
Agricultura em Sadeh: a quinta “permite-nos estar conscientes, educar e inspirar”. Foto reproduzida da página do centro na internet.
O rabino-chefe de Inglaterra, Ephraim Mirvis, visitou nesta quinta-feira, 1 de Julho, a recém-inaugurada quinta e centro de retiro Sadeh, em Kent (sudeste de Londres), considerada a única iniciativa ambiental kosher da Europa.
“Deus deu-nos este mundo para cuidarmos e nós temos a responsabilidade de investir no futuro do planeta. É muito um conceito judeu”, afirmou, citado pelo Jewish News.
A quinta inclui um centro hoteleiro e uma zona agrícola e pecuária, uma micro-cervejaria e um prado baldio, de modo a atrair borboletas e abelhas, além de um pomar de árvores doadas pelo grupo Extinction Rebellion (Rebelião da Extinção).
Mirvis ironizou com o dia de chuva, dizendo que há uma oração a pedir que Deus não escute as orações dos viajantes: “Quando se viaja, espera-se bom tempo. Se Deus escutasse todas as orações de todos os viajantes, nunca choveria. E isso significaria adeus à terra”, afirmou, citado pela mesma fonte.
Por isso, considerou, “devemos ver para além de nós próprios e das nossas aspirações e esperanças”, pois “é de importância crucial que a terra exista e seja reabastecida”. As ameaças ao ambiente são reais e algo tem de ser feito para as contrariar, acrescentou.
Mirvis considera que há três fases para resolver a crise ambiental: sensibilizar as pessoas, saber o que é necessário fazer e concretizar a mudança. [A quinta] Sadeh “permite-nos estar conscientes, educar e inspirar, considerou. “O problema com a natureza humana é que não chegamos muitas vezes à terceira fase. Não é suficiente só estarmos motivados. Precisamos de agir.”
Para os judeus, a quinta pode ser importante para que todos possam perceber que o trabalho ambiental “é parte integrante” da fé judaica. “É uma mensagem para toda a sociedade e, como comunidade judaica, estou muito orgulhoso desta iniciativa e estou aqui para celebrá-la e felicitá-la.”
“Estamos a tornar-nos mais familiarizados com a necessidade urgente de cuidar do nosso ambiente – e precisamos de estar mais empenhados. O desafio é traduzir esse reconhecimento em acções significativas e construtivas”, concluiu.

Ephraim Mirvis (de costas, à esquerda) de visita à quinta. Foto reproduzida da página do centro no Instagram.