Poesia de Fernando Echevarría

Um persistente exercício espiritual

| 7 Mai 2023

A capa do livro Via Analítica.

A capa do livro Via Analítica.

A poesia busca, nas suas poucas palavras, ensinar a atenção ao presente, ao mundo e ao quotidiano tal como estes se nos apresentam, antes ainda de os avaliarmos, julgarmos ou definirmos. É uma abertura que procura silenciar as distrações de que nos valemos ou as notícias por onde nos dispersamos. É neste caminho que Fernando Echevarría nos convida a colocar os nossos passos. Nascido em 1929 (e tendo morrido em Outubro de 2021, no Porto), com um percurso na filosofia e na teologia, na resistência política e no ensino da língua portuguesa, a extensa obra poética de Echevarría conta com numerosos prémios e distinções, não obstante a vida discreta do autor. 

Em Via Analítica, o poeta continua o seu percurso insistente, em ritmo diário ou similar, pela língua, pelo sentido e pelas palavras que lhe permitam manter abertos os sentidos para o mistério. Numa escrita rigorosa – em que cada palavra nos surge bem medida –, calma e pensante, Echevarría transita os caminhos que, na sua vida, o conduzem na sua busca crente e orante do Mistério: a língua, o estudo, o silêncio, os sentidos, a música, a reflexão. 

A experiência espiritual não surge aqui como algo espontâneo ou fugaz, comum hoje a tantas propostas: resulta, sim, de um exercício persistente, quase árido, em que a repetição dos conceitos se une à mensagem que pode advir de um nevoeiro ou de um retiro, de um sossego marcado pelo compasso do relógio. O leitor que aceitar o difícil e fecundo convite à escuta e leitura de Via Analítica colocar-se-á num caminho orante de profundidade, com o desejo de «ir construindo um espaço / onde fosse possível erguer uma / inteligência que sofresse o espanto».

Via Analítica
Autor: Fernando Echevarría
Edição: Afrontamento
536 págs, 22 €

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This