AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Subh, Música, Euskal Barrok Ensemble, Enrike Solinís, Al Andaluz

Músicas pela paz (7)

Uma escrava-rainha na corte do Al-Andaluz

| 15/11/2024

Sem qualquer intuito antológico, o 7MARGENS procurará chamar a atenção, nestes tempos, para músicos e músicas que traduzam a urgência da paz em relação a guerras e conflitos que persistem no mundo. Depois de um primeiro texto sobre a guerra da Ucrânia e um outro sobre o Afeganistão, publicámos também uma música que evoca o apelo de paz feito por muitas mães israelitas e palestinianas, uma recensão de um álbum pela paz no meio da guerra da palestiniana Haya Zaatry, que parecia antever os dias de hoje, e dois discos de Peter Gabriel. A guineense Fattú Djakité completa o leque dos discos já aqui trazidos.  

Por regra, esta rubrica é publicada pelo menos no dia 15 de cada mês. Os nossos leitores podem também sugerir músicas ou partes de obras musicais que possam traduzir a importância da paz, nomeadamente em regiões em conflito, podendo fazer acompanhar a sugestão de algum pequeno texto. 

Subh, Música, Euskal Barrok Ensemble, Enrike Solinís Como uma escrava se tornou rainha do califado de Córdova. Esta é a história que se conta neste disco do Euskal Barrok Ensemble, criado em Bilbau (País Basco) em 2006 e dirigido por Enrike Solinís. Subh era uma mulher basca, que terá sido feita escrava e foi levada para a capital do Al-Andaluz. Desde cedo, no entanto – conta-se na apresentação do disco – terá recebido uma educação literária e musical muito cuidada, o que lhe permitiu tornar-se uma escrava cantora (muganniya).

O califa do tempo (estamos na década de 960), Al-Hakam II, homem profundamente culto, que criou, no palácio de Córdova, a maior biblioteca do seu tempo, com 400 mil livros, ficou cativado por Subh. Em 962, ela deu à luz o seu primogénito e três anos depois Hisham, o que permitiu que ela passasse a ser reconhecida como ela umm-walad (literalmente: a mãe do filho), título atribuído às escravas que tinham tido filhos com o seu proprietário. Mas o facto de ser mãe do herdeiro tornou-a a favorita (haziya) do soberano de Al-Andaluz, confirmado pelo título honorífico de grã-mestra (al-sayyida al-kubra) que ela recebia.

Em 976, quando o califa morre, Subh fica com a missão de defender os direitos ao trono do seu filho Hisham. Mas anos antes o califa escolhera Ibn Abi Amir (o futuro Almançor) como intendente dos bens do seu filho, o que fez com que se iniciasse uma luta pela sucessão. Durante vinte anos, Subh dirigiu os assuntos de governo, mas, por ser mulher, não tinha poder sobre o exército – esse estava sob o controlo do futuro Almançor, o que lhe permitiria ascender ao poder em 996.

O texto de apresentação do disco acrescenta que esse facto pôs um ponto final num tempo “singular da história do califado, em que uma mulher, virando o seu destino do avesso, passou de escrava a rainha e governou o Al-Andaluz tomando as suas próprias decisões com grande inteligência e com um objectivo político claro: preservar a herança do seu filho, o califa Hisham, que, por falta de carácter ou por doença, não era capaz de governar sozinho ou de enfrentar o seu primeiro-ministro tirânico, como Subh ousou fazer”. Mais ainda: o poder desta mulher de origem escrava não é excepção no Al-Andaluz, pois em cinco gerações de emires e califas houve mães bascas, “razão pela qual quase todos eles eram louros e de olhos azuis, em resultado da sua herança materna”. E o próprio Almançor viria a desposar Abda, filha do rei Sancho II Abarka, de Pamplona.

A música acompanha esta história, que mescla diferentes inspirações – árabe, cristã, litúrgica – da música medieval. E se percebemos que sempre houve lutas pelo poder, conflitos, guerras de exércitos, a história de Subh diz-nos também que há muito que a história humana é feita igualmente de encontros entre diferentes povos e etnias, e que muitas mulheres sempre exerceram cargos de responsabilidade e governo. A conquista, os amores, os encontros e as lutas ouvem-se e deleitam-nos neste extraordinário percurso musical.

Título: Subh
Intérpretes: Euskal Barrok Ensemble; dir. Enrike Solinís
Disponível nas lojas e em plataformas digitais

(Este texto foi inicialmente publicado na edição de Novembro da revista Além-Mar, dos Missionários Combonianos)

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This