Fundação AIS promove #RedWeek

Um relatório, igrejas de vermelho, vigílias e missas para lembrar e ajudar os cristãos perseguidos

| 14 Nov 2022

cristo redentor iluminado de vermelho na iniciativa #RedWeek da Fundação AIS Foto c ACN

A iniciativa remonta a 2015, quando o escritório brasileiro da AIS iluminou de vermelho o monumento do Cristo Redentor para chamar a atenção para a perseguição aos cristãos no Iraque. Foto © ACN.

 

De 16 a 23 de novembro, em Portugal e em inúmeros países onde a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) está representada, irão decorrer iniciativas que visam sensibilizar a opinião pública para a situação dos cristãos que são vítimas de intolerância religiosa. Entre elas, destaca-se a apresentação do Relatório “Perseguidos e esquecidos?”, um estudo produzido pela fundação de dois em dois anos, que dá conta da evolução da violência contra a comunidade cristã em todo o mundo.

Além da apresentação do relatório (que acontecerá na Câmara do Parlamento Britânico, em Londres, esta quarta-feira, 16 de novembro), centenas de igrejas e monumentos vão ser iluminados de vermelho em algumas das principais cidades do planeta. Trata-se da campanha #RedWeek (em português, “semana vermelha”), em sinal da violência e do martírio que as comunidades cristãs sofrem em várias regiões do globo, avança o Vatican News.

A iniciativa remonta a 2015, quando o escritório brasileiro da AIS iluminou de vermelho o monumento do Cristo Redentor para chamar a atenção para a perseguição aos cristãos no Iraque.

Este ano, a fundação pontifícia recomenda que as igrejas permaneçam iluminadas de vermelho apenas por breves períodos de tempo, ou substituam a iluminação pelo badalar de sinos, a fim de economizar energia.

Também na quarta-feira, 16 de novembro, será celebrada uma missa na Igreja de São Carlos Borromeo, em Viena. Até agora, pelo menos 94 igrejas austríacas confirmaram a sua adesão à iniciativa, acendendo luzes vermelhas ou realizando eventos de oração.

Na América do Sul, a Fundação AIS Colômbia convidou a irmã Gloria Narvaéz, uma religiosa que foi prisioneira de terroristas islâmicos durante cinco anos, para partilhar a sua experiência em Bogotá e Medellín.

O Reino Unido preparou uma grande variedade de eventos tanto em Inglaterra quanto na Escócia, incluindo a iniciativa Taste of Home, onde amigos e familiares se reunirão para partilhar uma refeição tradicional de um dos países onde os cristãos são perseguidos e contar histórias sobre a Igreja que sofre, rezar e arrecadar fundos para apoiar os refugiados.

Em França, os sinos tocarão numa centena de igrejas em todo o país, e será realizada uma mesa redonda no dia 22 de novembro no Colégio Bernardino de Paris, seguida de uma vigília de oração noturna em Montmartre no dia 23, com o testemunho do arcebispo Ndagoso de Kaduna, Nigéria.

A AIS Alemanha convidou pessoas do Iraque, Nigéria e Paquistão para dar testemunho nas catedrais de Regensburg, Mainz e Augsburg, entre outras. No total, sessenta paróquias alemãs já confirmaram a sua participação na #RedWeek.

Em Portugal, diversas paróquias já se associaram a esta iniciativa, nomeadamente a Ramada, em Odivelas, e a Basílica dos Congregados, em Braga. Também será iluminado de vermelho o Monumento ao Cristo Rei, em Almada, onde no dia 16 de novembro., pelas 16h30, será rezado o terço, seguido de celebração da missa.

 

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta

O “caso” frei Bernardo de Vasconcelos: 100 anos da sua vocação monacal e uma carta novidade

Vem isto a propósito de uma efeméride que concerne o jovem Frei Bernardo de Vasconcelos (1902-1932), monge poeta a quem os colegas de Coimbra amavam chamar “o Bernardo do Marvão”, nome pelo qual era conhecido nas vestes de bardo, natural de São Romão do Corgo, em Celorico de Basto, Arquidiocese de Braga, que a Igreja declarou Venerável e que, se Deus quiser (e quando quiser), será beatificado e canonizado. (Pe Mário Rui de Oliveira)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Livro de Josué já tem nova tradução

Texto provisório online

Livro de Josué já tem nova tradução novidade

A Comissão da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que coordena a nova tradução da Bíblia acaba de disponibilizar online a proposta de tradução do Livro de Josué, encontrando-se agora aberta a sugestões e contributos dos leitores, “em ordem ao melhoramento da compreensibilidade do texto”.

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado

Encontro em Pemba

KAICIID reúne líderes religiosos e comunitários para promover paz em Cabo Delgado novidade

O Centro Internacional de Diálogo – KAICIID, com sede em Lisboa, dinamizou no final da semana passada um encontro de “sensibilização inter-religiosa” em Pemba (capital da província de Cabo Delgado, Moçambique), no qual reuniu membros das comunidades locais, líderes religiosos e organizações da sociedade civil. Deste encontro saíram compromissos a curto e longo prazo de promoção do “diálogo entre líderes religiosos e decisores políticos como ferramenta de prevenção de conflitos” naquela região.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This