AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

[À Margem]

Uma proibição, crimes de guerra e lágrimas de crocodilo

| 29/03/2026

A interdição de o patriarca Pizzaballa celebrar na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, a missa de Domingo de Ramos (uma das celebrações mais relevantes do calendário católico), é mais um passo na escalada do extremismo e do belicismo que governa Israel: os cristãos são cada vez menos no Médio Oriente e isso, nas últimas décadas, tem sobretudo a ver com a política dos governos europeus e, principalmente, dos Estados Unidos, de apoio incondicional a Israel e aos governos dos chamados países árabes “moderados” — que mais não são do que regimes que não toleram a liberdade religiosa e forçam os cristãos a deixar os países onde vivem há séculos.

No caso concreto, Israel tem tido, na Cisjordânia, uma política de terra queimada, expulsando palestinianos, entre os quais muitos cristãos, desapossando-os das suas casas ou das suas terras agrícolas, cortando inclusive milhares de oliveiras, que são o sustento de muitas famílias. Ou ainda deixando os colonos ameaçar, perseguir e por vezes matar impunemente muitos palestinianos — também cristãos, repito.

Por tudo isso, muitos cristãos (e muçulmanos e crentes de outras religiões e agnósticos e ateus) deixaram os seus países ao longo das últimas décadas. No caso dos cristãos, os papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco, referiram-se abundantemente ao problema, nomeadamente nas visitas que fizeram à região, tal como o fizeram os patriarcas latinos Michel Sabbah e Fouad Twal, antecessores de Pierbattista Pizzaballa.

Obviamente, o que aconteceu e continua a acontecer em Gaza levou a política de terra queimada a um extremo inadmissível, com a desculpa da legítima defesa. Aliás, o argumento do primeiro-ministro israelita de que a expulsão — foi disso que se tratou — do cardeal Pizzaballa não teve “má intenção, apenas preocupação de segurança” soa tão cínico e falso quanto as suas afirmações a lamentar quando os mísseis iranianos matam inocentes em Israel — quando sabemos que os bombardeamentos em Gaza ou no Irão provocaram já dezenas de milhares de mortes, incluindo as de crianças, mulheres e idosos inocentes. Sabendo que Pizzaballa e o padre Francesco Ielpo iam sozinhos, sem quaisquer “procissão” nem fiéis, até porque os principais lugares santos estavam encerrados por causa da guerra, é risível a preocupação do extremista que governa Israel.

Por tudo isto, soam a lágrimas de crocodilo as reacções de vários líderes europeus e americanos ao sucedido em Jerusalém. O apoio do actual (ir)responsável da Casa Branca e de vários governantes europeus à lógica belicista do governo de Israel só pode ter finais tristes como este: fomenta-se cada vez mais o ódio entre povos e comunidades, em vez de se promover o diálogo e a resolução dos conflitos.

Risível também, noutro âmbito, é a declaração retórica do ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel, apelando às autoridades israelitas para “garantirem e praticarem a liberdade de religião e de culto”. Como se o apoio à passagem de armas com destino a Israel e destinadas ao esmagamento dos palestinianos, e a consideração de que a “resposta” ao massacre de 7 de Outubro de 2023 é justificada, não deitassem por terra qualquer apelo retórico daquele género. Por contraste com a insuspeita Giorgia Meloni, cujo ministro dos Negócios Estrangeiros chamou o embaixador de Israel em Itália para lhe pedir explicações, um gesto diplomaticamente relevante.

Mas não só: o primeiro-ministro esteve quinta-feira, 26, numa vigília pela paz promovida pelo Patriarcado de Lisboa; não compreendeu, certamente, que, como disse o Papa neste domingo, Deus “rejeita a oração de quem faz a guerra” – e fazer a guerra não é apenas bombardear, é também deixar usar território para transportar armas e bombardeiros, por exemplo (esta segunda-feira, 30, prevê-se a passagem pelas Lages de um contingente de “drones assassinos”, como são conhecidos).

Como disse Pizzaballa na homilia que proferiu depois na Igreja de Todas as Nações, no Monte das Oliveiras, referindo o episódio dos evangelhos em que Jesus chora sobre Jerusalém: “Ele chora por todas as vítimas de uma guerra que parece não ter fim, pelas famílias destruídas e pelas esperanças perdidas.”

[Este texto adapta e alarga um comentário feito na Antena 1]

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba

Ano jubilar-800 anos da morte (8)

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba novidade

O Papa Leão XIV proclamou, desde 10 de janeiro e até final deste ano, um ano jubilar assinalando os 800 anos da morte de Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226 – a festa litúrgica é assinalada dia 4. Com esse pretexto, o 7MARGENS publica, até final do ano, nos dias 3 ou 4 de cada mês, uma série de dez textos da autoria de frei Isidro Lamelas, da Ordem dos Frades Menores, professor de Teologia. Este é o oitavo texto da série.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This