AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Valha-me o bom samaritano

“À volta de cada um de nós, será assim tão difícil ou perigoso regenerar a confiança?”. Foto: Mosteiro cisterciense de Sobrado dos Monxes, na Galiza. © Paulo Bateira, cedida pelo autor

 

Acabei de ver um vídeo sobre a juventude como ídolo. Um público onde predominava gente que teria qualquer idade entre os 20 e os 50. E algumas excepções para lá dos 50. Falava um notável jogador de hóquei, de corte clássico do cabelo a anunciar as brancas laterais e um ar de savana em toda a cabeleira. Todos ouviam com agrado e sorriam com o bom humor do palestrante.

Retive algumas receitas bem caseiras: ama a idade que tens a cada momento, até ao fim; não invejes os jovens nem sintas horror pela aparência de quem já viveu muito em muitos anos; idolatrar a juventude é pernicioso para os jovens e desmoralizador para quem sente a passagem do tempo…

Fiquei a pensar como todas as idades são paisagens diversas da vida. Cada uma com peculiar beleza: da natureza que nos rodeia, da arte humana, das ideias e projectos empolgantes… mas sobretudo do verdadeiro encanto das manifestações de amor e amizade. Como o carinho do Bom Samaritano.

A idolatria da juventude leva os mais velhos a dizer coisas como “já não tenho idade para mais”. O referido palestrante ridiculariza esta desculpa. Eu vou tendo idade para fazer as coisas com mais experiência e conhecimento – e, portanto, com mais criatividade.

Aproveito ainda não ter lido a carta de Francisco Samaritanus bonus para exemplificar sentimentos e razões que podem nascer das referências e comentários nos meios de comunicação – como no 7MARGENS.

A mais forte reacção foi de espanto perante o que me soava a excomunhão para quem não seguisse a lei católica respeitante à eutanásia. Já manifestei, nomeadamente no 7MARGENS, que acho contra a razão estabelecer leis para situações-limite, das quais nem se pode fazer uma descrição. Os princípios cristãos são orientações e não leis, evoluem ao longo dos tempos e nem sempre para melhor. Reflectem, contudo, uma maneira de pensar a existência, mesmo se assumem a força de lei assente na submissão pouco racional à opinião de quem manda (como no tempo dos príncipes da Igreja).

Excomunhão? O grande princípio deveria formular-se assim: quem não ama “excomunga-se” de Deus. Aos pés do moribundo, os médicos, enfermeiros, família, amigos… cada um deles pode abeirar-se interesseiramente, talvez não hesitando em dar um discreto toque de mão para que o golo venha mais cedo. E à volta de cada um de nós, enquanto vive a vida de cada dia, quanta gente nos vai matando aos bocadinhos e até provocando acidentes mortais? Quantos matam com palavras destruidoras? Na verdade, quem age deste modo voluntariamente, com o objectivo de destruir o outro – essa pessoa é que se remete ao estatuto de excomungada. Bem se diz popularmente: “esse excomungado…”

Vêm-me à memória quatro situações de morte iminente: (1) Ainda jesuíta, aos 18 anos, com uma grave e bem dolorosa inflamação estomacal – tão agonizante que fiquei plenamente confiante de que Jesus Cristo viria ao meu encontro fora do trilho do purgatório. (2) Como alferes no norte de Moçambique, numa picada supostamente minada: ainda sinto a espada gélida que me atravessou. (3) Pelos 55 anos, casado e com filhos, mal me conseguia mexer: o maior sofrimento foi parecer-me que não era levado a sério (não era grave, de facto); precisava doidamente de me sentir acompanhado e amado no momento da grande despedida. (4) Aos 72 anos, uma septicemia parou-me o funcionamento dos órgãos vitais. Durante esse curto tempo, nas urgências, como que não existi. Já consciente, preparei-me para o mais provável – e o pensamento mais fortificante foi o exemplo de Jesus Cristo. Mas como “puro ser humano”, meu irmão, que aceitou até à sua morte encarnar o dinamismo tão misterioso do amor de Deus.

Pouco depois de acordar, trouxeram um rapaz em coma. A médica abanava a cabeça, confessando já nada haver a fazer. Mas não cruzou os braços – e foi maravilhoso, ao fim de umas horas, ver o rapaz abrir os olhos e mexer um bocadinho. Ofereci o meu cantinho mais aconchegado, lembrando que lhe devia ser dada precedência.

Ao rever estas mortes falhadas, sublinho um traço comum de extrema importância: nos jesuítas, sentia-me unido à mesma fé, esperança e amor de uma grande comunidade; em cenário de guerra, sentia-me membro de igual valor num grupo que se apoiava entre si; em família e no hospital, sentia a confiança de quem me acompanhava (sublinho esta palavra).

À nossa volta, as palavras não podem ser falsas: a esperança radica na união confiante entre todos – seja para melhor agarrar esta vida ou para melhor dela partir. Mas tudo se resume a sentir-se amado e sentir que a minha vida valeu a pena.

Em muitas ocasiões, não há samaritano que nos valha. Mas alguma lei poderá um dia fazer (à força?) com que todas as pessoas sejam boas e de confiança?

Nem o Papa Francisco conseguirá obrigar todas as consciências para o bem (muitos se queixam por Deus não nos ter feito assim). Mas pode, junto a outras iniciativas, proclamar a necessidade básica de confiança e apontar o dedo, sem tremer, a quem enxota e esmaga os outros, gerando mais ódio e mais crime, aumentando o luxo egoísta dos tiranos enquanto força os mais vulneráveis a pedirem esmola longe do país, com sonhos sem fundamento, com estilos de vida difíceis de receber, com hábitos de higiene, de educação, de sistemas ideológicos e religiosos geradores de problemas e conflitos.

Por que é que os “ricos países do Ocidente” não se organizam melhor para enviar aos novos “campos de concentração” pessoas capazes de “educar” (=revelar as potencialidades) esses “prisioneiros” para que possam criar, responsavelmente, a sua típica sociedade de bem-estar?

Na verdade, o bom samaritano seguiu o seu objectivo – mas investiu nas possibilidades locais, confiante na capacidade e bondade dos que podem acompanhar um ser humano na valeta.

À volta de cada um de nós, será assim tão difícil ou perigoso regenerar a confiança?

E na situação-limite, o que importa proclamar não é mais umas horas de vida, mas ajudar a manter o respeito e manifesto carinho quando alguém cola o selo para entregar a vida a Deus.

P.S. – Já cliquei na carta Samaritanus bonus.

 

Manuel Alte da Veiga é professor aposentado do ensino superior

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Violência obriga Igreja Católica da Nigéria a fechar escolas, hospital e paróquia

Cristãos ameaçados

Violência obriga Igreja Católica da Nigéria a fechar escolas, hospital e paróquia novidade

Uma paróquia, três escolas e um hospital católicos vão permanecer encerrados por tempo indeterminado em Ihugh, no estado de Benue, na Nigéria, depois de sucessivos ataques, incêndios e ameaças terem levado a diocese de Gboko a concluir que já não podia garantir a segurança de padres, religiosos, professores, profissionais de saúde, alunos e doentes.

Ter emprego não chega, habitação pesa: estudos mostram que a pobreza persiste em Portugal

Investigações Nova SBE e EAPN

Ter emprego não chega, habitação pesa: estudos mostram que a pobreza persiste em Portugal novidade

Quase uma em cada dez pessoas vive em Portugal numa situação de pobreza persistente, perto de metade dos adultos pobres tem emprego e, quando são descontados os custos com a habitação, mais de um quarto da população fica abaixo do limiar de pobreza. Estes são alguns dos dados mais significativos de dois estudos sobre pobreza divulgados esta semana.

Uma característica sinodal é escutar os outros

[Entre Margens]

Uma característica sinodal é escutar os outros novidade

“Não é possível encontrar nos evangelhos “ipsissima verba”, os ditos de Jesus, nem narrativas absolutamente fidedignas dos factos protagonizados por Jesus, o que não nos impede de aceder ao fundamental do que Jesus pretendia revelar-nos. Nem tudo nos evangelhos é, objetivamente, verosímil e plausível, porque a produção dos textos era condicionada pelos constrangimentos culturais das comunidades. Mas tudo neles tem um significado. É o significado que deve procurar-se.”

Papa está a recuperar bem e envia mensagem aos participantes sobre a Amoris Laetitia

Pós-operatório

Papa está a recuperar bem e envia mensagem aos participantes sobre a Amoris Laetitia novidade

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou hoje, 14 de outubro, que o Papa realizou os exames de sangue e a radiografia ao tórax programados após a cirurgia a que foi submetido na noite de 13 de outubro para remover o lobo inferior do pulmão direito. A operação, que permitiu confirmar o diagnóstico de cancro, durou uma hora e meia e obrigou o Papa a permanecer no bloco operatório por cerca de três horas.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.