Dia 27 de agosto

Ursula von der Leyen vai a Taizé falar sobre a Europa

| 20 Ago 2022

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai a Taizé mas não será a única figura da área da política europeia. Foto © Taizé

 

A comunidade monástica ecuménica de Taizé informou que Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, estará em Taizé no próximo sábado, 27 de agosto. Durante a sua visita, irá conhecer a comunidade e dialogar com os jovens presentes em Taizé nessa semana. Fará uma palestra pública sobre a atualidade europeia às 17h30 (16h30 em Lisboa). Para poder aceder à conferência, todos os que não estão a participar na semana de encontros devem inscrever-se previamente no site de Taizé (https://www.taize.fr/pt_article34446.html).

Durante esta semana específica para jovens dos 18 aos 35 anos, outros oradores irão animar ateliês, incluindo especialistas em várias áreas, cientistas e políticos – o programa completo será publicado no site. Iniciativas especiais sobre a preservação da biodiversidade serão propostas aos jovens que o desejarem.

O prior de Taizé, irmão Alois, afirmou a propósito, em declarações reproduzidas pelo serviço informativo de Taizé: “O nosso desejo como comunidade é que todos os jovens que vêm a Taizé possam sentir que a confiança em Deus os ajuda a encontrar sentido nas suas vidas e a assumir responsabilidades quando regressam a casa. A visita de Ursula von der Leyen é um gesto importante, que indica que as aspirações e compromissos da geração jovem são ouvidos e levados em conta por políticos e instituições. Nesse sentido, esta visita, nas graves crises do momento, será um sinal de esperança.”

Desde a Páscoa, mais de 20.000 jovens têm participado semana após semana nas atividades propostas: orações comunitárias, partilha em pequenos grupos, ateliês de reflexão, tarefas práticas, depois de dois anos marcados pela pandemia.

Neste sábado, 20, o metropolita Dimitrios foi de Paris à comunidade para celebrar com os jovens a liturgia. A comunidade informa ainda que o próximo encontro europeu terá lugar de 28 de dezembro de 2022 a 1 de janeiro de 2023 em Rostock, no norte da Alemanha, no Mar Báltico.

 

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel

Revisão da lei aprovada

“É o fim da prisão perpétua para os inimputáveis”, e da greve de fome para Ezequiel novidade

Há uma nova luz ao fundo da prisão para Ezequiel Ribeiro – que esteve durante 21 dias em greve de fome como protesto pelos seus já 37 anos de detenção – e também para os restantes 203 inimputáveis que, tal como ele, têm visto ser-lhes prolongado o internamento em estabelecimentos prisionais mesmo depois de terminado o cumprimento das penas a que haviam sido condenados. A revisão da lei da saúde mental, aprovada na passada sexta-feira, 26 de maio, põe fim ao que, na prática, resultava em situações de prisão perpétua.

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus”

30 e 31 de maio

Especialistas mundiais reunidos em Lisboa para debater “violência em nome de Deus” novidade

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) acolhe esta terça e quarta-feira, 30 e 31 de maio, o simpósio “Violence in the Name of God: From Apocalyptic Expectations to Violence” (em português, “Violência em Nome de Deus: Das Expectativas Apocalípticas à Violência”), no qual participam alguns dos maiores especialistas mundiais em literatura apocalíptica, história da religião e teologia para discutir a ligação entre as teorias do fim do mundo e a crescente violência alavancada por crenças religiosas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

O que se traz em nós depois de entrar em Auschwitz e em Birkenau

O que se traz em nós depois de entrar em Auschwitz e em Birkenau novidade

Entrei pela primeira vez no Campo de Auschwitz, na Polónia, no passado dia 5 de maio. Na viagem de autocarro que começara na belíssima Cracóvia aumentava a minha ansiedade e não conseguia abstrair-me das minhas perguntas de há tantos anos: como se entra num lugar como aquele, sabendo hoje o que sabemos? O que se sente? O que se traz em nós quando depois fazemos o trajeto de regresso que milhares de outros não puderam fazer?

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This