Sondagem

Um terço dos russos aprova aliança entre Putin e a Igreja Ortodoxa

| 21 Out 2022

Putin e o patriarca Cirilo, no Kremlin, em novembro de 2021. Kremlin.ru, CC BY 4.0 , via Wikimedia Commons.

Putin e o patriarca Cirilo, no Kremlin, em novembro de 2021. Foto © Kremlin.ru, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons.

 

O Centro de Investigação da Opinião Pública da Rússia (VCIOM) concluiu que quase um terço dos russos considera positiva a relação entre a Igreja Ortodoxa Russa e o Estado. Outra terça parte, ao contrário, preferia que houvesse uma menor carga política no discurso do Patriarcado de Moscovo, avançou esta quinta-feira, 20, a revista Vida Nueva.

As conclusões foram tiradas com base em 1.600 entrevistas realizadas no passado dia 11 de agosto a cidadãos russos maiores de 18 anos.

Dos entrevistados, 12% afirmaram que a Igreja Ortodoxa Russa “não tem atualmente suficiente influência na vida da sociedade e do Estado e deveria participar mais ativamente na discussão ou solução de assuntos importantes para o país”.

Confrontando os resultados desta sondagem com estudos anteriores, a VCIOM destaca que as críticas ao governo diminuíram face ao início da invasão, passando de entre 18 a 25% no princípio do ano para 12% registados atualmente.

Ainda segundo este estudo, “o apoio público à operação militar especial na Ucrânia tem sido sempre elevado”, situando-se entre os 70 e 73% nos últimos seis meses.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Santa Eufémia: comer a marrã, pagar promessas e receber certificados

Lavandeira, Carrazeda de Ansiães

Santa Eufémia: comer a marrã, pagar promessas e receber certificados novidade

romaria em honra de Santa Eufémia, na aldeia de Lavandeira, em Carrazeda de Ansiães, carrega consigo inúmeros segredos. A festa só tem lugar em meados de setembro, mas foi agora objeto de um estudo publicado na Revista Memória Rural, do Museu da Memória Rural,  que recorda a tradição da carne de porco grelhada (a marrã), das promessas e dos certificados da missa celebrada pelo familiar defunto.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This