Um irmão de Taizé em Bragança: saborear o justo e necessário

| 19 Out 2022

Ir. David de Taizé, Bragança

O irmão David, de Taizé, no momento em que se dirigia aos jovens presentes na Igreja do Santo Condestável. Foto © Dina Pinto

 

Passaram-se dois meses desde que um grupo de jovens de Bragança rumou a Taizé (França), para aí viver uma experiência de verdadeira plenitude, concretizada na mais absoluta simplicidade.

Numa vida ritmada pela oração e o silêncio, pela palavra e pela reflexão, pela disponibilidade para o encontro e o serviço, descobre-se que é possível viver com muito pouco, porque o tempo ganha um novo sentido para saborear aquilo que é realmente importante, justo e necessário.

O apelo a uma vida de simplicidade e unidade ecoa no espírito de quem bebeu da fonte de Taizé. Desde logo sentimos a necessidade de ter junto de nós, na nossa comunidade de Bragança, um dos irmãos, o único de nacionalidade portuguesa, o irmão David, de modo a enriquecer, com a sua presença e o seu testemunho, os momentos de comunhão que amiúde organizamos e vivenciamos.

Foi, pois, de forma muito calorosa que, no passado dia 15, a cidade de Bragança acolheu, na Igreja do Santo Condestável, o irmão David de Taizé. Esta foi a primeira vez que ele esteve nesta comunidade. Num caminho de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, falou da relação de Taizé com os jovens e juntou-se aos presentes numa oração pela Paz e pelo cuidado na Criação. Viveram-se momentos muito belos, irmanados na essência que Taizé transmite: simplicidade, oração e comunhão.

Peregrinamos juntos, rumo à Jornada Mundial da Juventude… Lá nos encontraremos! Até breve!

 

Dina Pinto é professora de Educação Moral e Religiosa Católica no Agrupamento de Escolas Abade de Baçal (Bragança).

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Secularismo e Direitos Humanos

Secularismo e Direitos Humanos novidade

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) decidiu, no passado dia 28 de novembro (ver 7MARGENS), que a administração pública de um país pode proibir os seus funcionários de usarem visivelmente qualquer sinal que revele crenças filosóficas ou religiosas, a fim de criar um “ambiente administrativo neutro”. Devo dizer que esta formulação me deixa perplexa e bastante preocupada. É óbvio que todos sabemos que a Europa se construiu sobre ruínas de guerras da religião. (Teresa Toldy)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This