Tradição renovada

Uma visita pascal sem cruz e com imagem do Ressuscitado

| 11 Abr 2023

Jesus, Cristo, visita pascal, Valongo do Vouga

Imagens de Cristo ressuscitado a serem benzidas pelo pároco, João Paulo Sarabando, para fazer a visita pascal em Valongo do Vouga (Águeda), em lugar da tradicional cruz. Foto © Pedro Pinto, cedida pelo autor.

 

Pela primeira vez, a visita pascal em Valongo do Vouga (Águeda), levou uma imagem de Jesus Ressuscitado em vez da tradicional cruz. Uma experiência, a avaliar por vários testemunhos, bem acolhida pela maior parte das pessoas.

“Em cada casa/família, fomos passando a mensagem de que a crucificação, a dor e a morte aconteceram na Sexta-feira Santa. Entretanto, Jesus foi sepultado, mas ressuscitou. Está vivo, por isso é festa, é Páscoa, é o ressurgir, é novamente vida, por isso o trazemos, por isso o anunciamos”, conta ao 7MARGENS Manuel José Marques, que integrou uma das 14 equipas que levou a mensagem da Páscoa às famílias da paróquia.

“A receptividade foi evidente, com claras e espontâneas expressões de agrado pela novidade”, diz ainda este responsável, que trabalha na produção de agricultura biológica e dinamizou recentemente, na paróquia, várias sessões sobre o cuidado da casa comum, a partir da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco.

Nas visitas às casas, houve pessoas emocionadas com a mudança, diz ainda Manuel José Marques. Na manhã do Domingo de Páscoa, as imagens que seriam levadas pelos 14 grupos foram benzidas pelo pároco da freguesia, João Paulo Sarabando. À tarde, os diferentes grupos le

Jesus Ressuscitado, Valongo do Vouga

Jesus Ressuscitado; Igreja Paroquial de São Pedro de Valongo do Vouga (Águeda). Foto © António Marujo/7Margens

varam a imagem às casas que se abriam. O grupo de três mensageiros recitava duas pequenas orações em forma de “anúncio pascal”: “Cristo ressuscitou! Aleluia, aleluia! Que Jesus ressuscitado santifique a vossa família. Aleluia, aleluia!”

A própria igreja paroquial tem já uma imagem de Cristo ressuscitado num dos altares laterais. Trabalhos recentes de levantamento do património artístico da igreja permitem calcular que ela será anterior ao século XVIII.

A mensagem ficava depois em cada casa, num pequeno cartão, juntamente com uma folha com as contas da paróquia no ano passado. No caso, as receitas da paróquia em 2022 foram de 52.316,90 euros, enquanto as despesas se ficaram pelos 41.284,47 euros.

O “Compasso” ou visita pascal é uma tradição de Páscoa, que tem subsistido sobretudo a norte. Tradicionalmente, era o pároco que, no Domingo de Páscoa ou no seguinte, visitava todas as casas da paróquia para, dando a cruz a beijar, anunciar a ressurreição. O ambiente nas ruas, enquanto se esperava a cruz, era de convivência e conversas entre vizinhos ou brincadeiras de crianças. Tendo sido abandonada em alguns sítios, mantém-se ainda em muitas localidades, adaptando as formas à presença das pessoas nas localidades que, em muitos casos, se foram esvaziando.

Jesus, Cristo, visita pascal, Valongo do Vouga

Imagens de Cristo ressuscitado benzidas para fazer a visita pascal em Valongo do Vouga (Águeda), em lugar da tradicional cruz. Foto © Pedro Pinto, cedida pelo autor.

 

Na primeira nação cristã do mundo, está a acontecer o segundo genocídio

Nagorno-Karabakh

Na primeira nação cristã do mundo, está a acontecer o segundo genocídio novidade

Não é algo que se costume referir quando se fala da Arménia, mas sem dúvida que é uma informação importante para compreender o que se passa no enclave de Nagorno-Karabakh (internacionalmente reconhecido como parte do Azerbaijão, mas governado de facto por arménios desde o colapso da União Soviética): trata-se da primeira nação do mundo a ter adotado o cristianismo como religião de Estado, no início do século IV. E o enclave, ao qual os habitantes locais chamam Artsakh, é o território ancestral de 120 mil pessoas, dos quais 98% são arménios cristãos, e lar de inúmeras igrejas e mosteiros que estão entre os mais antigos do mundo.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Vaticano anuncia

Escolhidos os temas das próximas JMJ “locais” novidade

“Alegres na esperança” (cf. Rm 12, 12) e “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar” (cf. Is 40, 31) são os temas escolhidos pelo Papa Francisco para as duas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que serão celebradas nas Igrejas particulares em 2023 e 2024, por ocasião da solenidade de Cristo Rei. O anúncio foi feito esta terça-feira, 26 de setembro, pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, e divulgado pelo Vatican News.

O 7MARGENS no Sínodo católico em Roma

Editorial

O 7MARGENS no Sínodo católico em Roma novidade

Houve quem já comparasse a importância da assembleia sinodal da Igreja Católica, que na próxima quarta-feira, 4, se inicia em Roma, à que teve o II Concílio do Vaticano (1962-65): tal como então, estamos diante de uma assembleia magna que pretende traçar um diagnóstico do actual estado da Igreja e apontar caminhos de futuro ao nível da comunhão, participação e missão.

Servir sociedades destroçadas

Que espero do Sínodo católico? (2)

Servir sociedades destroçadas novidade

Espero que esta Assembleia-Geral seja um sinal de grande abertura para continuarmos a caminhar juntos. Que seja uma etapa de onde saiam um renovado entusiasmo e novos desafios para mais um ano de encontros, reflexão, propostas e concretizações por parte de grupos de católicos em todo o mundo. Que seja um momento de espanto para crentes e não crentes: “tanta coisa os separa, tantas opiniões opostas, tantos modos diferentes de expressar a fé e, no entanto… tanta vontade, tanto gosto, tanta certeza em permanecerem juntos”.

Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo

Pontes para o divino- Calendário Litúrgico Ortodoxo novidade

No Cristianismo o calendário litúrgico é uma importante ferramenta para organizar e estruturar os eventos e celebrações religiosas ao longo do ano, com base em acontecimentos significativos dos Evangelhos, dos santos e da história das igrejas locais e universais. Na ortodoxia o ano litúrgico inicia-se a 1 de Setembro, tendo como primeira festa, a 8 do mesmo mês, a Natividade da Virgem Maria (Esta comemoração é como uma fonte para celebrar todas as festas do Senhor abrindo a história do Evangelho – Metropolita Epifânio).

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This