Papa já recebeu

Um livro do geral dos jesuítas para fazer perguntas sobre Deus e sobre o mundo

| 27 Mai 2021

A versão espanhola de A Caminho com Inácio foi apresentada ao Papa Francisco, ele próprio um jesuíta, no dia 3 de Maio. Foto: Direitos reservados.

 

“Para que a vida religiosa possa continuar a caminhar com ar fresco de profecia, não pode deixar de procurar. Não se pode cansar de fazer perguntas profundas sobre o mundo, sobre Deus, sobre a sua vida e missão”, escreve a irmã Jolanta Kafka, presidente da União Internacional de Superioras Gerais, no prólogo do livro A Caminho com Inácio, que reproduz um conjunto de entrevistas dadas pelo actual superior geral dos jesuítas, padre Arturo Sosa, ao jornalista espanhol Darío Menor, correspondente de vários média em Roma.

O livro surge a propósito da celebração dos 500 anos da conversão do fundador da Companhia de Jesus, cujo início se assinalou no passado dia 20, conforme o 7MARGENS recordou.

A apresentação da edição portuguesa (há já edições em espanhol, italiano, inglês e francês e em breve será editado em tâmil, vietnamita, polaco, holandês e árabe) decorre esta sexta-feira, 28, às 18h30, nos claustros da Universidade de Évora, e será transmitida em directo pelo Ponto SJ, portal dos jesuítas em Portugal. Contará com a presença do actual responsável máximo em Portugal, o padre Miguel Almeida.

A Caminho com Inácio – a capa da edição portuguesa.

“Recordar a conversão de Santo Inácio pode ser motivo suficiente e luz para a vida religiosa em geral, para que possamos conversar, uma vez mais, sobre a nossa presença e missão na Igreja e no mundo”, escreve Jolanta Kafka no prólogo citado. “O desejo grande de Deus, de achar a sua vontade, de o seguir e de o servir foi o norte de Inácio e da vida religiosa, desde os seus inícios; começando pelo monaquismo e chegando até às tão numerosas e tão diversas formas de consagração que existem. Cada novo carisma nasce a partir duma experiência fundante semelhante: a abertura incondicional a Deus, o despojamento interior, escutando-o e buscando-o. Não foi a ‘busca de Deus’, quaerere Deum, o modo como chamavam à vida consagrada, nos seus começos?”

O livro, como explica o próprio padre Arturo Sosa, apresenta as suas reflexões “sobre o mundo de hoje, a Igreja e a Companhia de Jesus” e pretende ser um convite a percorrer “o caminho da aventura de ser cristão neste mundo em mudança”. Entre outros, passam por ele temas como a renovação da Igreja, a actualidade da Companhia de Jesus, a opção pelos mais pobres e descartados do mundo, o acompanhamento dos jovens, a educação jesuíta como fonte de libertação e esperança e o despertar para os problemas ambientais da Casa Comum.

A versão espanhola de A Caminho com Inácio foi apresentada ao Papa Francisco, ele próprio um jesuíta, no dia 3 de Maio.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This