Jornada Diocesana da Juventude

“Uma pequena JMJ” em Oeiras para preparar a JMJ Lisboa 2023

| 18 Nov 2022

jdj 2019, em obidos, foto Nuno Lucena Batista Patriarcado de Lisboa

Participantes na JDJ 2019, em Óbidos. O encontro realiza-se anualmente desde 2004 e é a celebração diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Foto © Nuno Lucena Batista / Patriarcado de Lisboa.

 

Oeiras acolhe, neste fim de semana de 19 e 20 de novembro, a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) de Lisboa 2022: um convite do cardeal-patriarca Manuel Clemente a todos os jovens da diocese “para um tempo de encontro, oração, convívio, formação, festa e relançamento do grande encontro na JMJ Lisboa 2023”.

Subordinada ao tema da mensagem do Papa Francisco para XXXVII Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2022-2023, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, o encontro será “uma pequena JMJ em preparação para a JMJ Lisboa 2023”, que terá lugar em agosto do próximo ano, pode ler-se no comunicado enviado às redações.

Organizado pelo o Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa / COD Lisboa (Comité Organizador Diocesano da JMJ Lisboa 2023), este ano em parceria com os setores pastorais da Catequese, Família, Universitária e Vocações, o encontro destina-se “primordialmente aos jovens desde a adolescência, mas também a famílias, havendo este ano propostas específicas para estas”.

O programa inclui dois dias, com dormida, como se de uma “mini-JMJ” se tratasse. No sábado, após o acolhimento no Jardim Municipal de Oeiras às 14:30, haverá workshops, um concerto com os HMB, jantar e uma vigília de oração à qual se associam os seminaristas que serão ordenados este ano. No domingo de manhã, depois do pequeno-almoço, será tempo de os jovens conversarem com o cardeal-patriarca de Lisboa. Antes de almoço, haverá ainda, na praia de Santo Amaro, “um grande gesto de acolhimento aos jovens de todo o mundo para JMJ Lisboa 2023”. À tarde, todos se voltarão a reunir no Jardim Municipal de Oeiras para a celebração da Missa da Solenidade de Cristo Rei. Os eventos, que terão lugar no Jardim Municipal de Oeiras, são de entrada livre.

A JDJ realiza-se anualmente desde 2004 e é a celebração diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A partir de 2021, por pedido do Papa Francisco, passou a acontecer no Domingo de Cristo Rei, o último antes do Advento.

 

Chicotadas, choques elétricos, violações: as crianças do Irão continuam a ser torturadas

Amnistia Internacional denuncia

Chicotadas, choques elétricos, violações: as crianças do Irão continuam a ser torturadas novidade

Os serviços secretos e as forças de segurança do Irão têm cometido atos de tortura, como espancamentos, chicotadas, choques elétricos, violações e outros tipos de violência sexual contra manifestantes de apenas 12 anos, para repreender o seu envolvimento nos protestos em todo o país, denuncia a Amnistia Internacional (AI), assinalando seis meses da revolta popular sem precedentes no Irão, despoletada pela morte sob custódia da jovem Mahsa Amini.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A esposa de um padre ortodoxo que é cúmplice de Putin na deportação de crianças

Maria Lvova-Belova

A esposa de um padre ortodoxo que é cúmplice de Putin na deportação de crianças novidade

Tem um ar angelical, cultiva uma imagem de benfeitora, é casada com um padre ortodoxo, tem cinco filhos biológicos e é mãe adotiva ou tutora legal de outras 18 crianças, e trabalha desde 2021 como comissária presidencial para os Direitos das Crianças na Federação Russa. No entanto, juntamente com Vladimir Putin, que a nomeou para o cargo quatro meses antes do início da guerra, Maria Lvova-Belova é acusada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de deportar crianças ucranianas para a Rússia: um crime de guerra que nenhum deles encara como tal, antes pelo contrário.

“No Armário do Vaticano”: uma leitura desconcertante

“No Armário do Vaticano”: uma leitura desconcertante novidade

Embora tenha sido publicado em Portugal em 2019, só agora me atrevi a ler o famoso livro No Armário do Vaticano, escrito pelo jornalista francês Frédéric Martel, que levou por diante uma intensa investigação sobre homossexualidade e poder no interior e nas franjas do Vaticano. O livro deixou-me estupefacto! (Opinião de Jorge Paulo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This