Tempo da Criação

34 dias para cuidar da casa que é de todos

| 1 Set 2021

Começa esta quarta-feira, 1 de setembro, o Tempo da Criação: a celebração anual de oração e ação pela “casa comum”, em que as Igrejas cristãs de todo o mundo se unem para rezar pela criação de Deus e dinamizar ações concretas para promover a sua proteção. Este tempo especial inicia-se com uma oração ecuménica internacional e termina a 4 de outubro, festa de S. Francisco de Assis, padroeiro da ecologia.

A oração desta quarta-feira será transmitida online e poderá ser acompanhada através do canal de Youtube da iniciativa, às 12 horas de Lisboa. Subordinado ao tema “Uma casa para todos? Renovando o oikos de Deus”, este será o primeiro de muitos eventos a nível internacional e local previstos para as próximas semanas.

Associado ao tema, o símbolo do Tempo da Criação deste ano é a tenda de Abraão, que pretende representar o compromisso dos cristãos com a salvaguarda de um lugar para todos os que partilham a casa comum, à semelhança do que Abraão fez no Livro do Génesis. Assim, todos os cristãos são convidados a colocar a “tenda de Abraão” num jardim local como sinal de hospitalidade para com os excluídos, e a mesma tenda pode também ser usada nas liturgias ou outros eventos ao longo do Tempo da Criação.

A lista de eventos está disponível no site da iniciativa, bem como inúmeros materiais de apoio à reflexão e oração durante este tempo. Em Portugal, a Rede Cuidar da Casa Comum está a organizar um grande encontro, que terá lugar no dia 19 de setembro em Palmela, e onde será debatido o memorando de entendimento para o desenvolvimento do programa Eco-Igrejas Portugal, assinado no passado mês de junho por diversas Igrejas Cristãs nacionais.

O Tempo da Criação teve início em 1989 com o reconhecimento do Dia de Oração pela Criação por parte do Patriarcado Ecuménico. Em 2015, poucos meses depois de publicar sua encíclica Laudato si’  sobre o cuidado da nossa casa comum, o Papa Francisco acrescentou formalmente o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação ao calendário católico. Em 2019, convidou oficialmente os católicos a celebrarem o período completo desta iniciativa.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Irritações e sol na cara

Irritações e sol na cara novidade

“Todos os dias têm muito para correr mal, sim. Mas pode-se passar pela vida irritado? Apitos e palavras desagradáveis, respirações impacientes, sempre com o “não posso mais” na boca.” – A crónica de Inês Patrício, a partir de Berlim

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This