Um novo centro médico, prenda de Natal do Papa aos pobres e sem-abrigo de Roma

Foto © Vatican News
O Papa Francisco anunciou no sábado, 22 de dezembro, a abertura de um novo centro médico no Vaticano, destinado a prestar serviços de emergência e primeiros-socorros aos pobres e sem-abrigo que precisarem de cuidados de saúde. De acordo com um comunicado da Santa Sé, o espaço é um presente do Papa, na época natalícia, aos mais desfavorecidos, e surge na sequência de outros serviços para as pessoas sem-abrigo que circulam na zona, como duches públicos e uma barbearia solidária.
O novo centro “Mãe da Misericórdia” acabou de ser construído recentemente e localiza-se na Praça de São Pedro, no local de um antigo posto dos correios do Vaticano. Substitui o centro de São Martinho, inaugurado em 2016.
A clínica será gerida em conjunto pelo Governo do Vaticano e pelo gabinete de serviços de saúde do Vaticano. Conta com três quartos separados para visitas médicas, um gabinete para o diretor da clínica, duas casas de banho e uma sala de espera. Os quartos terão novos equipamentos e máquinas para possibilitar os primeiros exames médicos e análises.
Além de serviços básicos para as pessoas sem-abrigo, que se realizarão à segunda, quinta e sábado, é também propósito do centro ajudar os peregrinos que precisam de assistência médica durante acontecimentos na praça ou audiências papais.
O serviço do novo centro médico será realizado por especialistas médicos voluntários e pessoal de saúde da Santa Sé e da Universidade de Roma-Tor Vergata, bem como por voluntários da Associação de Medicina Solidária e da Associação Italiana de Podólogos. Além disso, o centro de saúde promoverá a formação de estudantes e pós-graduados da Faculdade de Medicina de Tor Vergata.
Desde que Francisco é Papa tem feito um grande esforço para promover diversas iniciativas em favor dos mais necessitados e sem-abrigo que circulam na zona de São Pedro, convidando-os a assistir a concertos, oferecendo visitas guiadas aos Museus do Vaticano, organizando almoços e melhorando os serviços médicos e de higiene nas redondezas. Também no último Dia Mundial dos Pobres, 18 de novembro, um centro médico ambulatório foi colocado na Praça de S. Pedro, permitindo que todos os que precisassem fizessem avaliações médicas gratuitas.
Breves
Boas notícias

Revisão da lei aprovada
“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel
Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.
Outras margens
Cultura e artes
Com o apoio da Igreja Ortodoxa Russa
Putin envia cópia de ícones para a frente de guerra
O Presidente Putin decidiu investir perto de um milhão de euros para reproduzir os ícones russos mais sagrados existentes no Museu Rublev e enviar as cópias para as cidades ucranianas do Donetz e da região de Mariupol com o objetivo de reforçar o cunho religioso que a Igreja Ortodoxa Russa vem desde o início conferindo à guerra de invasão da Ucrânia.
Oitava edição a 9 de junho
“A Longa Noite das Igrejas” enche de manifestações artísticas os lugares de cultos italianos
A oitava edição de “A Longa Noite das Igrejas” terá lugar em Itália na próxima sexta-feira, dia 9 de junho, abrindo durante a tarde e toda a noite, lugares de culto católicos, valdenses e metodistas, para concertos, espetáculos, leituras, visitas guiadas e outras atividades culturais, todas gratuitas.
Concertos em Cascais, Arouca e Porto
Da favela para a JMJ: orquestra social Maré do Amanhã estreia-se em Portugal
A orquestra Maré do Amanhã vem do outro lado do atlântico para atuar pela primeira vez em Portugal, mas é aqui que, desde sempre, tem as suas raízes fundadas. O seu diretor, Carlos Eduardo Prazeres, é filho do maestro português Armando Prazeres, sequestrado e assassinado na favela da Maré (Rio de Janeiro), em 1999. Onze anos depois, Carlos decidiu levar às crianças daquele local instrumentos musicais em vez de armas e criou a orquestra social que se apresentará em breve em várias cidades do nosso país, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.
Cristina Inogés na Feira do Livro de Lisboa
As mulheres do monge Thomas Merton – incluindo M., o amor da sua vida
Pode um monge ter muitas mulheres na sua vida? O livro A Sinfonia Feminina (Incompleta) de Thomas Merton, da autoria da teóloga espanhola Cristina Inogés Sanz, colaboradora do 7MARGENS, acaba de ser publicado pela Paulinas Editora e será neste domingo apresentado na Feira do Livro de Lisboa (Praça Amarela, 19h), com a presença da autora.
Pessoas

Entrevista "A Lista do Padre Carreira"
Andrea Riccardi: “O que mais me abalou foi o silêncio de Pio XII depois da Guerra”
O atraso na abertura dos arquivos do Vaticano relativos ao pontificado do Papa Pio XII e da Segunda Guerra Mundial “prejudicou o conhecimento da realidade”, diz o historiador Andrea Riccardi. Os silêncios de Pacelli foram uma escolha para evitar males maiores, diz, mas o que não compreende é o silêncio de Pio XII depois da Guerra, sobre o antissemitismo.
Sete Partidas
A minha vida daria um livro
Há dias, apanhei o Uber de Copacabana para a Barra Da Tijuca – para quem não conhece o percurso, posso esclarecer que demora, dependendo do trânsito, aproximadamente uma hora. O condutor, para quebrar o silêncio da demorada viagem, perguntou que exposição ou filme eu ia ver à Cidade das Artes; respondi-lhe que ia para a apresentação do meu livro na biblioteca do recinto.
Visto e Ouvido
Agenda
[ai1ec view=”agenda”]
Entre margens
Hildegarda de Bingen & livro Cânticos de Rothschild: narrar a Trindade segundo a criatividade feminina novidade
Nem mais! Vou solicitar o engenho criativo das mulheres para que narrarem o grande mistério que hoje celebramos na liturgia. Após a ‘queima dos medos’ e as ‘inaugurações’ pelo Pentecostes, a solenidade da Santíssima Trindade reabre-nos, na nona semana, para dar continuidade ao tempo comum. — um texto de Joaquim Félix
O Espírito Santo protagonista da missão
Falar sobre o Espírito Santo não é fácil; contudo, há muitas maneiras de o abordar. Há abordagens muito interessantes sobre as quais vale a pena debruçarmo-nos. Depois, há abordagens muitos simplistas e com uma linguagem demasiadamente piedosa que acaba por empobrecer o que é o Espírito Santo e o que Ele faz nos cristãos e na vida da Igreja.
Sentido de missão ou imperioso apelo ao indevido destaque
Muito recentemente estava a enviar uma nota biográfica – curricular resumida para facilitar a minha apresentação, pelo moderador, numas jornadas de saúde mental e dei por mim, no fim de tudo, a acrescentar – não tem redes sociais. E, sim, fi-lo pela primeira vez num registo oficial ou que virá a ser público. Como preferirem.