Rabino chefe de Inglaterra

Uma quinta ambiental kosher para “investir no futuro do planeta”

| 1 Jul 2021

Agricultura em Sadeh: a quinta “permite-nos estar conscientes, educar e inspirar”. Foto reproduzida da página do centro na internet.

 

O rabino-chefe de Inglaterra, Ephraim Mirvis, visitou nesta quinta-feira, 1 de Julho, a recém-inaugurada quinta e centro de retiro Sadeh, em Kent (sudeste de Londres), considerada a única iniciativa ambiental kosher da Europa. 

“Deus deu-nos este mundo para cuidarmos e nós temos a responsabilidade de investir no futuro do planeta. É muito um conceito judeu”, afirmou, citado pelo Jewish News.

A quinta inclui um centro hoteleiro e uma zona agrícola e pecuária, uma micro-cervejaria e um prado baldio, de modo a atrair borboletas e abelhas, além de um pomar de árvores doadas pelo grupo Extinction Rebellion (Rebelião da Extinção).

Mirvis ironizou com o dia de chuva, dizendo que há uma oração a pedir que Deus não escute as orações dos viajantes: “Quando se viaja, espera-se bom tempo. Se Deus escutasse todas as orações de todos os viajantes, nunca choveria. E isso significaria adeus à terra”, afirmou, citado pela mesma fonte.

Por isso, considerou, “devemos ver para além de nós próprios e das nossas aspirações e esperanças”, pois “é de importância crucial que a terra exista e seja reabastecida”. As ameaças ao ambiente são reais e algo tem de ser feito para as contrariar, acrescentou.

Mirvis considera que há três fases para resolver a crise ambiental: sensibilizar as pessoas, saber o que é necessário fazer e concretizar a mudança. [A quinta] Sadeh “permite-nos estar conscientes, educar e inspirar, considerou. “O problema com a natureza humana é que não chegamos muitas vezes à terceira fase. Não é suficiente só estarmos motivados. Precisamos de agir.”

Para os judeus, a quinta pode ser importante para que todos possam perceber que o trabalho ambiental “é parte integrante” da fé judaica. “É uma mensagem para toda a sociedade e, como comunidade judaica, estou muito orgulhoso desta iniciativa e estou aqui para celebrá-la e felicitá-la.”

“Estamos a tornar-nos mais familiarizados com a necessidade urgente de cuidar do nosso ambiente – e precisamos de estar mais empenhados. O desafio é traduzir esse reconhecimento em acções significativas e construtivas”, concluiu. 

Ephraim Mirvis (de costas, à esquerda) de visita à quinta. Foto reproduzida da página do centro no Instagram.

 

Uma Via-Sacra especial em Guimarães

23 de março

Uma Via-Sacra especial em Guimarães novidade

A música de artistas portugueses como Pedro Abrunhosa, Marisa Liz e Tiago Bettencourt integrará uma Via-Sacra especial organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, e cujas receitas reverterão para o restauro de uma capela. A iniciativa está marcada para o próximo dia 23 de março.

Uma ativista e uma catequista à conversa com uma teóloga e um padre

Uma ativista e uma catequista à conversa com uma teóloga e um padre novidade

Georgina perguntou-se sobre como explicar a dificuldade de relação dos bispos africanos com o mundo LGBTI+, Helena congratulou-se pela presença de leigos na aula sinodal, Serena sublinhou que a participação não se limita a “fazer parte”, inclui “tomar parte”. Aconteceu no Fórum Europeu de Grupos Cristãos LGBTI+, no qual participou Ana Carvalho.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

23 de março

Uma Via-Sacra especial em Guimarães novidade

A música de artistas portugueses como Pedro Abrunhosa, Marisa Liz e Tiago Bettencourt integrará uma Via-Sacra especial organizada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Guimarães, e cujas receitas reverterão para o restauro de uma capela. A iniciativa está marcada para o próximo dia 23 de março.

Iniciativa ecuménica

Bispos latino-americanos criam Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) lançou oficialmente esta semana a Pastoral das Pessoas em Situação de Sem-abrigo, anunciou o Vatican News. Um dos principais responsáveis pela iniciativa é o cardeal Luís José Rueda Aparício, arcebispo de Bogotá e presidente da conferência episcopal da Colômbia, que pretende que a nova “pastoral de rua” leve a Igreja Católica a coordenar-se com outras religiões e instituições já envolvidas neste trabalho.

O “Boletim Cinematográfico” na Igreja em Portugal – uma memória histórica

Os primórdios do movimento cinematográfico no seio da Igreja em Portugal

O “Boletim Cinematográfico” na Igreja em Portugal – uma memória histórica novidade

Este é o breve historial de uma publicação simples na sua forma de apresentação, mas que, ao durar persistentemente cerca de cinco décadas, prestou à cultura cinematográfica e à Igreja Católica em Portugal um serviço inestimável e indelevelmente ligado ao nome de Francisco Perestrello, agora falecido.

Lopes Morgado: um franciscano de corpo inteiro

Frade morreu aos 85 anos

Lopes Morgado: um franciscano de corpo inteiro novidade

O último alarme chegou-me no dia 10 de Fevereiro. No dia seguinte, pude vê-lo no IPO do Porto, em cuidados continuados. As memórias que tinha desse lugar não eram as melhores. Ali tinha assistido à morte de um meu irmão, a despedir-se da vida aos 50 anos… O padre Morgado, como o conheci, em Lisboa, há 47 anos, estava ali, preso a uma cama, incrivelmente curvado, cara de sofrimento, a dar sinais de conhecer-me. Foram 20 minutos de silêncios longos.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This