
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai a Taizé mas não será a única figura da área da política europeia. Foto © Taizé
A comunidade monástica ecuménica de Taizé informou que Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, estará em Taizé no próximo sábado, 27 de agosto. Durante a sua visita, irá conhecer a comunidade e dialogar com os jovens presentes em Taizé nessa semana. Fará uma palestra pública sobre a atualidade europeia às 17h30 (16h30 em Lisboa). Para poder aceder à conferência, todos os que não estão a participar na semana de encontros devem inscrever-se previamente no site de Taizé (https://www.taize.fr/pt_
Durante esta semana específica para jovens dos 18 aos 35 anos, outros oradores irão animar ateliês, incluindo especialistas em várias áreas, cientistas e políticos – o programa completo será publicado no site. Iniciativas especiais sobre a preservação da biodiversidade serão propostas aos jovens que o desejarem.
O prior de Taizé, irmão Alois, afirmou a propósito, em declarações reproduzidas pelo serviço informativo de Taizé: “O nosso desejo como comunidade é que todos os jovens que vêm a Taizé possam sentir que a confiança em Deus os ajuda a encontrar sentido nas suas vidas e a assumir responsabilidades quando regressam a casa. A visita de Ursula von der Leyen é um gesto importante, que indica que as aspirações e compromissos da geração jovem são ouvidos e levados em conta por políticos e instituições. Nesse sentido, esta visita, nas graves crises do momento, será um sinal de esperança.”
Desde a Páscoa, mais de 20.000 jovens têm participado semana após semana nas atividades propostas: orações comunitárias, partilha em pequenos grupos, ateliês de reflexão, tarefas práticas, depois de dois anos marcados pela pandemia.
Neste sábado, 20, o metropolita Dimitrios foi de Paris à comunidade para celebrar com os jovens a liturgia. A comunidade informa ainda que o próximo encontro europeu terá lugar de 28 de dezembro de 2022 a 1 de janeiro de 2023 em Rostock, no norte da Alemanha, no Mar Báltico.