sociedades”.

Ao longo de 11 páginas, o documento pretende, assim , “esclarecer o contexto, por vezes pouco claro, das próximas eleições europeias” e apelar aos jovens cristãos para que contribuam para o projeto europeu “redescobrindo o sentido de pertença a uma comunidade europeia de solidariedade, que dê espaço ao diálogo sincero, respeitoso e construtivo, onde a autoridade e o poder são vividos como um serviço para promover uma cultura de paz”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

O aumento da intimidação católica

O aumento da intimidação católica novidade

A intimidação nos meios católicos está a espalhar-se por todos os Estados Unidos da América. No exemplo mais recente, a organização Word on Fire, do bispo de Minnesota, Robert Barron, ameaçou a revista Commonweal e o teólogo Massimo Faggioli por causa de um ensaio de Faggioli, “Será que o Trumpismo vai poupar o Catolicismo?”

“Desmasculinizar a Igreja?”

Pré-publicação

“Desmasculinizar a Igreja?” novidade

“Desmasculinizar a Igreja?” – Análise crítica dos “princípios” de Hans Urs von Balthasar” é o título do livro que será publicado pela Paulinas Editora e que será apresentado na Feira do Livro de Lisboa, no próximo domingo, dia 2 de junho, às 18 horas.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This