AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Iniciativa também no Porto

Um tempo de oração para salvar a vida na terra

| 19/11/2023

não há tempo para esperar

Não há tempo para esperar, nem plano B. Foto: Direitos reservados.

 

Em resposta aos apelos do Papa Francisco para que na COP28 se chegue a um acordo para limitar o aquecimento global, o Metanoia – Movimento Católico de Profissionais, do Porto, e o CREU-IL – Centro de Encontro e Reflexão Universitário convocam todos que se lhes quiserem juntar para um tempo de oração e silêncio, intitulado “orar e agir para salvar a vida na terra”, que terá lugar no dia 24 de novembro, pelas 18h30, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Porto.

Aquelas duas associações associam-se, assim, à iniciativa que o grupo Cuidar da Casa Comum da paróquia lisboeta de Santa Isabel e a Rede Cuidar da Casa Comum levam a cabo no mesmo dia e à mesma hora, em Lisboa.

A 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) vai decorrer no Dubai entre 30 de novembro e 12 de dezembro com a participação de responsáveis políticos de todo mundo. O Papa Francisco discursará no dia 2 de dezembro, tendo pedido aos católicos de todo o mundo que rezem para que a conferência adote “políticas capazes de limitar as alterações climáticas, invertendo o modelo económico e os modos de vida que, segundo o Papa escreve na Exortação Apostólica Laudate Deum, nos estão a arruinar e a aproximar de um ponto de rutura”, lê-se no comunicado daquelas duas associações do Porto.

“Rezamos para que os responsáveis políticos reunidos no Dubai assumam ‘compromissos eficazes que possam ser monitorizados de forma permanente (…) e fórmulas vinculantes de transição energética que tenham três características: eficientes, vinculativas e facilmente monitoráveis, a fim de se iniciar um novo processo que seja drástico, intenso e possa contar com o empenho de todos’” escrevem o Metanoia do Porto e o CREU no comunicado que fizeram chegar à redação do 7MARGENS.

O texto termina afirmando: “Renovamos, também, o nosso compromisso com um modo de vida sóbrio, certos de que pelo nosso testemunho e intervenção cívica podemos contribuir para que as muitas correntes de águas vivas da justiça e da paz de Deus se tornem um poderoso rio por toda a Terra”.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This