Clérigos e Misericórdia do Porto

Um “tesouro literário português” entregue à Biblioteca do Vaticano

| 23 Jun 2022

Manuscrito da "Tragédia Amorosa de Dona Inês de Castro", entregue pela Irmandade dos Clérigos e Santa Casa da Misericórdia do Porto à Biblioteca Apostólica do Vaticano. Foto: Direitos reservados.

O manuscrito da Tragédia Amorosa de Dona Inês de Castro, entregue à Biblioteca Apostólica do Vaticano. Foto: Direitos reservados.

 

O presidente da Irmandade dos Clérigos e o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto entregaram na Santa Sé um manuscrito da Tragédia Amorosa de Dona Inês de Castro, obra histórica do poeta quinhentista António Ferreira.

Numa nota enviada à Agência Ecclesia, as instituições destacam que a partir desta quarta-feira, 22 de Junho, quando se fez a entrega, o “tesouro literário português” fica “preservado” na secção portuguesa da “mais emblemática” biblioteca mundial, e “assegurado o importante elo” entre Portugal e a obra de António Ferreira (1528-1569), centrada na “tragédia em torno do amor entre o futuro Rei D. Pedro e a galega D. Inês de Castro”.

“A História de Portugal tem mais um volume de relevo presente na mais antiga biblioteca do mundo, após uma comitiva nacional, liderada pelo presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Manuel Fernando, e pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, ter levado ao Vaticano um manuscrito quinhentista da Tragédia Amorosa de Dona Inês de Castro.

O documento foi adquirido “há algumas semanas” pelas duas instituições da cidade do Porto, “num gesto que permite preservar a ligação a Portugal deste objecto valioso”, depois da obra de um dos “maiores poetas do classicismo renascentista de língua portuguesa”, ter sido adquirido “há algumas semanas num alfarrabista” no Porto.

A Irmandade dos Clérigos e a Santa Casa da Misericórdia do Porto assinalam que o manuscrito entregue à Biblioteca do Vaticano, que tem como responsável o cardeal português D. José Tolentino Mendonça, “estava a ser cobiçado no Reino Unido”.

“A decisão assegurou a manutenção do documento num local onde fica disponível para consulta, estudo e valorização”, destacam.

Responsáveis da Irmandade dos Clérigos e Santa Casa da Misericórdia do Porto com o cardeal José Tolentino Mendonça, no acto de entrega do manuscrito da "Tragédia Amorosa de Dona Inês de Castro" à Biblioteca Apostólica do Vaticano. Foto: Torre dos Clérigos.

O cardeal Tolentino Mendonça (ao centro) foi quem recebeu o manuscrito em nome da Biblioteca Apostólica do Vaticano. Foto: Torre dos Clérigos.

 

Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos

Contributos para o Sínodo (23)

Paróquia de Nossa Senhora da Hora: Ouvir os leigos na nomeação de padres e bispos novidade

Os leigos devem ser ouvidos nos processos de nomeação de párocos e de escolha dos bispos e a Igreja deve ter uma lógica de reparação da situação criada pelos abusos de menores. Evitar o clericalismo e converter os padres a uma Igreja minoritária, pobre, simples, dialogante, sinodal é outra das propostas do Conselho Paroquial de Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Hora (Matosinhos).

Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma

Saúde mental dos jovens: a urgência de um novo paradigma novidade

A saúde mental dos jovens tem-se vindo a tornar, aos poucos, num tema com particular relevância nas reflexões da sociedade hodierna, ainda que se verifique que estas possam, muitas das vezes, não resultar em concretizações visíveis e materializar em soluções para os problemas que afetam os membros desta mesma sociedade. A verdade é que, apesar de todos os esforços por parte dos profissionais de saúde e também das pessoas, toda a temática é, ainda, envolvida por uma “bolha de estigmas”, o que a transforma numa temática-tabu.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

De 1 a 31 de Julho

Helpo promove oficina de voluntariado internacional

  Encerram nesta sexta-feira, 24 de Junho, as inscrições para a Oficina de Voluntariado Internacional da Helpo, que decorre entre 1 e 3 de Julho. A iniciativa é aberta a quem se pretenda candidatar ao Programa de Voluntariado da Organização Não Governamental para...

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This