AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Guilherme Limão, Ana Sofia Brito

Crónicas de Ana Sofia Brito

Um livro da rua e do 7Margens

| 16/12/2021

Guilherme Limão, Ana Sofia Brito

A capa do livro Em Breve, Meu Amor, de Ana Sofia Brito, com ilustração de Guilherme Limão, Retrato em diluição #1, acrílico sobre tela, 2021.

É um livro que começou no primeiro confinamento ditado pela pandemia, em Março de 2020. Ana Sofia Brito aproveitou os dias sem sair de casa para vasculhar todos os seus cadernos e papéis. Rasgou muito do que lhe entulhava as gavetas, mas também aproveitou muito – nas suas palavras, o que achava decente. O convite para escrever para o 7MARGENS e o encorajamento aí recebido levaram à ideia de um livro.

É desta forma que a editora On y va, que publica o livro Em Breve, Meu Amor, de Ana Sofia Brito, descreve como apareceu a obra que será apresentada esta sexta-feira, em Albufeira (19h15, Biblioteca Lídia Jorge) e na próxima segunda-feira, 20, em Lagoa (19h30, Biblioteca Municipal). A apresentar o livro estará o editor dos textos da secção Entre Margens, José Centeio.

A colectânea de crónicas reúne “textos que vão do puro manifesto à prosa poética, mas todos têm algo próximo da autora”, lê-se ainda na apresentação do livro: “o amor, a família, os amigos, as viagens ou práticas que fazem parte dos seus dias.”

Ana Sofia Brito, nascida em Albufeira, em 1983, começou a fazer teatro aos 16 anos na companhia Os Guizos, iniciando-se na mesma altura, como artista de rua, com números de circo.

Frequentou a escola de circo do Chapitô, em Lisboa, estudou Serviço Social em Coimbra, antes de regressar a Albufeira com 21 anos. Na sua cidade colaborou durante mais de uma década com a companhia CTC, incluindo no Festival T.

Em 2014 foi para a Moveo, em Barcelona, estudar teatro físico, compondo a sua primeira peça de palco, O Grito. No ano seguinte levou o seu espectáculo Internal Flame numa digressão por festivais universitários da Índia.

Nos últimos cinco anos, entre outras actividades, passou pelo programa televisivo Got Talent Portugal (foi semifinalista), estudou música e escrita criativa, participou em várias peças como actriz e criou o seu segundo espectáculo de palco a solo, Aurora, que completou cerca de 370 representações em todo o país.

José Centeio recorda ter ficado seduzido por uma entrevista de Ana Sofia Brito sobre a arte de rua. “Senti estar perante alguém especial, de uma grande humanidade, de uma delicadeza assertiva, à procura do seu lugar neste mundo, sem, contudo, se sentir perdida.”

Desafiando a artista a escrever para o 7MARGENS, a resposta veio rápida e positiva. O livro, que inclui várias crónicas publicadas neste jornal, incluindo a primeira, “Arte de rua: amor e brilho no olhar” (agora com o título “A rua”), “revela uma escrita impulsiva”, de alguém que se revela como um “saltimbanco da vida – ou não fosse ela dada às artes do circo”, diz José Centeio.  

Ana Sofia Brito “tem mundo dentro dela, transporta consigo as experiências que viveu”, diz ainda o responsável pelos textos de opinião do 7MARGENS, e que “moldaram e moldam a sua forma de olhar o mundo”, dando voz a um outro mundo em que “a família, os amigos, o amor, os lugares, o encontro com a diferença, a proximidade com o outro, são marca de quem tudo quer sorver de um só trago, não vá a vida traí-la e deixar-lhe o vazio do não vivido ou da oportunidade perdida”.

Este é o segundo livro de diferentes autoras que inclui crónicas do 7MARGENS. Sara Jona Laísse, colaboradora moçambicana do nosso jornal, publicou há um ano o livro Entre Margens, que recolhe crónicas suas, a maior parte das quais foram aqui publicadas.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência

Esta terça-feira, 7 outubro

“Sem trabalho digno não há vida digna”: Movimento de Trabalhadores Cristãos dinamiza videoconferência novidade

A Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos assinala esta terça-feira, 7 de outubro, o Dia Mundial pelo Trabalho Digno com uma videoconferência sobre “Trabalho Digno/Código Laboral”. A sessão, com início marcado para as 21h00 e de participação livre, terá como oradores Mafalda Troncho, diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho em Portugal, e Ulisses Garrido, sociólogo e especialista em relações laborais.

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur

[Entre Margens]

Um 7 de Outubro por Delphine Horvilleur novidade

Não sei se a carta de «calorosas felicitações» do Secretário-Geral da ONU ao Presidente do Irão, por ocasião da celebração do bonito Dia Nacional da Revolução Islâmica compara bem com a sua tentativa de contextualização histórica do ataque terrorista de 7 de Outubro de 2023, perpetrado pelo Hamas. Mas recorda-me um título e um autor. [Texto de João Santos].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This