Curso de Doutrina Social

Um olhar sobre o sonho do Papa nas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti

| 21 Fev 2023

papa francisco durante audiencia, dezembro 2022, foto vatican media

O Papa Francisco (aqui, numa audiência, em dezembro de 2022) sonha “fazer renascer, entre todos, um anseio mundial de fraternidade”. Foto © Vatican Media.

 

A Escola de Leigos do Patriarcado de Lisboa está a promover um curso sobre doutrina social da Igreja, centrado nas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti, do Papa Francisco. Iniciado a 13 de fevereiro, o curso tem ainda inscrições abertas e é da responsabilidade de Eugénio da Fonseca, realizando-se por videoconferência e decorrendo até 15 de junho.

Como se antecipa num texto de apresentação do curso, “no n.º 8 da Fratelli Tutti o Papa Francisco desafia-nos a um sonho que traduz bem um dos grandes desafios a que temos de responder, enquanto humanidade, no momento histórico que estamos a viver”, que é o de que, “neste tempo que nos cabe viver, reconhecendo a dignidade de cada pessoa humana, possamos fazer renascer, entre todos, um anseio mundial de fraternidade”. 

É “olhar para esse sonho, que aparece bem delineado nas Encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti”, que este curso se propõe proporcionar aos alunos.

“Começaremos por enquadrar esses textos naquilo a que me atrevo a chamar o ‘ecossistema de Francisco’. Dedicaremos depois um tempo a conhecê-los, cruzando-os também com outros textos que possam ajudar à sua melhor compreensão. Finalmente procuraremos identificar que ações concretas poderemos desenvolver, enquanto cristãos e enquanto membros de comunidades cristãs, de modo a podermos ser também protagonistas deste sonho”, descreve Eugénio da Fonseca.

Decorrendo às segundas-feiras, até 15 de junho, o curso é ministrado via zoom, com a duração de uma hora e 15 minutos cada aula.

O cartaz da iniciativa

O cartaz da iniciativa.

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe

Nove dias após a sua morte numa prisão russa

Corpo de Alexei Navalny já foi entregue à mãe novidade

O corpo do líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi entregue à sua mãe, informou ontem, sábado, Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anti-Corrupção de Navalny e um dos seus principais assessores na sua conta de Telegram. O responsável agradeceu a “todos” os que apelaram às autoridades russas para que devolvessem o corpo de Navalny à sua mãe, citado pela Associated Press.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos

Como preparação para a segunda sessão do Sínodo

Bispos católicos belgas vão debater sacerdotes casados e mulheres diáconos novidade

Os bispos católicos da Bélgica enviaram às dioceses e comunidades locais do seu país uma carta no dia 16 de fevereiro sugerindo a reflexão sobre dois temas ministeriais, a ordenação sacerdotal de homens casados e a instituição de mulheres diaconisas, como forma de preparação dos trabalhos da segunda sessão do Sínodo dos Bispos, que decorrerá em Roma em outubro próximo.

Cristo Cachorro, versão 2024

Cristo Cachorro, versão 2024 novidade

Invejo de morte a paixão que os cartazes da Semana Santa de Sevilha conseguem despertar. Os sevilhanos importam-se com a sua cidade, as festas e com a imagem que o cartaz projecta, se bem que com o seu quê de possessivo, mas bem melhor que a apatia. Não fossem frases como “É absolutamente uma vergonha e uma aberração” e as missas de desagravo e o quadro cartaz deste ano teria passado ao lado.

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

7MARGENS antecipa estudo

“As estatísticas oficiais subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia Cáritas

Ao basear-se em inquéritos junto das famílias, as estatísticas oficiais em Portugal não captam as situações daqueles que não vivem em residências habituais, como as pessoas em situação de sem-abrigo, por exemplo. E é por isso que “subestimam a magnitude da pobreza e exclusão em Portugal”, denuncia a Cáritas Portuguesa na introdução ao seu mais recente estudo, que será apresentado na próxima terça-feira, 27 de fevereiro, na Universidade Católica Portuguesa do Porto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This