Iniciativas em Lisboa, Porto, Braga e Viseu

Universidade Católica apoia mais de 30 instituições neste Natal

| 12 Dez 2022

campanha natal ucp 2022

A campanha solidária de Natal da Universidade Católica decorre até ao dia 17 de dezembro e envolve as várias faculdades da instituição.

 

Está a decorrer, até 17 de dezembro, a campanha solidária de Natal da Universidade Católica Portuguesa (UCP), “A alegria de estarmos juntos”, que convida as comunidades das diversas faculdades de Lisboa, Porto, Braga e Viseu a participar em inúmeras iniciativas. Desde a recolha de alimentos, roupas, brinquedos e donativos até ações de voluntariado, o objetivo é conseguir apoiar mais de 30 instituições de solidariedade.

Em Lisboa, na próxima quarta-feira, 14 de dezembro, os estudantes da Faculdade de Medicina que integram o Glee Club irão a lares e associações fazer pequenos concertos natalícios.

No dia seguinte, os estudantes da Faculdade de Ciências Humanas terão a sua Gala de Natal, onde irão angariar fundos e bens alimentares para a criação de um cabaz que posteriormente será entregue a uma casa de acolhimento de crianças refugiadas.

Já a Associação Académica do Instituto de Estudos Políticos está a recolher géneros alimentares não perecíveis para o Banco Alimentar contra a Fome, enquanto a Associação Académica de Direito está a angariar roupa para a Associação VITAE.

No campus do Porto, também estão a ser recolhidos bens alimentares não perecíveis e roupa, que serão entregues à Casa da Mãe Clara e ao Porto Solidário.

Na UCP de Braga, até 16 de dezembro, decorrerá uma campanha de angariação de fundos para a compra de presentes para meninas e meninos (dos 0 aos 10 anos) residentes numa Instituição Particular de Solidariedade Social que acolhe temporariamente crianças vítimas de maus tratos, negligência ou abandono.

A campanha está a ser operacionalizada com o apoio de uma aluna de 2.º ano da licenciatura em Serviço Social, que estagiou nessa instituição e que de forma voluntária organizará a compra de presentes de acordo com idade e preferências das crianças.

No dia 16 de dezembro, durante a tarde, realizar-se-á a celebração do Natal Solidário 22, destinado a todos os docentes, não docentes e estudantes da Católica Braga. Durante esta celebração, haverá uma Feira de Trocas, destinada a todos os que queiram doar algo (novo ou usado em bom estado) para colocar à disposição da comunidade, um Bingo solidário (que será dinamizado durante o lanche); e lanche partilhado.

O Centro Regional de Viseu, em parceria com a Associação Ready to Help, está a organizar uma campanha de recolha de géneros alimentares para famílias em situação de vulnerabilidade social. As dádivas podem ser colocadas na entrada do edifício da Universidade e na entrada da Biblioteca, até ao dia 16.

Todos os detalhes sobre as iniciativas e atividades previstas no âmbito da campanha solidária de Natal da UCP podem ser consultados no sítio online da instituição.

 

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum

Reconhecida pela Universidade de Helsínquia

Greta Thunberg será doutora Honoris Causa em Teologia por defender a casa comum novidade

A Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia (Finlândia) vai atribuir o doutoramento Honoris Causa à ativista Greta Thunberg pelo seu “trabalho infalível e coerente pelo futuro do nosso planeta”. A jovem receberá o título a 9 de junho, juntamente com outros sete homenageados, entre os quais se encontra o ex-presidente da Federação Luterana Mundial, o bispo emérito Munib Younan.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Braga

Concluídas obras de reabilitação na Igreja do Mosteiro de Tibães

Está concluída a intervenção de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, que teve como objetivo principal eliminar as infiltrações que ameaçavam “o magnífico espólio que se encontra no seu interior”, anunciou esta segunda-feira, 20 de março, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido

Conselho de Direitos Humanos

Santa Sé na ONU: Um em cada sete cristãos é perseguido novidade

“Um em cada sete cristãos sofre perseguições hoje”, alertou o observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, arcebispo Fortunatus Nwachukwu, no discurso que proferiu esta terça-feira, 21 de março, em Genebra, durante a 52ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em nome da Santa Sé, Nwachukwu, recentemente nomeado pelo Papa como secretário do Dicastério para a Evangelização, quis trazer à atenção internacional “a situação de muitas pessoas e comunidades que sofrem perseguições por causa das suas crenças religiosas”.

O poder clerical e os abusos

O poder clerical e os abusos novidade

É imperioso assumir os pecados dos crimes de abusos de crianças – como também dos outros abusos sexuais com pessoas de maior idade; é com clareza que se devem suspender todos os bispos e padres e agentes de pastoral envolvidos, pagar indemnizações e  todos os tratamentos a “abusados”. (Opinião de Joaquim Armindo)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This