AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Voto. Eleições
"O voto é um ato livre, mas também é um ato ético." Foto © Tumisu / Pixabay

[Dicionário particular]

‘v’ de ventura – o cristão e o chega à luz das bem-aventuranças!

| 06/08/2025

 

Numa sociedade cada vez mais inquieta e dividida, a política assume-se como terreno fértil para promessas de transformação. No atual cenário político, cada vez mais polarizado, a fé cristã é convocada a assumir uma posição crítica e consciente. Em Portugal, o partido Chega apresenta-se como força disruptiva, prometendo restaurar a ordem, a autoridade e a identidade nacional. No entanto, essa proposta política levanta questões éticas e espirituais quando comparada com os valores das Bem-aventuranças – ensinamento de Jesus que há mais de dois mil anos aponta um caminho radicalmente diferente: o da felicidade que nasce da humildade, da misericórdia e da paz.

O Chega promove políticas que apelam à ordem e ao rigor: propõe medidas duras no combate à criminalidade, defende uma política migratória restritiva, pretende limitar os apoios sociais e exalta a soberania nacional. A retórica é inflamável, diria mesmo agressiva, construída numa lógica de “nós contra eles”, apelando à indignação e ao sentimento de “resgate da pátria”.  Muitos dos seus apoiantes justificam este tom como necessário para restaurar os valores perdidos. Para alguns cristãos, esse discurso parece coincidir com a ideia de uma justiça meramente retributiva. Contudo, as Bem-aventuranças apresentam uma perspetiva quase oposta, vêm para subverter a lógica mundana, são uma ode à vulnerabilidade e à esperança. Jesus não exalta os fortes, mas os fracos. Fala da paz, da pobreza de espírito, da fome e sede de justiça, mas tudo numa perspetiva divina: a justiça que ultrapassa os tribunais terrenos.

– Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
-Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
– Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
– Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus…

Estas palavras não são apenas consolo para os marginalizados, são um chamamento a uma revolução interior, sugerindo que a verdadeira felicidade está em abrir mão do orgulho para acolher o outro — mesmo o estrangeiro, mesmo o inimigo — e confiar que a justiça de Deus se realiza através do amor.

Em tempos, na minha paróquia, num encontro de grupos de jovens alguém perguntou: quem tem fé não pode votar em qualquer partido político? Gerou-se a discussão e lá pelo meio alguém pergunta: “Se Jesus se candidatasse, de que partido seria? Não houve resposta unânime, mas valeu pela reflexão: Jesus nunca governou, transformou vidas. Não teve exército, venceu pelo amor. Não se sentou em tronos, lavou pés. E esta imagem vem contrastar com qualquer política baseada na exclusão, no medo ou na superioridade.

A fé cristã não exige perfeição política, mas exige coerência. Implica questionar se o discurso político que se apoia vem fomentar pontes ou erguer muros. Promove dignidade ou estigmatiza? Inspira compaixão ou incita ao rancor?

Votar é um exercício de liberdade democrática, mas a liberdade cristã é diferente: é liberdade para servir, para amar, para perdoar. No Evangelho, os estrangeiros não são ameaças — são samaritanos que nos ensinam o que é amar. Os presos não são descartados — são visitados como se fossem o próprio Cristo. Os pobres não são um problema do Estado — são presença de Deus entre nós e, por conseguinte, da responsabilidade de cada um. A ação política deve ser coerente com esta visão porque o cristão não vota apenas com a cabeça, vota por inteiro, em corpo, espírito e alma.

Posto isto, surge a inevitável pergunta: estarei eu a ser um bom cristão enquanto votante do Chega?

A resposta não se encerra num sim ou não, mas convida cada cristão a uma autoanálise honesta. Ser cristão é escolher, todos os dias, viver o Evangelho. Se o nosso voto é coerente com os valores de Cristo — com o amor, a justiça, a inclusão e a paz — então estamos no caminho certo. Mas se o voto reforça o oposto, talvez a nossa fé esteja a pedir-nos outra direção.

O voto é um ato livre, mas também é um ato ético. E para quem se afirma cristão, essa ética é moldada por um Carpinteiro que escolheu morrer por amor, não por poder. Que a pergunta fique a ecoar — não como acusação, mas como oportunidade de conversão.

 

Júlia Costa é cristã na essência, católica por tradição. Ligada à paróquia da Amadora, na Pastoral Juvenil e na Promoção da Comunidade. Mãe de uma filha, avó de três netos. Profissionalmente na área da contabilidade, embrenhada em números, mas desde sempre fascinada pela palavra.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba

Ano jubilar-800 anos da morte (8)

Último desejo de Francisco: os bolinhos da amiga Jacoba novidade

O Papa Leão XIV proclamou, desde 10 de janeiro e até final deste ano, um ano jubilar assinalando os 800 anos da morte de Francisco de Assis, ocorrida em 3 de outubro de 1226 – a festa litúrgica é assinalada dia 4. Com esse pretexto, o 7MARGENS publica, até final do ano, nos dias 3 ou 4 de cada mês, uma série de dez textos da autoria de frei Isidro Lamelas, da Ordem dos Frades Menores, professor de Teologia. Este é o oitavo texto da série.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This