
O irmão David, de Taizé, no momento em que se dirigia aos jovens presentes na Igreja do Santo Condestável. Foto © Dina Pinto
Passaram-se dois meses desde que um grupo de jovens de Bragança rumou a Taizé (França), para aí viver uma experiência de verdadeira plenitude, concretizada na mais absoluta simplicidade.
Numa vida ritmada pela oração e o silêncio, pela palavra e pela reflexão, pela disponibilidade para o encontro e o serviço, descobre-se que é possível viver com muito pouco, porque o tempo ganha um novo sentido para saborear aquilo que é realmente importante, justo e necessário.
O apelo a uma vida de simplicidade e unidade ecoa no espírito de quem bebeu da fonte de Taizé. Desde logo sentimos a necessidade de ter junto de nós, na nossa comunidade de Bragança, um dos irmãos, o único de nacionalidade portuguesa, o irmão David, de modo a enriquecer, com a sua presença e o seu testemunho, os momentos de comunhão que amiúde organizamos e vivenciamos.
Foi, pois, de forma muito calorosa que, no passado dia 15, a cidade de Bragança acolheu, na Igreja do Santo Condestável, o irmão David de Taizé. Esta foi a primeira vez que ele esteve nesta comunidade. Num caminho de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, falou da relação de Taizé com os jovens e juntou-se aos presentes numa oração pela Paz e pelo cuidado na Criação. Viveram-se momentos muito belos, irmanados na essência que Taizé transmite: simplicidade, oração e comunhão.
Peregrinamos juntos, rumo à Jornada Mundial da Juventude… Lá nos encontraremos! Até breve!
Dina Pinto é professora de Educação Moral e Religiosa Católica no Agrupamento de Escolas Abade de Baçal (Bragança).