Espanha

Universidade suspende curso que comparava Holocausto ao conflito israelo-palestiniano

| 30 Ago 21

cartaz curso auschwitzgaza

Cartaz de divulgação do curso que estava previsto para o segundo semestre na Universidade de Santiago de Compostela.

 

A Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) cancelou um seminário intitulado “Auschwitz/Gaza: um campo de testes para literatura comparada”, após ter sido alvo de fortes acusações de  banalização do Holocausto, ao compará-lo com o conflito israelo-palestiniano, avançou este domingo, 29, o jornal Jewish News.

Numa carta enviada ao ministro do ensino superior de Espanha, Manuel Castells Olián, o diretor do Centro Simon Wiesenthal (uma das maiores organizações internacionais judaicas de defesa dos direitos humanos) condenava o “título e conteúdo esperado” do curso em causa, afirmando não se tratar de “uma questão de liberdade de expressão, mas uma banalização do Holocausto, que pode incitar ao ódio e à violência contra os judeus de hoje”.

Também a Associação Galega de Amizade com Israel publicou um comunicado na sua página de Facebook, onde destacava que “há um consenso da maioria em considerar, como uma forma clara de antissemitismo contemporâneo, a banalização do Holocausto e a comparação do genocídio judeu ao conflito israelo-palestiniano”.

“Estou completamente indignado com a banalização do Holocausto na sua forma mais plena, disfarçado de intelectualismo e apresentado como um discurso racional, no quadro de uma universidade pública espanhola”, afirmou por seu lado Mario Sinay, especialista em educação sobre o Holocausto, a uma rádio argentina.

A Universidade de Santiago de Compostela não emitiu qualquer comentário sobre o tema, mas o Congresso Europeu de Judeus informou na passada quarta-feira que o curso tinha sido cancelado.

 

Abusos na Igreja e o Vaticano: Falta “fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e o Vaticano: Falta “fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This