Projeto de promoção social e espiritual

Um mosteiro está a nascer no alto de uma montanha de Timor-Leste

| 14 Set 2023

Saburai, Timor Leste, onde está a ser construído um mosteiro. Foto Missionários dos Pobres

O mosteiro está literalmente a erguer-se “por entre as nuvens que, muitas vezes, cobrem a pequena comunidade de Saburai, perto do pico de uma montanha de 1600 metros na cordilheira ocidental do país”. Foto © Missionários dos Pobres.

 

Mediante a iniciativa dos Missionários dos Pobres, o apoio da comunidade timorense e os donativos, competências e voluntariado de membros de comunidades paroquiais australianas, um mosteiro está a nascer no alto de uma montanha de Timor-Leste e, com ele, um projeto de promoção social e espiritual.

A reportagem do caso vinha publicada na última terça-feira, 12, no jornal australiano The Catholic Leader, com autoria de Mark Bowling.  Ele conta que o mosteiro está literalmente a erguer-se “por entre as nuvens que, muitas vezes, cobrem a pequena comunidade de Saburai, perto do pico de uma montanha de 1600 metros na cordilheira ocidental do país”.

A comunidade, instalada num território a cerca de 960 metros, vive em condições de pobreza, sem infraestruturas de eletricidade e água corrente. Várias das famílias habitam casas cobertas com colmo.

A esta zona chegaram, em 2015, os Missionários dos Pobres, um instituto monástico fundado no início dos anos 80 do século passado, que visam estar presentes e testemunhar o evangelho entre os mais pobres dos pobres. Estão presentes sobretudo em países asiáticos, mas também africanos e nos Estados Unidos da América.

Para Timor-Leste foram chamados pelo bispo de Díli, para “oferecer apoio material e espiritual às muitas famílias desfavorecidas e destituídas da região de Saburai, incluindo aldeões abandonados pelas suas famílias, por sofrerem de lepra”.

A mais de 3.500 quilómetros fica a cidade de Brisbane, na costa leste do continente australiano. Nos arredores da cidade, na zona norte, fica a paróquia de S. Bento, que pertence a Mango Hill . A sul, em Victoria Point situa-se a paróquia dedicada a Santa Rita. Estes são lugares de onde têm surgido voluntários, que juntam donativos que os missionários levam para Saburai. Mas também há pessoas que se voluntariam para ir para Timor-leste ajudar naquilo para que têm competência.

Saburai - Timor Leste - mapa

À zona de Saburai chegaram, em 2015, os Missionários dos Pobres, um instituto monástico fundado no início dos anos 80 do século passado.

 

Os irmãos missionários usam as profissões e conhecimentos que tinham antes de optarem pela vida religiosa para lançarem projetos e iniciativas que contribuam para o desenvolvimento da comunidade de Saburai.  Por exemplo, a construção do mosteiro, que tem conclusão prevista para o final de 2024, levou-os a recrutar residentes locais para a construção, proporcionando-lhes trabalho e aprendizagem de técnicas de construção. Concomitantemente, aprenderam a explorar uma pedreira e a preparar a pedra.

Noutros projetos, os missionários trabalham com os locais, incentivando a diversificação de culturas, de forma a poderem oferecer uma maior variedade de produtos agrícolas produzidos na localidade.

Isso torna-se possível com o contributo de técnicos voluntários que apoiam os missionários e vêm trabalhar com a comunidade por alguns períodos. A reportagem do Catholic Leader dá a voz a Tony Harris que, com outros companheiros da zona de Brisbane trazem bens alimentares, medicamentos e roupa de cama. Ele é especialista em canalização de água e tem estado a trabalhar nas condutas de agua de uma nascente até ao mosteiro. Para ele, “o projeto está a ajudar toda a economia, assim como a enriquecer a vida espiritual.”

Por sua vez, a médica Helen Sadumiano, que reside em Mango Hill, tem feito rastreios de saúde numa cabana da comunidade, além de tratar de doentes. “É muito básico. Não há qualquer infraestrutura”, disse ela. Alguns aldeões caminham várias horas para vir a uma consulta. “Alguns deles eram pele e osso”, disse ela.

 

Saburai, Timor Leste, onde está a ser construído um mosteiro. Foto Missionários dos Pobres (1)

Uma médica que reside em Mango Hill tem feito rastreios de saúde numa cabana da comunidade, além de tratar de doentes. Foto © Missionários dos Pobres.

 

O mosteiro de Saburai inclui uma capela, dormitórios e uma clínica. Quando concluído, poderá acolher até 50 seminaristas. No dizer do repórter, será “um santuário contemplativo para estudo e crescimento espiritual, bem como uma base para o apoio dos Missionários às aldeias de montanha”.

Tony Harris sublinha que, já na fase de construção, “o projeto está a ajudar toda a economia, bem como a enriquecer a vida espiritual.”

 

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática

Encontro da Rede Cuidar da Casa Comum

Um dia para conhecer a ecologia integral e aprender a pô-la em prática novidade

Porque o Planeta é de todos e todos são chamados a cuidar dele, a REDE Cuidar da Casa Comum vai realizar, no próximo dia 30, o encontro nacional “Também Somos Terra”, para o qual convida… todos. O evento terá lugar no Seminário de Leiria e será uma oportunidade para conhecer melhor o conceito de ecologia integral, em particular na vertente da economia social e desenvolvimento comunitário.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU

Perseguição dura há 44 anos

Comunidade Bahá’i denuncia “hipocrisia” e “desrespeito” do Presidente iraniano na ONU novidade

Quem ouvir o discurso que o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, fez na semana passada na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, mostrando o Alcorão, defendendo a igualdade e apelando ao respeito pelas religiões em todo o mundo e à não violência, poderá ser levado a pensar que o pais está finalmente no bom caminho quanto ao respeito pelas minorias religiosas. Infelizmente, não é o caso, alerta a Comunidade Bahá’i Internacional (BIC, na sigla inglesa), para quem “a hipocrisia de tirar o fôlego do governo iraniano deve ser denunciada. Se o governo iraniano acredita que todas as pessoas são iguais, porque tem perseguido sistematicamente a comunidade bahá’í do Irão durante os últimos 44 anos?”, questionam.

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar

Os estragos do padre Rupnik (2)

Comunidade Loyola: um sistema montado para vigiar, punir e abusar novidade

A existência canónica da Comunidade Loyola é reconhecida em 1994, mas nessa altura havia já um percurso de cerca de dez anos atribulados em que se combinam a busca do carisma, a adesão de mulheres, umas mais entusiasmadas do que outras, e uma prática de abusos espirituais e sexuais por parte daquele que fez as vezes da superiora – o padre jesuíta esloveno Marko Ivan Rupnik.

Jornalistas e organizações de ajuda humanitária impedidos de atuar na Líbia

Amnistia Internacional denuncia

Jornalistas e organizações de ajuda humanitária impedidos de atuar na Líbia novidade

A Amnistia Internacional (AI) apelou esta segunda-feira, 25 de setembro, para que as Forças Armadas Árabes da Líbia (LAAF) – grupo que controla o leste do país, incluindo a cidade de Derna, devastada pelas cheias – “levantem imediatamente todas as restrições indevidas impostas aos meios de comunicação social e procedam à facilitação de ajuda humanitária a todas as comunidades afetadas” na região.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This