
Participantes na JDJ 2019, em Óbidos. O encontro realiza-se anualmente desde 2004 e é a celebração diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Foto © Nuno Lucena Batista / Patriarcado de Lisboa.
Oeiras acolhe, neste fim de semana de 19 e 20 de novembro, a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) de Lisboa 2022: um convite do cardeal-patriarca Manuel Clemente a todos os jovens da diocese “para um tempo de encontro, oração, convívio, formação, festa e relançamento do grande encontro na JMJ Lisboa 2023”.
Subordinada ao tema da mensagem do Papa Francisco para XXXVII Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2022-2023, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, o encontro será “uma pequena JMJ em preparação para a JMJ Lisboa 2023”, que terá lugar em agosto do próximo ano, pode ler-se no comunicado enviado às redações.
Organizado pelo o Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa / COD Lisboa (Comité Organizador Diocesano da JMJ Lisboa 2023), este ano em parceria com os setores pastorais da Catequese, Família, Universitária e Vocações, o encontro destina-se “primordialmente aos jovens desde a adolescência, mas também a famílias, havendo este ano propostas específicas para estas”.
O programa inclui dois dias, com dormida, como se de uma “mini-JMJ” se tratasse. No sábado, após o acolhimento no Jardim Municipal de Oeiras às 14:30, haverá workshops, um concerto com os HMB, jantar e uma vigília de oração à qual se associam os seminaristas que serão ordenados este ano. No domingo de manhã, depois do pequeno-almoço, será tempo de os jovens conversarem com o cardeal-patriarca de Lisboa. Antes de almoço, haverá ainda, na praia de Santo Amaro, “um grande gesto de acolhimento aos jovens de todo o mundo para JMJ Lisboa 2023”. À tarde, todos se voltarão a reunir no Jardim Municipal de Oeiras para a celebração da Missa da Solenidade de Cristo Rei. Os eventos, que terão lugar no Jardim Municipal de Oeiras, são de entrada livre.
A JDJ realiza-se anualmente desde 2004 e é a celebração diocesana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A partir de 2021, por pedido do Papa Francisco, passou a acontecer no Domingo de Cristo Rei, o último antes do Advento.