Consagrada pela Igreja Luterana

Uma palestiniana é a primeira mulher ordenada na Terra Santa

| 23 Jan 2023

sally azar, primeira mulher pastora na terra santa, FOTO LWF/ @albinhillert

Sally, 26 anos, estudou Teologia no Líbano e na Alemanha e decidiu seguir as pisadas do seu pai, o bispo Sani Azar, tendo sido o próprio a presidir à celebração. Foto © LWF/ Albin Hillert.

 

Foram precisos cerca de dois mil anos para que, em Jerusalém, berço do cristianismo, uma mulher recebesse a ordenação sacerdotal. Trata-se de Sally Azar, que este domingo, 22 de janeiro, foi consagrada pela Igreja Evangélica Luterana da Jordânia e Terra Santa, tornando-se assim na primeira mulher palestiniana pastora na região e na quinta a ser ordenada em todo o Médio Oriente, juntando-se a três pastoras já ordenadas no Líbano e uma na Síria.

“Espero que a minha ordenação inspire outras mulheres a estudar Teologia”, afirmou a jovem pastora, citada pela revista Vida Nueva. “Que muitas raparigas e mulheres saibam que isto é possível e que outras mulheres de outras Igrejas se unam a nós. Sei que levará muito tempo, mas será emocionante se isto mudar na Palestina”, acrescentou. Sally, 26 anos, estudou Teologia no Líbano e na Alemanha e decidiu seguir as pisadas do seu pai, o bispo Sani Azar, tendo sido o próprio a presidir à celebração.

Para o Conselho de Igrejas do Médio Oriente, esta ordenação representa “um passo em frente no caminho em direção à justiça de género na Igreja, na comunidade e no país”. Também o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) se congratulou com o sucedido, afirmando que se trata de “um marco histórico para a Igreja Evangélica Luterana da Jordânia e Terra Santa, e para todos os cristãos na Palestina”. Numa carta de felicitações, o secretário-geral do CMI , Jerry Pillay, expressou a importância do exemplo de Sally Azar: “Para nós, és uma filha, uma irmã, mas também uma mentora, uma líder a contribuir para a vida e missão das nossas igrejas”, escreveu.

A cerimónia foi precedida de uma procissão pelas ruas de Jerusalém, em que Azar diz ter sentido a emoção e o apoio das centenas de pessoas presentes. A partir desta segunda-feira, 23, é ela a responsável por dirigir a comunidade de língua inglesa da Igreja do Redentor, na Cidade Velha de Jerusalém, a poucos metros da Igreja do Santo Sepulcro.

Segundo dados estatísticos citados pelo jornal Religión Digital, o número de cristãos na Cisjordãnia e Faixa de Gaza rondava os 47 mil em 2017. A maioria dos palestinianos cristãos pertencem a denominações que não permitem a ordenação sacerdotal de mulheres. Se considerarmos a Palestina e Israel, os cristãos são perto de 180 mil, representando pouco mais de 1% da população total de ambos os territórios. Em 1967, correspondiam a 12% e, em 1948 (antes da fundação do Estado de Israel) eram mais de 25%, adianta o mesmo jornal.

 

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano

Irmã Seli Thomas

A freira que quer mobilizar 100 mil religiosas na luta contra o tráfico humano novidade

“Mais de 100 mil religiosas estão na Índia. (…) Se todas trabalhássemos juntas no combate ao tráfico através do nosso próprio ministério, poderíamos salvar muitas vidas”. O apelo foi lançado pela irmã Seli Thomas (religiosa indiana das Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora), durante o encontro da AMRAT – Talitha Kum, aliança internacional de religiosas contra o tráfico, que decorreu no passado fim de semana na Índia.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Amnistia pede a líderes africanos na COP28 que se unam em defesa dos direitos humanos

Alertando para "erros" do passado

Amnistia pede a líderes africanos na COP28 que se unam em defesa dos direitos humanos novidade

Os líderes africanos que vão participar na cimeira sobre o clima das Nações Unidas, COP28, “devem evitar os erros cometidos durante a Cimeira Africana do Clima”, que decorreu no passado mês de setembro, e na qual adotaram a Declaração de Nairobi sobre as Alterações Climáticas e Apelo à Ação. Porque esta, “em muitos aspetos, não deu prioridade efetiva aos direitos humanos e à justiça climática para o continente”, alertou a Amnistia Internacional.

Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023

Iniciativa da Assembleia da República

Plataforma PAJE e associação ProChild distinguidas com o Prémio Direitos Humanos 2023 novidade

Duas organizações que têm trabalhado na área da proteção das crianças foram as escolhidas pela Assembleia da República para receber o Prémio Direitos Humanos 2023: a P.A.J.E. – Plataforma de Apoio a Jovens ex-Acolhidos e o ProChild – Laboratório Colaborativo. Será ainda atribuída a Medalha de Ouro Comemorativa do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos aos membros da extinta Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, adianta um comunicado divulgado pelo Parlamento.

Igreja: não nos serve uma simples administração

Igreja: não nos serve uma simples administração novidade

Falemos claro, sem personalizar ou localizar, mas pelo que acontece, quase sempre e em toda a parte, nos mesmos cargos, e nas mesmas circunstâncias. Intervenhamos numa atitude conventual, numa expressão que hoje praticamente não se usa e nem sei se se pratica, a chamada “correcção fraterna”. Quero referir-me aos últimos acontecimentos, particularmente, na Igreja; novos Bispos sagrados e novos cardeais purpurados ou investidos e também novas colocações de Párocos. (Serafim Falcão)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This