Neste novo episódio do podcast 7 Céus, publicado quando os muçulmanos acabam de comemorar o Eid al-Adha ou Festa do Sacrifício, escutamos um excerto do texto “Uma khutbah da Festa do Sacrifício”, da tradição islâmica.
Khutbah significa “sermão” e o Eid al-Adha é a segunda maior festa do Islão, recordando a obediência de Abraão, depois de Deus lhe pedir que sacrificasse o seu filho primogénito. Quando se preparava para abater o seu filho Ismael, Deus interveio e disse que o recompensaria. Foi então que o anjo Gabriel trouxe um carneiro dos céus e o ofereceu ao profeta Abraão para que sacrificasse o animal no lugar de seu filho.
Normalmente, as pessoas mais abastadas abatem nesta altura um animal para comer, como um boi, camelo, ou carneiro. Esta carne é conhecida como Qurbani e é dividida com os mais pobres.
A festa coincide com o final do Hajj, a peregrinação obrigatória que os muçulmanos devem realizar a Meca pelo menos uma vez na vida.

“Ó crentes, assim falou o Profeta, e que a misericórdia e a paz de Deus estejam com ele: sacrificai a vítima com as vossas
próprias mãos.” Foto © Artimas.
O podcast 7 Céus é editado pelo jornal digital 7MARGENS.
VOZES: Clara Raimundo (introdução), Gonçalo Rodrigues (oração)
ORAÇÃO: excerto do texto “Uma khutbah da Festa do Sacrifício”
Todos os textos lidos neste podcast foram publicados no livro “A Oração dos Homens – Uma Antologia das Tradições Espirituais”, com apresentação, seleção e tradução de Armando Silva Carvalho e José Tolentino Mendonça, editado pela Porto Editora/Assírio & Alvim (2006), que autorizou ao 7MARGENS a reprodução dos mesmos.
MÚSICAS:
O mar, do álbum Ao Teu Sopro – grupo Laetare (Introdução)
Faith at the Morning Dawn · Amri Kiertean · Marco Rinaldo ℗ 2022 Feelosophy Entertainment Ltd.(Oração)
IMAGEM: Direitos reservados.
O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativo: https://setemargens.com/apoie-o-7-margens/
Inscreva-se para receber a nossa newsletter: https://bit.ly/3qH8gYv
Sugira a uma pessoa amiga que subscreva a nossa newsletter: https://bit.ly/3qH8gYv
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos: setemargens@setemargens.com